fbpx

O Spotify é uma das mais famosas plataformas de streaming de música do mundo. Em 2020, o serviço chegou a 138 milhões de assinantes Premium e já conta com um total de mais de 299 milhões de usuários (pagantes e contas gratuitas mantidas por anúncios). A partir desses dados, já dá para ter uma ideia de como anunciar no Spotify pode dar visibilidade às marcas.

Se é isso que você busca, veja a seguir como anunciar no Spotify, entre outras informações sobre a plataforma!

O que você verá neste artigo:

  • Relevância de anunciar no Spotify
  • Como anunciar no Spotify?
  • Inteligência de anúncios do Spotify: como funciona?

Relevância de anunciar no Spotify

De acordo com a própria plataforma de anúncios do Spotify, a Spotify for Brands: “Nós somos o número 1 em conexão emocional entre usuários de aplicativos mobile, e as pessoas dizem que os anúncios no Spotify fazem com que as marcas pareçam mais relevantes e confiáveis.”.

Além disso, os anúncios no Spotify – diferentemente do Google Ads e Facebook Ads, que são self-service – são construídos em parceria com o serviço de streaming. Dessa forma, um colaborador do Spotify auxilia todo o processo de criação do anúncio. O mesmo é estruturado e segmentado de acordo com seus objetivos e público-alvo.

Como anunciar no Spotify?

O anúncio do Spotify é feito por meio do Spotify for Brands e pode ser criado de acordo com os seguintes tipos de anúncios:

Áudio

Esse tipo de anúncio é tocado nos intervalos entre as músicas. São 30 segundos de anúncio entregues a cada 15 minutos de música. A propaganda também conta com arte da capa e o nome da campanha clicável. O formato é entregue em todas as plataformas do aplicativo: desktop, web, celular, tablet, tvs smart e vídeo games.

Como anunciar no Spotify? Exemplo de anúncio de áudio

Vídeo

Existem duas formas de anunciar no Spotify por meio de vídeo: sessão patrocinada e vídeo takeover.

Na sessão patrocinada, disponível apenas para o aplicativo móvel, em troca de assistir um vídeo da sua marca, o usuário ganha 30 minutos de música sem interrupções. Ao final da exibição é possível acrescentar um banner clicável. Essa é uma maneira inteligente de prender a atenção do público e conceder a ele um bônus por isso.

Já o vídeo teakeover, disponível para o aplicativo móvel e desktop, conta com anúncios de vídeos de 15 a 30 segundos que aparecem nos intervalos entre as músicas. As visualizações são contabilizadas somente se assistido pelo usuário até o final.

Como anunciar no Spotify? Exemplo de anúncio de vídeo

Display ou Banner

Neste formato de anúncio a sua marca pode lançar mão de banners, estáticos ou móveis, dentro da plataforma de streaming. Existem algumas diferentes potencialidades nesse tipo de anúncio:

  • Overlay: quando o usuário sai do aplicativo para usar outra funcionalidade do smartphone, na volta, ele recebe um anúncio em banner da sua marca;
  • Leaderboard: recurso para web player ou desktop, no qual o anúncio é exibido em banner clicável por 30 segundos para o usuário;
  • Homepage takeover: fica disponível por 24 horas na homepage, o recurso é apenas para desktop, aqui, o ideal é que o anúncio conte com elementos interativos.

Banner para análise gratuita de Marketing Digital

Sponsored playlist

Entre as opções de como anunciar no Spotify, essa é uma maneira de interagir mais fortemente com o público-alvo na plataforma. Nesse modelo, o próprio Spotify cria playlists, alinhadas com o seu público, e você pode patrociná-las. Assim, entra na programação do usuário de uma maneira mais orgânica e, no intervalo entre as músicas, tem a chance de se conectar com ele com anúncios mais diretos.

Página do anunciante

A página do anunciante também é uma forma de como anunciar no Spotify na qual é possível criar um microssite na plataforma. Nele, você pode postar vídeos, imagens com links, blogs, notícias e comentários, sendo tudo integrado ao player do aplicativo. Na página do anunciante, qualquer outro anúncio é bloqueado, com exceção dos anúncios tradicionais de áudio.

Como anunciar no Spotify? Exemplo de página do anunciante

Inteligência de anúncios do Spotify: como funciona?

Para colocar esses variados formatos de anúncio na sua plataforma, o Spotify usa como estratégia de segmentação, além de local e hora, as playlists, de acordo com temas, climas e atividades que sejam de interesse para o seu público. Com, por exemplo: playlist para treino de academia, playlist para cozinhar, playlist para relaxar, etc.

A segmentação também pode ser feita de acordo com o gênero musical, e ainda, com a plataforma utilizada pelos usuários, seja mobile, desktop, navegador, etc.

Agora que você já sabe como anunciar no Spotify e, o melhor de tudo, já sabe que recebe auxílio dos próprios profissionais da plataforma de streaming para atingir os resultados esperados, é hora de colocar essa estratégia de mídia paga no seu plano de Marketing Digital.

Conte com a E-Dialog para anunciar no Spotify

Para cuidar de toda a sua estratégia de Marketing Digital conte com a E-Dialog, premiada agência de Inbound Marketing. Entre em contato pelo formulário abaixo:


Leia também

Confira nossos outros artigos sobre como anunciar nas redes sociais e outros canais online: