(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Para quem trabalha com mídias sociais, pensar os posts exige imagens que atraiam o olhar dos leitores e, consequentemente, gerem cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos. No entanto, são poucas as páginas e perfis que contam com produção própria de imagens, fotógrafos e etc. Para isso, os designers se descabelam para encontrar imagens autorizadas para produzir as artes que vão ilustrar as páginas das redes sociais.

Eles, frequentemente, recorrem aos salvadores bancos de imagens gratuitas. Sites com milhões de imagens “royalty-free”, ou, em outras palavras, livres para o uso, sem direitos reservados. Conheça nesse post alguns desses sites e como escolher corretamente a imagem que vai ilustrar seu conteúdo.

A importância das imagens é facilmente resumida, mas precisa ser entendida em sua grandeza. Um post apelativo visualmente, alinhado ao que está sendo passado, fortalece seu conteúdo, sua página e, consequentemente, sua marca. Os bancos de imagens gratuitas não fazem o serviço sozinhos. Eles estão repletos de imagens e artes, mas cabe a você identificar qual delas se comunicará com seu público.

Como escolher as imagens que vou usar?

Algumas características podem te ajudar a certificar que uma imagem é boa ou não para uma arte ou post. Cores e pontos focais sempre atraem os olhos dos leitores, procure sempre por imagens coloridas e com um ponto que atraia o olhar imediatamente. Um teste fácil para detectar um ponto focal é mostrar a imagem para outra pessoa e perguntar o que ela vê primeiro. Se for a mesma coisa que você, aquilo é um ponto focal.

Procures nos bancos de imagens gratuitas fotos ou artes que se comuniquem com seu texto ou post. Não basta ser só colorida e bonita, se ela não acrescentar informação ou interpretação ao que está sendo dito, de nada vai adiantar. Ela só diminuirá a credibilidade do seu post.

Os bancos de imagens gratuitas também estão cheios de imagens com direitos autorais reservados, portanto, fique atento! Os sistemas de busca trazem filtros para imagens licenciadas e é necessário ativá-los.

Tamanhos das imagens

Uma coisa que também gera dúvida são os tamanhos das imagens.  Constantemente elas sofrem alterações e acabamos sem ter certeza se o tamanho é adequado, já que cada rede social usa um padrão. A Constant Contact elaborou um gráfico explicando os tamanhos ideais.

Blog_Images_Infographic

10 bancos de imagens gratuitas

Existem centenas de bancos de imagens gratuitas na internet, mas conheça aqui alguns deles:

1 – Pixabay

2 – Unsplash

3 – SXC

4 – MorgueFile

5 – Free Digital Photos

6 – Free Media Goo

7 – Gratisography

8 – Big Foto

9 – IM Creator

10 – Free Photos Bank