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Público objetivo y persona: comprender las diferencias y la importancia de los conceptos

Marketing digital
Publicado em marzo 10, 2025
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Índice
[ez-toc]
Público objetivo y persona: comprender las diferencias y la importancia de los conceptos

Se você já trabalha com marketing há algum tempo, com certeza já ouviu falar sobre público objetivo y persona. Isso porque esses termos são basicamente os pilares de qualquer estrategia de marketing.

Porém, é comum que as pessoas confundam os termos ou não os entendam completamente.

Por isso, elaboramos este texto para explicar tudo o que você precisa saber sobre os dois e como criar personas que tornarão suas estratégias muito mais eficazes. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é público-alvo e persona?

O principal motivo para as pessoas confundirem esses termos é que eles se relacionam, sendo um conceito que está diretamente ligado ao outro.

O público-alvo, como o próprio nome diz, é o grupo de pessoas que você deseja atingir com sua conta no Instagram, Facebook ou qualquer que seja a plataforma escolhida por você e sua empresa.

Já a persona é uma figura detalhada desse público. É como se fosse um personagem, com nome, profissão, idade, interesses e outras informações que possam ser úteis para a sua marca. Essas características visam descrever o seu cliente ideal.

Entendendo de vez as diferenças entre público-alvo e persona

Preparamos uma tabela comparativa para você entender de vez as diferenças entre persona e público alvo.

Característica Público-Alvo Persona
Definição Grupo de pessoas que a empresa deseja atingir. Representação detalhada do cliente ideal.
Nível de detalhamento Geral, abrangente. Específico, com nome, idade, profissão, gostos e desafios.
Uso na estratégia Define os canais e estratégias de marketing. Aprofunda a comunicação e personaliza conteúdos.
Exemplo Adolescentes de 13 a 18 anos, fãs de cultura pop. Miguel, 16 anos, estudante do ensino médio, fã de gibis de super-heróis.
Fonte de informação Pesquisas de mercado, análise de comportamento. Entrevistas, formulários, interações diretas com clientes.
Impacto na comunicação Direciona campanhas para um segmento amplo. Permite criar mensagens mais personalizadas e eficazes.

Se já tenho um público-alvo, para que criar uma persona?

Se você pudesse fazer seu conteúdo chegar somente a clientes em potencial, não seria bom? Ainda não é possível ter o endereço, nome e as redes sociais dessas pessoas, mas com a persona conseguimos traçar uma linha direta até ela.

Isso porque, quando imaginamos uma persona, com hábitos e gostos, conseguimos ser mais precisos em como falar com ela e como lidar com suas dores.

Vamos supor que o seu público-alvo seja formado por adolescentes, por exemplo. Dentro da cultura teen, existem os fãs de boybands, os de literatura, os de rock, enfim, uma infinidade de perfis dentro dessa faixa etária.

Mas, se você tem como persona o Miguel, um jovem de 16 anos, que está no ensino médio e gosta de gibis de super-heróis, você estará falando com alguém muito mais específico e terá muito mais chances de transformá-lo em um plomo, ou seja, um cliente em potencial. Esse é o motivo principal para termos público-alvo e persona bem definidos.

- Lea también: Gestión de clientes potenciales: entienda qué es, para qué sirve y cómo hacerlo

Tipos de persona

Sim, existem diferentes tipos de personas, e saber a diferença entre elas ajudará você a escolher o modelo ideal para o seu negócio. Afinal, cada uma tem um propósito diferente dentro do marketing.

Vamos a elas?

  • Buyer Persona: é um perfil semifictício que mostra o comportamento do cliente ideal, incluindo suas demandas, desafios e objetivos;
  • Audience Persona: essa persona descreve quem consome os conteúdos da sua rede social ou quem você espera que consuma. Muitas vezes, quem é sua audiência pode não ser seu comprador. Porém, através do estudo dessa persona, é possível entender esse comportamento e traçar estratégias para converter esse público em clientes.
  • Proto Persona: é o protótipo da persona final, geralmente criado a partir de insights da equipe de marketing. Ela serve como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas, ajudando a validar hipóteses antes da definição da persona final.

Então, como criar uma persona?

Escolher qual o melhor tipo de persona depende de entender qual o objetivo principal de sua empresa. Porém, o processo de criação envolve alguns passos adicionais que precisam ser destacados.

Agora que você já sabe a diferença entre público-alvo e persona, confira abaixo um resumo de como criar uma persona:

1. Dados dos seus clientes

Seja qual for o seu tipo de persona, ela precisará de informações reais sobre seus clientes para ser criada. Em alguns casos, é possível coletar esses dados através de comportamentos, como posts mais engajados e comentários. Mas o ideal é fazer perguntas diretas a esses clientes.

Crie formulários, sejam online ou em papel, onde o cliente possa responder a questões que vão desde dados pessoais, como nome, idade e profissão, até interesses e preferências em relação à sua empresa.

2. Análise dos dados

Após concluir essa pesquisa, junte-se com a sua equipe e organize e analise os dados coletados. Faça uma tabela e observe qual é a faixa etária, gênero, profissão e interesse da maioria das respostas obtidas.

Com essa análise bem feita e organizada ficará fácil seguir para o próximo passo.

3. Estrutura da persona

Enfim chegamos a parte da construção dessa persona. Ela será usada como base para várias das suas estratégias, por isso, é muito importante que ela possua dados como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Hobby;
  • Gênero;
  • Estado Civil;
  • Se tem filhos ou não.

4. Alinhamento com a equipe

Por fim, mas nem um pouco menos importante, é essencial que sua equipe entenda e utilize essa persona, criada a partir do público-alvo, nas estratégias.

Será a partir da persona escolhida que serão traçadas as próximas estratégias, e ela guiará decisões importantes, como avaliar se vale a pena lançar uma campanha para o Dia das Crianças ou para o Halloween.

- Lea también: Vea 5 ejemplos de personas y aprenda a crear la suya propia.

Da teoria para a prática: como usar a persona para melhorar os resultados?

A partir da persona, é possível transformar por completo a estratégia de marketing de uma empresa. Por exemplo, os lugares em que sua marca está presente é a mesma que a de sua persona?

Com essas informações, é possível definir de forma mais eficaz se é preciso investir no Google, Instagram, LinkedIn, Twitter, Facebook ou até mesmo em um blog.

Com todo esse direcionamento, sua empresa terá uma presença mais relevante e estratégica no digital, sendo capaz de definir a linguagem utilizada, quais assuntos tratar e como planejar cada etapa do marketing digital para alcançar esse tão almejado cliente ideal.

Cuente con E-Dialog

A Diálogo electrónico es un agencia de inbound marketing, um tipo de marketing digital que atrai, engaja e converte potenciais clientes através de conteúdos relevantes. Podemos te ajudar na análise do seu público-alvo e persona através de nossas soluções. Entre em contato para conhecê-las! 

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Socio director de E-Dialog, es licenciado en Periodismo y posgraduado en Comunicación Corporativa, ambos por la UFJF. Dirige Reportei, un SaaS para informes y cuadros de mando, presenta Projeto SaaS, un podcast que comparte experiencias del universo del software como servicio, y es socio de Aquela Caixa, una comunidad para profesionales creativos. Aficionado al Vasco, su objetivo es comprar el Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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