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Nesse artigo, complemento com algumas impressões pessoais o que li num post de Aaron Schoenberger, um dos grandes especialistas em mídias sociais nos Estados Unidos. Ele fala sobre o que identifica como ideal numa agência que trabalhe com redes sociais.

3 características importantes em uma consultoria em mídias sociais.

Conhecimento sobre marca
Ter um amplo conhecimento de marca (identidade corporativa) é importante tanto para prestar serviços para multinacionais quanto para micro empresas. Uma mensagem ou ação em redes sociais deverá ser parte da estratégia de marca da empresa – algo básico mas que, muita vezes, é esquecido. É simples: sem identidade com a marca, sem resultados a médio e longo prazo.

Conhecimento de SEO – mas sem complicação, ok?
Uma campanha única, original, pode ficar perdida na web desde que não haja uma boa conexão com mecanismos de pesquisa. A meta é conseguir o máximo de exposição para campanhas em mídias sociais por via “orgânica”, natural, mídia espontânea e Search Engine Optimization (SEO). Aumentar a exposição orgânica + diminuir gastos em marketing = aumentar lucros. Só não vale complicar e despejar dezenas de siglas estrangeiras como “sinal” de conhecimento. Quem contrata não liga se o consultor sabe algumas expressões “cool”.

Resultados – sim, resultados!
Fica difícil contratar um consultor que não tenha demonstrado algum tipo de resultado em redes sociais. Até por ser um meio novo (as empresas nessa área são recentes), há muita desconfiança. Quem contrata precisa exigir estatísticas, amostras de trabalho, artigos que foram escritos pela consultoria, retweets, feedbacks, etc. E vale exigir também uma perspectiva de retorno sobre o investimento – a web é incerta mas é possível fazer algumas previsões.