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Tendenza

Indústria de Moda que agora consegue Vender pela Internet

A Empresa

A Tendenza é uma marca de roupas voltada para vendas em atacado em todo Brasil. Atualmente, a Tendenza conta com a loja de fábrica, o showroom em São Paulo e 2 lojas próprias. Além disso, possui representantes em todo Brasil que vendem para diversas lojas multimarcas. A E-Dialog foi a agência escolhida para trabalhar o marketing digital da empresa, aplicando ações de Inbound Marketing desde o final de 2015.

O desafio encontrado

A empresa possuía uma base com cerca de 5000 mil clientes/representantes cadastrados e atinge somente 20% desses em ações online. O objetivo inicial, portanto, era ativar esses clientes inativos para aumentar o número de vendas online (que pouco representavam no faturamento da Tendenza). Além disso, detectamos outros desafios:

  • Não havia estratégia para captação de potenciais interessados nos produtos da Tendenza – só havia um formulário de contato no site;
  • A empresa possuía um perfil no Facebook e não uma página, que é o recomendado para empresas;
  • Baixo engajamento nas redes sociais, com poucas menções.

A solução em Inbound Marketing

  • Foi segmentada a base de leads do cliente de acordo com estágio no funil de vendas e interesses. Exemplo: lojistas que já compravam com a Tendenza ou representantes que há mais de 1 ano não faziam pedidos. Com uma comunicação personalizada e a nutrição dos leads, o objetivo era educar os clientes para aumentar ticket médio, ativar clientes e reposicionar a marca a medida em que novas coleções surgiram.
  • Emails marketing pontuais são enviados, sob demanda, em datas comemorativas e para divulgar ofertas e promover notícias relevantes do segmento.
  • Reformulação do conteúdo das redes sociais, tornando estas também um ponto de relacionamento com os leads, fornecendo informações para os representantes e mantendo o contato da marca.
  • A Tendenza criou uma equipe de Inbound Sales, dentro de estratégia definida pela E-Dialog.

Atualmente a metodologia de Inbound Marketing é aplicada a cada nova coleção de roupas da Tendenza, com uma periodicidade de 3 meses.  O objetivo principal traçado é fazer com que o lead entre em contato com a fábrica para que haja possibilidade de negociação, sendo esse um trabalho de Inbound Sales.

  • Nas redes sociais trabalhamos com a divulgação das coleções de acordo com os lançamentos das novas linhas. Expondo as peças e as tendências de cada ciclo, e também com a produção de conteúdos educativos para os representantes.

Daniel Couto, Sócio da Impulso Audiovisual

Principais resultados atingidos com Inbound Marketing para Moda

Faturamento de cerca 70 mil reais com as vendas Inbound da Coleção Primavera 2017

Possui mais de 33 mil curtidas no Facebook e mais de 16 mil seguidores no Instagram

Hoje o marketing digital tem grande representatividade na estratégia da empresa. Através dele é possível dar apoio aos representantes, auxiliando na captação de clientes ao entregar leads qualificados para os mesmos.