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alcance

Em dezembro de 2013, o Facebook alterou seu algorimo do feed de notícias dando menos prioridade ao conteúdo de páginas empresariais. Inicialmente, foi nítida a queda significativa no alcance das postagens (acima de 40% como um todo). Alguns estudos apontam que, apesar disso, houve um crescimento na interação e na taxa de cliques ao longo do segundo semestre. O próprio Facebook emitiu um comunicado dizendo que as empresas devem investir mais em anúncios e patrocinar postagens.

A E-Dialog fez uma análise entre diversas páginas e detectou que a queda de alcance variou entre 30% e 70%, numa média de 50% em dezembro. Por outro lado, o CTR e o engajamento subiram (em termos proporcionais). Em números absolutos, o engajamento sofreu uma leve alteração entre 10 e 20%.

Komfo, uma empresa de marketing digital, estudou 5000 páginas no Facebook de vários tamanhos de agosto a novembro de 2013:

  • Diminuição de 42% de alcance. Existem páginas que conseguiram índices melhores e até não sofreram queda no alcance. Entretanto, são a exceção e não a regra.
  • Aumento de 31% no engajamento (compartilhar, curtir e comentar)
  • Aumento de 28% na taxa de cliques (CTR)

A conclusão é óbvia: não há “almoço grátis” no Facebook. Marcas que queiram utilizar a ferramenta vão precisar investir de verdade seja em qualificar o que publicam seja em anúncios patrocinados. Os dados indicam também que o algoritmo do Facebook tem se tornado mais efetivo na exibição de conteúdo para usuários que realmente vão se engajar.