Ir al contenido
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • la empresa
  • los servicios

    La gestión de la Entrada
    El Marketing

    Más información

    Nuestros servicios

    • Gestão de Inbound Marketing

      Automação, Landing Pages e Estratégia de Inbound.

    • La gestión de Tráfico de Pago

      Conoce nuestro servicio se especializa en Publicidad

    • De entrada para el software como servicio (SaaS

      También lo hacemos con un Local especializado en software como servicio (SaaS

    • SEO - Otimização para busca e para AI

      En su página web, en la parte superior de la búsqueda de Google, sin tener que pagar por la Publicidad

    • La gestión de las Redes Sociales

      La estrategia de contenido, pasando por el diseño y el CLIENTE.

    • Experts em RD Station

      Implantação e Gestão de Sistemas RD Station

  • casos de éxito
  • los materiales
  • el blog
  • contacto

    Póngase en contacto con nosotros!

    Contacto

    Forma parte del equipo de equipos

    Plazas de aparcamiento disponibles

    Administrativo y Comercial

    digital@edialog.com.br

    Los teléfonos

    (11) 2391-2275
    (21) 2391-7727
    (32) 3026-2640
    (48) 3197-4810

    pssiu...

    El Diálogo es una empresa 100% a distancia, pero, en caso de que sea necesario, con el servicio de atención presencial, en minas gerais, são paulo, rio de JANEIRO y santa catarina.

  • el presupuesto de
  • Las soluciones
    • La agencia de Inbound Marketing
    • La agencia de RD Station
    • La Agencia De HubSpot
    • La Agencia De Pipedrive
    • La automatización del Marketing
    • La Automatización De WhatsApp
    • La gestión de Tráfico de Pago
    • La gestión de las Redes Sociales
    • Inbound Marketing de software como servicio (SaaS
    • La implantación de un CRM de un Local de Ventas de
    • Posicionamiento web y Optimización de motores de búsqueda
  • Acerca de la
    • Los Clientes
    • Las declaraciones
    • Sobre el cuadro de E-Dialog
    • Ofertas de empleo y de la Cultura
  • El contenido de
    • El Blog
    • Materiales Gratuitos
  • La Central de los Casos
  • Contacto
  • Las soluciones
    • La agencia de Inbound Marketing
    • La agencia de RD Station
    • La Agencia De HubSpot
    • La Agencia De Pipedrive
    • La automatización del Marketing
    • La Automatización De WhatsApp
    • La gestión de Tráfico de Pago
    • La gestión de las Redes Sociales
    • Inbound Marketing de software como servicio (SaaS
    • La implantación de un CRM de un Local de Ventas de
    • Posicionamiento web y Optimización de motores de búsqueda
  • Acerca de la
    • Los Clientes
    • Las declaraciones
    • Sobre el cuadro de E-Dialog
    • Ofertas de empleo y de la Cultura
  • El contenido de
    • El Blog
    • Materiales Gratuitos
  • La Central de los Casos
  • Contacto
  • Las soluciones
    • La agencia de Inbound Marketing
    • La agencia de RD Station
    • La Agencia De HubSpot
    • La Agencia De Pipedrive
    • La automatización del Marketing
    • La Automatización De WhatsApp
    • La gestión de Tráfico de Pago
    • La gestión de las Redes Sociales
    • Inbound Marketing de software como servicio (SaaS
    • La implantación de un CRM de un Local de Ventas de
    • Posicionamiento web y Optimización de motores de búsqueda
      Las soluciones
      • La gestión de Tráfico de Pago

        Conoce nuestro servicio se especializa en Publicidad

      • La agencia de Inbound Marketing

        Comprender el servicio completo de recepción

      • La automatización del Marketing

        Hemos creado toda una estrategia y contenido de software de escritorio remoto central Hubspot.

