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¿Cómo anunciarse en TikTok? Entender cómo funcionan los anuncios en la plataforma

Redes sociales
Publicado em septiembre 27, 2024
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Índice
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¿Cómo anunciarse en TikTok? Entender cómo funcionan los anuncios en la plataforma

Como já falamos no blog da E-Dialog em outros momentos, o vídeo marketing ganhou o universo digital, e o TikTok é a prova disso. Assim como outras redes sociais, a plataforma oferece às empresas a oportunidade de adquirir espaço publicitário para se conectar com seu público-alvo. Por isso, neste artigo, vamos explorar como anunciar no TikTok.

Continue a leitura e confira até o final do artigo essa e outras informações importantes sobre a rede.

Conhecendo o aplicativo TikTok

Abaixo, um pouco sobre a história do TikTok e como ele funciona.

Quando o Tik Tok foi criado?

O TikTok foi criado na China em 2016 pela Bytedance. Já no ano de 2018 ele foi o quarto aplicativo mais baixado no mundo e em agosto de 2020 chegou à primeira posição. Até o início de 2020, 60% de seu público era da própria China, mas hoje o app se popularizou em todo o mundo.

A plataforma atraiu primeiramente os jovens entre 11 e 15 anos, que migraram do Instagram por terem os pais na rede social. Mas agora seu público já está se diversificando. O TikTok ganhou popularidade entre celebridades de diversificadas faixas etárias e até influencers nativos do app.

No Brasil, a Bytedance contratou pessoal para gerir o TikTok no país. Além disso, tem investido em cursos e aconselhamento de carreira para digital influencers do app. 

Desde 2022, se tornou uma das principais redes sociais no Brasil, e vem ganhando cada vez mais capilaridade. Mesmo com o Instagram criando o Reels para competir, o TikTok ainda atrai público, especialmente o mais jovem, buscando redes mais novas.

Como funciona a rede social?

Assim como o Instagram surgiu como uma plataforma para priorizar as imagens, o TikTok nasce com o objetivo de proporcionar um espaço para gravação, edição e publicação de vídeos.

Na plataforma é possível assistir aos vídeos recomendados, de acordo com os hábitos de consumo do usuário e vídeos de amigos. Além de ter as interações de curtir, comentar e compartilhar (inclusive com outras redes sociais, como WhatsApp e Instagram).

Os vídeos curtos, divertidos e cheios de recursos com possibilidades de edição, proporcionam diversão para os usuários. 

Según DataReportal, são mais de 74 milhões de usuários no Brasil acima dos 18 anos. 

Além dos vídeos, muita interação acontece por meio das hashtags e desafios nacionais e internacionais lançados na rede social.

Segmentação por Inteligência Artificial

Um detalhe interessante no TikTok é que ele segmenta os conteúdos, isso não é novidade em nenhuma rede social, ok! Mas, aqui o diferencial é o uso de inteligência artificial. Facebook, Instagram, etc oferecem conteúdos a partir das relações com outros usuários. Aqui, a experiência sob demanda é feita a partir das preferências e interesses. 

Dessa forma, a entrega é realmente efetiva, proporcionando uma experiência única para o usuário.

- Lea también: El uso de la inteligencia artificial en el marketing digital

TikTok para empresas

Apesar de ser uma plataforma voltada para conteúdo leve e informal em sua maioria, o aplicativo pode integrar sua estrategia de marketing de diferentes formas. A Coca-Cola, Kit Kat e até a cantora Anitta já começaram a investir nisso. 

Comunicadores científicos, escritores, profissionais do entretenimento e uma série de outras instituições que “não se enquadrariam no TikTok” acharam seus nichos e público, com alcance muito melhor que nas outras redes.

Veja abaixo algumas dicas de TikTok para empresas e depois sobre como anunciar no TikTok.

1. Hashtags

É possível criar um perfil próprio para a marcas e fazer desafios para engajar o público por meio de hashtags. É assim que atualmente muitos artistas lançam seus trabalhos e marcas lançam os seus produtos.

2. Campanhas publicitárias em vídeo

As empresas que desejam dialogar com o público da rede podem começar a utilizar o TikTok para campanhas publicitárias em vídeo. Abaixo iremos falar sobre como isso por ser feito a partir da ferramenta de anúncios do TikTok.

- Lea también: Reels para empresas: sucesso nas redes sem precisar fazer dancinhas

Como anunciar no TikTok?

