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Tendenza
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A Tendenza é uma marca de roupas voltada para vendas em atacado em todo Brasil. Atualmente, a Tendenza conta com a loja de fábrica, o showroom em São Paulo e 2 lojas próprias. Além disso, possui representantes em todo Brasil que vendem para diversas lojas multimarcas. A E-Dialog foi a agência escolhida para trabalhar o marketing digital da empresa, aplicando ações de Inbound Marketing desde o final de 2015.

O desafio encontrado

A empresa possuía uma base com cerca de 5000 mil clientes/representantes cadastrados e atinge somente 20% desses em ações online. O objetivo inicial, portanto, era ativar esses clientes inativos para aumentar o número de vendas online (que pouco representavam no faturamento da Tendenza). Além disso, detectamos outros desafios:

  • Não havia estratégia para captação de potenciais interessados nos produtos da Tendenza – só havia um formulário de contato no site;
  • A empresa possuía um perfil no Facebook e não uma página, que é o recomendado para empresas;
  • Baixo engajamento nas redes sociais, com poucas menções.

A solução em Inbound Marketing

  • Foi segmentada a base de leads do cliente de acordo com estágio no funil de vendas e interesses. Exemplo: lojistas que já compravam com a Tendenza ou representantes que há mais de 1 ano não faziam pedidos. Com uma comunicação personalizada e a nutrição dos leads, o objetivo era educar os clientes para aumentar ticket médio, ativar clientes e reposicionar a marca a medida em que novas coleções surgiram.
  • Emails marketing pontuais são enviados, sob demanda, em datas comemorativas e para divulgar ofertas e promover notícias relevantes do segmento.
  • Reformulação do conteúdo das redes sociais, tornando estas também um ponto de relacionamento com os leads, fornecendo informações para os representantes e mantendo o contato da marca.
  • A Tendenza criou uma equipe de Inbound Sales, dentro de estratégia definida pela E-Dialog.

Atualmente a metodologia de Inbound Marketing é aplicada a cada nova coleção de roupas da Tendenza, com uma periodicidade de 3 meses.  O objetivo principal traçado é fazer com que o lead entre em contato com a fábrica para que haja possibilidade de negociação, sendo esse um trabalho de Inbound Sales.

  • Nas redes sociais trabalhamos com a divulgação das coleções de acordo com os lançamentos das novas linhas. Expondo as peças e as tendências de cada ciclo, e também com a produção de conteúdos educativos para os representantes.

Principais resultados atingidos com Inbound Marketing para Moda

  • Faturamento de cerca 70 mil reais com as vendas Inbound da Coleção Primavera 2017;
  • Possui mais de 33 mil curtidas no Facebook e mais de 16 mil seguidores no Instagram;

Hoje o marketing digital tem grande representatividade na estratégia da empresa. Através dele é possível dar apoio aos representantes, auxiliando na captação de clientes ao entregar leads qualificados para os mesmos.