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Publicado em março 16, 2023

Twitter: principais mudanças, aplicativos e ferramentas para explorar

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O Twitter é uma rede social de microblogging que cresceu rapidamente, tornando-se uma das redes sociais mais populares do mundo. É amplamente utilizado para fortalecer a presença online por meio da publicação de diversos tipos de conteúdo.

A plataforma é conhecida como uma rede social mais imediatista e pela entrega cronológica dos conteúdos, o que o torna uma importante fonte de informação.

Neste artigo vamos abordar as principais ferramentas, aplicativos e inteligências artificiais integradas ao aplicativo. Essas funcionalidades melhoram e complementam a experiência do usuário, além de acompanhar a evolução das redes sociais.

Mudanças no Twitter

As redes sociais tendem a evoluir para acompanhar novas tecnologias e tendências e, especialmente, para atender a novas necessidades dos usuários e incluir funcionalidades. Com o Twitter não foi diferente, mais ainda desde que a plataforma foi adquirida por Elon Musk, em 2022.

Entre polêmicas e modernidades, destacamos a seguir as principais transformações que a plataforma sofreu e que impactam a maneira como os tuiteiros conhecem a rede social.

Twitter Blue

O Twitter Blue é um serviço da plataforma que dá acesso a recursos exclusivos. Consiste em uma assinatura, a partir de US$ 8 dólares mensais ou US$ 84 dólares anuais, que promete elevar a experiência dos usuários.

Dentre os recursos, estão a personalização de temas e navegação, pastas para itens salvos, e até mesmo desfazer um tweet depois de publicado. Confira outras três funções que fazem parte da assinatura Twitter Blue.

Editar tweets publicados

Editar tweets é uma função pedida pelos tuiteiros há bastante tempo e está entre as regalias dos assinantes do Twitter Blue. Com esse recurso, é possível editar a publicação em até 30 minutos após a postagem para corrigir texto, marcar pessoas e alterar mídia.

Aumento dos caracteres

O Twitter sempre foi reconhecido por sua limitação de caracteres em cada publicação, inicialmente com apenas 140 caracteres e depois permitindo 280 caracteres.

Essa característica da plataforma exige que os usuários resumam suas ideias em poucas palavras. Contudo, se o usuário precisa se expressar em muitas palavras, ao assinar o Twitter Blue ele garante posts com até 4 mil caracteres.

Selo de verificação

Cobiçado pelos usuários em várias redes sociais, o selo azul de verificação de conta autêntica, concedido a figuras públicas ou empresas de grande relevância, nunca foi fácil de ser obtido.

No entanto, de acordo com novas políticas da plataforma, a definição do selo está mudando. Desde 2022, assinantes do Twitter Blue podem comprar o selo de verificação, desde que suas contas atendam a critérios de elegibilidade.

No Brasil, a assinatura do Twitter Blue pode custar até R$60/mês, com diferenças de valores para quem assina os serviços pelo navegador web ou através de dispositivos móveis.

selo verificado com o twitter blue
Com o Twitter Blue o selo verificado ficou mais acessível aos perfis.

Principais ferramentas da rede social

Além de permitir que os usuários publiquem textos, fotos e vídeos, o Twitter também oferece uma variedade de ferramentas e recursos que podem ajudar a aprimorar a experiência do usuário e aumentar o engajamento.

Desde ferramentas de análise de dados até bots e inteligências artificiais, a plataforma possui uma ampla gama de recursos que podem ajudar a melhorar a performance dos perfis na plataforma. A seguir, destacamos as principais ferramentas do twitter e suas funções.

Twitter Spaces

Lançada em 2021, essa ferramenta permite que os usuários conversem em salas de bate-papo de áudio ao vivo, seja com seguidores ou outros usuários do Twitter. A funcionalidade permite também aos anfitriões gerenciarem a participação de convidados em suas salas de bate-papo do Twitter Spaces.

Twitter Fleets

Semelhante aos Stories do Instagram e Snapchat, foi criada para os tuiteiros compartilharem fotos, vídeos e texto que desaparecem em 24 horas. Também é possível adicionar stickers, emojis, hashtags e outros elementos visuais em seus Fleets.