      • La automatización del servicio de WhatsApp

        Creamos un flujo, y se implementó chatbots a través de Whatsapp para tu empresa

      • De entrada para el software como servicio (SaaS

        También lo hacemos con un Local especializado en software como servicio (SaaS

      • La gestión de las Redes Sociales

        La estrategia de contenido, pasando por el diseño y el CLIENTE.

      • La implantación de un CRM para la Entrada

        Implementamos sistemas y de los flujos comerciales

      • SEO - Optimización para la búsqueda de

        En su página web, en la parte superior de la búsqueda de Google, sin tener que pagar por la Publicidad

      • HubSpot en Marketing y CRM.

        La implementación de los Sistemas de Hubspot

      • RD Station

        La implantación de los Sistemas de escritorio remoto (Station

  • Acerca de la
    • Los Clientes
    • Las declaraciones
    • Sobre el cuadro de E-Dialog
    • Ofertas de empleo y de la Cultura
  • El contenido de
    • El Blog
    • Materiales Gratuitos
  • La Central de los Casos
  • Contacto
  • Las soluciones
    • La agencia de Inbound Marketing
    • La agencia de RD Station
    • La Agencia De HubSpot
    • La Agencia De Pipedrive
    • La automatización del Marketing
    • La Automatización De WhatsApp
    • La gestión de Tráfico de Pago
    • La gestión de las Redes Sociales
    • Inbound Marketing de software como servicio (SaaS
    • La implantación de un CRM de un Local de Ventas de
    • Posicionamiento web y Optimización de motores de búsqueda
  • Acerca de la
    • Los Clientes
    • Las declaraciones
    • Sobre el cuadro de E-Dialog
    • Ofertas de empleo y de la Cultura
  • El contenido de
    • El Blog
    • Materiales Gratuitos
  • La Central de los Casos
  • Contacto
  • Las soluciones
    • La agencia de Inbound Marketing
    • La agencia de RD Station
    • La Agencia De HubSpot
    • La Agencia De Pipedrive
    • La automatización del Marketing
    • La Automatización De WhatsApp
    • La gestión de Tráfico de Pago
    • La gestión de las Redes Sociales
    • Inbound Marketing de software como servicio (SaaS
    • La implantación de un CRM de un Local de Ventas de
    • Posicionamiento web y Optimización de motores de búsqueda
  • Acerca de la
    • Los Clientes
    • Las declaraciones
    • Sobre el cuadro de E-Dialog
    • Ofertas de empleo y de la Cultura
  • El contenido de
    • El Blog
    • Materiales Gratuitos
  • La Central de los Casos
  • Contacto

LTV: qué es, su importancia y cómo calcular el Lifetime Value

Inbound Marketing, Marketing digital, Métricas, SaaS
Publicado em febrero 2, 2022
  • Inicio
  • Marketing digital
  • LTV: qué es, su importancia y cómo calcular el Lifetime Value
Índice
[ez-toc]
LTV (Lifetime Value): o que é, importância e como calcular a métrica

Entenda neste artigo o que é o Lifetime Value (LTV) de um consumidor e saiba a importância de calcular essa métrica para entender a rotatividade e a saúde de seu negócio. É só continuar lendo para aprender mais. 

O que é LTV?

O LTV, Lifetime Value (em tradução direta: Valor de Vida Útil), é o valor máximo de um cliente em relação à sua marca conforme ele consome seu produto ou serviço ao longo do tempo. 

Especialmente útil para SaaS e outras empresas que trabalham com assinaturas recorrentes, o LTV é uma forma de diagnóstico para a sazonalidade de clientes e o entendimento de qual a lucratividade máxima com tal cliente. 

O LTV algumas vezes também é chamado pela sigla de CLV (Client Lifetime Value, ou tempo de vida útil do cliente), mas ambos significam a mesma coisa. 

- Lea también:

  • MRR: o que é, importância e como calcular o Monthly Recurring Revenue
  • LCR: o que é, importância e como calcular a Taxa de Conversão de Leads

Qual a importância do LTV?

