fbpx

Para qualquer empresa que vise crescimento no mundo moderno, o marketing é uma ferramenta indispensável. É o marketing que propaga a mensagem e missão de sua empresa, trazendo novos clientes e novas oportunidades. 

Por que o Marketing é tão importante?

O que poucas pessoas sabem é que o marketing é uma ciência. A maioria pensa que se trata apenas de “propaganda”, mas a verdade é que uma estratégia de marketing é na verdade algo muito complexo que requer muito estudo e planejamento cuidadoso.

O mercado é extremamente competitivo, muitas marcas oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço, e é essa competitividade que aumenta tanto a importância do marketing para uma empresa.

É com ele que você consegue criar uma relação entre sua marca e seu público alvo, estudar concorrentes, planejar ações e pesquisar tendências de mercado. Isso tudo ajuda a diminuir as chances de erros cometidos antigamente.

O que é a Gestão empresarial?

Gestão empresarial é como uma empresa é conduzida. A forma que as decisões são tomadas e levadas em frente fazem toda a diferença no crescimento da empresa.

A gestão empresarial se relaciona com a definição de metas, planejamento estratégico, organização de processos, contratações e demissões, pagamentos, compras, vendas e tudo que envolve o ambiente empresarial.

É importante e fundamental a condução dessas áreas com cuidado e atenção, para obter um retorno bacana e cada vez maior.

Como uma empresa tem vários setores, cada um deles deve ser estudado e analisado da melhor forma possível para que se consiga extrair um bom resultado. E o Marketing é um dos setores mais importantes dentro de uma empresa.

A porta de entrada 

Quando pensamos no caminho que o cliente faz dentro da empresa, ele sempre começa pela porta, fala com os vendedores para tirar suas dúvidas sobre o produto e fecha a compra. Posteriormente ele pode passar por outros setores como um suporte técnico para solucionar uma dificuldade e até mesmo pelo setor de ouvidoria caso tenha algum problema.

Mas de alguma forma esse cliente precisou chegar até sua empresa, ele ficou curioso quanto ao seu produto. É o Marketing quem causa essa curiosidade.

Todo o planejamento feito pelo time de marketing impacta cada cliente em potencial de uma forma, e só então a necessidade de adquirir ou conhecer o produto fornecido vai surgir.

O marketing é literalmente a porta da frente de sua empresa. E para que ela funcione, precisa estar muito bem estruturada e organizada.

Os 4 “Ps” do Marketing

Você já conhece os 4 “Ps” do Marketing?

Eles também são conhecidos como Composto do Marketing, são os 4 fatores mais importantes para qualquer negócio. Que devem ser definidos previamente, antes de qualquer tipo de atuação com propagandas ou promoção dos produtos.

Vamos fazer uma breve apresentação para facilitar:

O primeiro “P” – O Produto

O produto é auto explicativo. É o que sua empresa tem a oferecer, seja um produto mesmo ou um serviço.

É importante defini-lo com muito cuidado, seu nome, cor, conteúdo e o efeito que terá na vida do consumidor.

Tudo isso deve ser de fácil identificação e deve ser uma mensagem muito clara, para que o consumidor em potencial seja “capturado” facilmente.

O segundo “P” – O Preço

O preço definido para o produto deve englobar todos os gastos para produção do mesmo. 

Além também da exclusividade de mercado e lucro que deseja obter. Mas é importante seguir a realidade. Algumas vezes os consumidores aceitam pagar valores maiores por serviços indispensáveis e insubstituíveis, mas outras vezes preferem pagar um valor menor por algo mais supérfluo.

O terceiro “P” – A Praça

A praça se trata de como o produto será distribuído e vendido. Ou seja, lida com como o cliente chegará ao seu produto. 

Trata-se tanto da venda em si (pelo meio físico ou online), quanto da logística, visibilidade e canais de distribuição.

O quarto “P” – A Promoção

A promoção lida diretamente com a divulgação do produto, a famosa “propaganda”.

É neste ponto que fica decidido como o produto será mostrado ao consumidor, se cria a imagem do produto e se define como ele será visto pelo público. 

É neste ponto também que mostramos ao consumidor o porquê ele precisa do produto, mesmo que ele ainda não saiba disso.

Já tenho a estratégia definida, o que fazer agora?

Depois de passar por toda a pesquisa e ter sua estratégia definida, você pode começar a propagar seu produto ou serviço, e pode começar a vendê-lo também.

Abaixo separamos algumas ferramentas que podem ajudar sua empresa a gerir os passos do Marketing de uma forma simples.

Canva

O Canva é uma ferramenta gratuita para criação de conteúdo visual. Logotipos, Logomarcas, fotos de divulgação, fotos para publicidade e muito mais.

Essa ferramenta pode ser acessada tanto de celular quanto de computadores, além de ser muito simples de utilizar ela ainda conta com vários formatos diferentes de imagens que podem ajudar a sua marca a obter a identidade visual perfeita.

Redes sociais

As redes sociais são muito úteis tanto para divulgação quanto para a venda de seus produtos. 

O Instagram por exemplo tem facilitado muito para comerciantes aumentarem seus lucros de uma forma simples, apenas criando uma conta na plataforma.

E-commerces

Os E-commerces se popularizaram muito nos últimos tempos por conta da pandemia. São as famosas Lojas Online.

Com um E-commerce você consegue manter todos os seus produtos em um único lugar e gerenciá-los facilmente, é necessário apenas um sistema que te ajude com isso.

Sistema ERP Integrado

Outra opção muito interessante são os sistemas ERPs Integrados, que fornecem todo o controle gerencial da empresa como o controle de estoque, financeiro e de vendas. Além também da integração com E-commerces e redes sociais para facilitar ainda mais o dia a dia empresarial.

Com um sistema ERP você tem praticidade e conforto para gerenciar seus anúncios, configurar sua loja virtual e manter todo o controle interno de sua empresa na palma de sua mão.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre o assunto, é só acessar o site.