Além da produção de conteúdo no app, agora é possível anunciar diretamente por meio do TikTok Ads.

Esse recurso oferece uma variedade de formatos, como vídeos publicitários, pancartas e punchs, garantindo uma experiência imersiva e interativa para os usuários. A inteligência artificial do TikTok segmenta os anúncios com ainda mais precisão, mostrando-os de acordo com as preferências e comportamentos de navegação do público.

Como anunciar no TikTok? Campanha da Coca Cola na plataforma

O TikTok Ads se destaca pela flexibilidade dos seus formatos e pela oportunidade de criar criativos mais ousados, permitindo contar histórias autênticas e impactar os usuários de maneira mais imersiva.

Em 2024, a plataforma expandiu suas opções para incluir novos formatos interativos, como shoppable videos (vídeos compráveis) e anúncios com realidade aumentada (AR), que incentivam a ação direta, seja uma compra ou visita a um site.

A conta no Ads é criada gratuitamente. Após preencher os seus dados, o cadastro passa por uma revisão automatizada, com feedback quase instantâneo.

No Gerenciador de Anúncios, os anunciantes podem ajustar orçamentos de forma flexível e pausar ou retomar campanhas a qualquer momento. Em termos de custos, o modelo é flexível, com opções como CPC (custo por clique), CPM (custo por mil impressões) e CPV (custo por visualização), permitindo aos anunciantes otimizar suas campanhas com mais precisão.

Como anunciar no TikTok? Criando uma conta no Gerenciador de Anúncios

Gerenciador de anúncios do TikTok

O primeiro passo para anunciar no TikTok é criar uma conta no gerenciador de anúncios.

Recomendamos que você já tenha uma conta pessoal na rede pra entender os formatos de vídeo e os conteúdos que aparecem. Navegue um pouco pela rede para assimilar como a comunicação é feita e como os anúncios aparecem. 

Abaixo, fizemos um passo a passo de como criar sua conta para anunciar no TikTok. Compruébelo usted mismo.

  1. Criar uma conta: Acesse o Gerenciador de Anúncios do TikTok e cadastre-se com seu e-mail ou telefone. Insira a senha, solicite o código de verificação e aceite os termos de uso. Após essa etapa, clique em “Sign Up”;
  2. Configurar sua conta: Insira informações básicas como país, fuso horário e moeda. Certifique-se de que o nome da empresa está correto e clique em “Registrar”;
  3. Inserir informações da empresa: No primeiro login, haverá um formulário para preencher informações adicionais, como endereço e site da empresa. Agora, a plataforma exige que o site siga o formato “https://www.[dominio].com.br”, além de garantir que ele esteja funcional e contenha informações válidas sobre o produto ou serviço anunciado;
  4. Método de pagamento: Escolha entre pagamento manual ou automático (conforme disponibilidade regional). Essa escolha é permanente, então avalie bem antes de confirmar;
  5. Aprovação dos dados: Após inserir todas as informações, clique em “Enviar”. A revisão dos dados é feita em até 24 horas. Se o cadastro for aprovado, você receberá uma confirmação. Caso seja rejeitado, será informado o motivo e as correções necessárias.

É importante observar que algumas coisas podem levar sua conta de anúncios a ser rejeitada. Algumas dessas razões são:

  • Nome do negócio não corresponde ao site ou documentos oficiais;
  • O site foi enviado em um formato que não seja https://www.[dominio].com.br;
  • O site não promove claramente um produto ou não tem informação válida na landing page;
  • O seu produto ou serviço oferecido é proibido no seu país para anúncios ou venda, exemplo: cigarros, lança-chamas e marfim de elefantes.

São muitos recursos disponíveis que fazem anunciar no TikTok uma novidade interessante para o seu negócio. E, se gosta de saber das inovações no mundo da redes sociais, acompanhe o nosso blog! Temos outros artigos que detalham como anunciar em diferentes plataformas, como “Como anunciar no Instagram” e “Como anunciar no WhatsApp“.

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Socio director de E-Dialog, es licenciado en Periodismo y posgraduado en Comunicación Corporativa, ambos por la UFJF. Dirige Reportei, un SaaS para informes y cuadros de mando, presenta Projeto SaaS, un podcast que comparte experiencias del universo del software como servicio, y es socio de Aquela Caixa, una comunidad para profesionales creativos. Aficionado al Vasco, su objetivo es comprar el Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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