Analytics

É uma ferramenta para monitorar o desempenho das contas no Twitter. Ela fornece informações sobre o número de visualizações, curtidas, retweets e seguidores, além de outros dados demográficos e de engajamento.

Ads

Assim como outras redes sociais, o Twitter Ads promove contas, tweets e tendências. Os anunciantes definem orçamento, público-alvo específico e outros critérios de exibição dos anúncios na plataforma.

Leia também: Como gerar leads no Twitter

Live

As transmissões ao vivo se consagraram em 2020, durante a pandemia de Covid-19, no entanto, já são velhas conhecidas na internet. Através da ferramenta Twitter Live, os usuários podem comentar e interagir com o apresentador em tempo real. A transmissão ao vivo no Twitter pode ser vista por qualquer pessoa na plataforma ou restrita de acordo com configurações de privacidade.

3 aplicativos para usar no Twitter

Existem também vários aplicativos disponíveis para uso no Twitter, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis. Listamos a seguir alguns dos principais aplicativos que ainda estão ativos e suas respectivas funções:

  1. TweetDeck: é um aplicativo que permite aos usuários gerenciar várias contas do Twitter em uma única interface. Ele monitora vários fluxos de tweet em tempo real, incluindo linha do tempo, menções e listas personalizadas. Além disso, o TweetDeck também permite programar tweets.
  2. Hootsuite: é outro aplicativo de gerenciamento de redes sociais. Ele permite gerenciar contas e programar publicações, além de oferecer recursos avançados, como análises e relatórios personalizados.
  3. Twitshot: é um aplicativo que permite que os usuários compartilhem imagens com seus tweets. Ele detecta automaticamente imagens em uma URL e as anexa ao tweet, sem precisar fazer upload manualmente.

Desde 2022, alguns aplicativos que ganharam adesão na plataforma foram descontinuados, após mudanças na política do Twitter para desenvolvedores terceiros, dentre eles estão o Tweetbot e Twitterrific.

Dentre outras funções, esses apps possibilitaram que os tuiteiros personalizassem a aparência do Twitter, filtrassem tweets e fizessem integração com outros serviços, como Pocket e Instapaper.

5 inteligências artificiais a serviço dos tuiteiros

Existem muitos bots e inteligências artificiais (IA) usados no Twitter para várias finalidades. Desde fazer download de mídias até verificar estatísticas das publicações, são muitas as opções compatíveis com a plataforma.

Aqui estão alguns exemplos dos bots que podem ser integrados ao Twitter:

  1. Botometer: Um bot que avalia a probabilidade de um perfil ser um bot ou não. É comumente usado para identificar e relatar contas automatizadas maliciosas.
  2. Twitter Sentiment Analysis: Uma IA que analisa as postagens e classifica as emoções expressas nesses tweets. As empresas usam essa IA para avaliar a reação do público aos seus produtos, serviços e campanhas de marketing.
  3. Twitter Counter: Um bot que monitora o número de seguidores, retweets e curtidas de uma conta. É usado para análise de dados e avaliação da eficácia de campanhas de marketing.
  4. SocialOomph: Um bot que permite agendar tweets e automatizar postagens. É usado para economizar tempo e manter a presença da marca no Twitter.
  5. Hootsuite Insights: Uma IA que fornece insights sobre o engajamento do público e a percepção da marca no Twitter. É usado para avaliar a eficácia das campanhas de marketing e desenvolver estratégias futuras.

Em conclusão, o Twitter oferece uma variedade de ferramentas, bots e inteligências artificiais para os usuários aprimorarem sua experiência na plataforma.

Desde ferramentas de análise de dados até IAs que podem ajudar a gerar conteúdo, essas ferramentas ajudam a tornar o Twitter uma rede social mais eficiente e funcional.

No entanto, é importante lembrar que essas ferramentas devem ser usadas com responsabilidade e ética, evitando a disseminação de desinformação ou violações dos termos de uso da plataforma.

Com a utilização correta, os usuários podem alcançar seus objetivos de engajamento e crescimento na plataforma, tornando o Twitter uma rede social ainda mais relevante e dinâmica.