Imagine o seguinte: você tem um software para marcação de compromisso para advogados, mas apesar do alto volume de clientes, seu crescimento e lucratividade não estão de acordo com as previsões.

Ao analisar de perto, vê que, mesmo tendo 10.000 clientes, há uma rotatividade de 5.000 clientes por mês. 

Agora, se o valor da sua assinatura é de 100 reais por mês, estatisticamente, seus clientes só te geram 200 reais no total. E caso seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) seja alto, fica difícil manter o caixa em dia.

É por isso que existe o LTV. As empresas podem entender melhor a relação dos consumidores e diagnosticar problemas. 

No caso de SaaS e serviços de assinatura no geral, um baixo LTV pode representar problemas no próprio produto/serviço ou uma escolha incorreta de clientes com base numa má segmentação de conduce. 

Banner para o ebook

Conceitos importantes para calcular o LTV

É possível calcular o LTV seguindo três passos. Antes de explicá-los, é necessário apresentar outros conceitos. 

1. Churn Rate

Churn Rate é a Taxa de Rotatividade, ou seja, é o nome dado à saída de clientes e receita da sua empresa. Ele pode ser calculado diretamente com base em (nº de saídas de clientes / nº total de clientes) ou (nº de saída de receita / valor total da receita).

2. ARPA

ARPA é a sigla para Renda Média por Conta (no caso de SaaS). Esse valor é importante para calcular quanto seus clientes rendem para sua empresa por ano.

Para calcular o ARPA, basta dividir a renda total do ano pelo número de clientes. Caso queira um valor mais específico, faça o valor de vários anos diferentes e tire a média. Isso também vai ajudar a avaliar o crescimento do seu negócio.

3. ROI

O ROI é o Retorno Sobre o Investimento realizado para adquirir um cliente, incluindo todos os gastos e custos com marketing, equipe e infraestrutura. 

O cálculo para ROI é feito seguindo a equação:  Lucro Total – Custo de Aquisição / Custo de Aquisição.

Se a sua empresa tem Lucro Total de 100.000 no ano e seu gasto com marketing, equipe e infraestrutura foi de 25.000 no ano, temos: 100.000 – 25.000 / 25.000 = 3. Ou seja, um ROI de 3x o valor.

Como calcular o LTV na prática?

Assim, chegamos ao cálculo do LTV:

  1. Encontre seu tempo de vida de consumidor ao dividir o número 1 pelo seu churn de clientes. Por exemplo, se o churn mensal é de 25%, o tempo de vida médio do seu cliente será de 4 meses. (1/0,25);
  2. Encontre sua renda média por conta (ARPA) ao dividir a renda total pelo número total de clientes. Se sua receita foi de 100.000 no ano, dividida por 1000 clientes, seu ARPA deve ser R$100,00. (O ARPA faz uma média considerando, por exemplo, diferentes planos de pagamento em um SaaS). 
  3. Por fin, encontre o LTV ao multiplicar o tempo de vida do consumidor pelo ARPA. Nesse exemplo, será de R$400,00. 

Ou seja, o seu valor médio de ganho por cliente é de 400 reais.

LTV/CAC: indo além da métrica inicial

Uma forma de complementar seu cálculo e análise de cada cliente é dividir o Custo de Tempo de Vida Útil dos clientes pelo Coste de adquisición de clientes. 

Essa métrica mostra em um só lugar quanto custa trazer um novo cliente e quanto esse cliente rende para a empresa. Também projeta o tempo necessário para fazer com que o investimento inicial se pague. 

Para calcular o CAC, usa-se: Investimento Mensal / Nº de Novos Clientes.

Ainda usando nosso exemplo acima, temos que o investimento mensal em marketing é de 2083 reais. Já o número de novos clientes mensais nesse exemplo acima pode ser estipulado como 250, visando um cenário em que o SaaS ou empresa em questão está com número de clientes estagnado há vários meses.

