O que esperar do cenário digital para o próximo ano? Conheça agora as 5 tendências de marketing digital para 2019. E ao final, com uma dica bônus de como estamos aplicando a quinta dica aqui na agência.
1 Vídeos
Até 2019 cerca de 80% do tráfego da internet será em formato de vídeos. Dessa forma, produtores de conteúdo deverão entender como adaptar os mais diversos tipos de conteúdo para o audiovisual. Uma tendência em vídeos para Internet que tem se ampliado são os vídeos na orientação vertical, principalmente com o aumento da produção em vídeo via Facebook e Instagram.
Especialistas que trabalham com as redes sociais citadas já entenderam que muitas vezes esse formato de conteúdo é priorizado pelo algoritmo, reforçando que o usuário fique mais tempo nessa rede. Também houve um movimento no qual o tamanho dos vídeos permitidos só vem aumentando, culminando até mesmo na criação do Instagram Stories (para competir de frente com o Anapchat) e a criação da IGTV mais recentemente neste ano de 2018.
O fato é que as marcas devem se atentar para os mais diversos tipos de vídeos que podem ser criados em vídeo, seja para YouTube, Instagram ou Facebook.
2 Busca por voz
O uso da tecnologia por voz, principalmente nos smartphones e outros assistentes, como o Google Home ou o Amazon Echo tem crescido vertiginosamente. Para os especialistas que trabalham com SEO, a tendência é pensar como funciona a busca falada e não mais digitada no teclado. Algumas expressões tendem a surgir ou serem priorizadas, tal como a tendência de um usuário fazer uma pergunta por voz. Além disso, crianças que ainda não foram alfabetizadas utilizam com muita naturalidade a busca por voz e isso só tenderá a crescer.
Toda essa tecnologia por voz hoje é melhor compreendida pelos buscadores, principalmente o Google, porque eles conseguem interpretar não somente a palavra literal que o usuário está buscando, mas também o contexto da pesquisa.
3 Sua marca

Exemplo do crescimento de buscas pela palavra Airbnb em detrimento de “alugar apartamento em NY”
Ao atrelar o nome da sua marca ou o de um produto ao que deseja vender, você se torna único – não há competição quando é feita uma “branded search” (busca por marca). Algumas dicas: buscar nomear produtos, campanhas e, claro, reforçar o próprio nome reforçam a estratégia institucional. Obviamente, não somente no Google Ads, mas também nas redes sociais, site, e-mail e outros canais que reforcem a marca.
4 SEO Local
Os estabelecimentos físicos locais (lojas, restaurantes, consultórios, etc) podem se beneficiar da busca orgânica no Google através da otimização de uma série de ferramentas à disposição. Construir um perfil no Google Meu Negócio, obter e gerenciar avaliações no Trip Advisor, produção de conteúdo local, entre outros, são algumas das soluções.
5 Flywheel Marketing
Já falamos amplamente dessa tendência no artigo “O que é flywheel marketing”, mas basicamente para esse ano, com o modelo proposto pela Hubspot, uma novidade de colocar o cliente no centro de todas as decisões e ações estratégicas surgiu com força.
O flywheel funciona como uma analogia para uma roda que no início precisa de muita força aplicada para começar seu movimento. Porém, à medida que começa a girar esse movimento fica mais fácil, ganhando mais velocidade e demandando menos energia. Assim é também no marketing: no início de um projeto é necessário mais impulso aplicado e quando as ações vão ganhando mais força, de forma mais natural as demais ações são postas em prática.
Com a nova visão do flywheel entende-se que todas as forças devem se concentrar pra ampliar o relacionamento. Em oposição ao tradicional funil de vendas, que parece guiar o olhar para o final: o fechamento de uma venda. Já a nova visão engloba a satisfação e felicidade do cliente para impulsionar todas as etapas do funil.
Bônus!
Sobre colocar o cliente no centro, a E-Dialog promoveu um Café da manhã especial para clientes em setembro. A intenção era a de justamente promover e estreitar esse relacionamento entre a agência e esses parceiros. Por isso, durante o café, além da integração, apresentamos as tendências para 2019 em primeira mão para todos os presentes. Entregar valor, coletar feedback e aumentar a conexão da equipe E-Dialog com clientes foi uma ação especialmente desenvolvida pelo time de Sucesso do Cliente.

Primeiro Café com Clientes e Parceiros – E-Dialog 2018
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