Dessa forma, o CAC é: 2083/250=8,33.

Projetando o LTV/CAC temos: 400/8,33=aproximadamente 48,01.

Em média, um negócio saudável tem um CLV 3x maior que o CAC. Valores 1:1 indicam campanhas pouco conversivas. 

Valores muito altos indicam uma entrada de clientes sem boa segmentação e uma prospecção muito ampla (o que poderia, inclusive, explicar o alto Churn nesse cenário específico – para SaaS, espera-se um valor entre 3 e 5%).

Conclusão: LTV é fundamental para SaaS e outras empresas

Saber calcular o LTV e conseguir modificá-lo diante de um diagnóstico ruim é fundamental para manter uma empresa lucrativa e funcionando, em especial empresas SaaS que dependem de um acompanhamento preciso dos dados.

Se você quer mudar a sua gestão de marketing e gerar mais oportunidades, fale com a equipe da E-Dialog!

A Diálogo electrónico é agencia de inbound marketing com uma metodologia especial de Inbound Marketing: o Inbound Marketing de software como servicio (SaaS. Possuímos uma equipe qualificada e pronta para auxiliar os que buscam melhores resultados em vendas. Entre em contato!

Banner para contato com a E-Dialog

- Lea también:

  • 6 ejemplos de SaaS de éxito y sus estrategias de marketing digital
  • B2B SaaS: qué es y cómo funciona este modelo de negocio
Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Socio director de E-Dialog, es licenciado en Periodismo y posgraduado en Comunicación Corporativa, ambos por la UFJF. Dirige Reportei, un SaaS para informes y cuadros de mando, presenta Projeto SaaS, un podcast que comparte experiencias del universo del software como servicio, y es socio de Aquela Caixa, una comunidad para profesionales creativos. Aficionado al Vasco, su objetivo es comprar el Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartir
Puestos relacionados
  • Automação de Marketing Multicanal: conectando e-mail, redes sociais e anúncios
  • O que é conteúdo evergreen? Importância, exemplos e como aplicamos a estratégia nos nossos clientes
  • Conteúdo para pipeline: como o marketing pode acelerar vendas com conteúdo inteligente
  • O que é UGC? Entenda como usar o User Generated Content (Conteúdo Gerado pelo Usuário) para vender mais
  • Incentivos ESG: como programas de premiação corporativa podem gerar impacto social

Recibir un
Revisión Gratuita

¿Qué le parece recibir un La agencia de Inbound Marketing con diferentes historias de éxito? Nuestros consultores le mostrarán los mejores canales online para que su empresa despegue.

Solicitar análisis

Las soluciones

  • La automatización del Marketing
  • La automatización del servicio de WhatsApp
  • La agencia de Inbound Marketing
  • De entrada para el software como servicio (SaaS
  • Asesoramiento y Gestión de los Anuncios de Google
  • La gestión de Tráfico de Pago
  • La consultoría y la Gestión de los Facebook Ads
  • La gestión de las Redes Sociales
  • La implantación de un CRM
  • SEO - Optimización para la búsqueda de
  • HubSpot en Marketing y CRM.
  • La agencia de RD Station

Los Recursos

  • La Central de los Casos
  • El Blog
  • Materiales Gratuitos
  • A su vez el Juego
  • Revisión Gratuita
  • Hubspot para "start-ups"

Los Recursos legales

  • Política de privacidad

Sobre el cuadro de E-Dialog

  • ¿Quiénes somos?
  • Los Clientes
  • Las declaraciones
  • Ofertas de empleo y de la Cultura
Contacto
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos los derechos reservados.
Calle del Río Tostaras, las 24 horas, Sala 402, de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais. Tipo de servicio: 12.393.306/0001-34
Facebook En Twitter Youtube
es_ES
es_ES pt_BR