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Case: Procopão

 

Sobre o Procopão

Aberto desde 1929, além de ser um dos restaurantes mais tradicionais de Juiz de Fora, o Procopão também ostenta o título  de um dos mais antigos do Brasil. Ele conquista o paladar de seus clientes com pratos únicos que mesclam o melhor da culinária mineira à dos imigrantes e descendentes (italianos e portugueses) que fizeram parte de sua história.

O Desafio das Redes Sociais

Em agosto de 2018 recebemos o desafio de trabalhar a marca Procopão no universo digital e dar início às comemorações de 90 anos do bar nas plataformas online. Além disso, também deveríamos agir em cima de algumas das maiores dores apontadas pelo cliente. São elas:

  • Construir uma segmentação acertada, garantindo que os anúncios e conteúdos seriam entregues para o público correto;
  • Oficializar as redes sociais como principal canal de comunicação da marca com seu público.

Conteúdo que envolve: trazendo um relacionamento de 90 anos para as redes sociais

Durante a fase de diagnósticos, identificamos que grande parte da relação que o clientes criaram com a marca, estava atrelada à relação que eles possuíam com os proprietários e funcionários do estabelecimento.

Também conhecido como “Bar da Tentação”, o Procopão escreveu a sua história junto a de centenas de famílias de Juiz de Fora, estabelecendo assim, uma forte ligação emocional. Pensando nisso, estipulamos que utilizaríamos as redes sociais como uma extensão deste relacionamento. 

Ou seja, além das postagens de produto, trabalhando os pratos, bebidas e sobremesas do cardápio da casa, também usamos fotos da família dos proprietários e recontamos alguns momentos especiais vividos no bar. 

Nesta mesma editoria, também mostramos os funcionários da casa, os grandes responsáveis pelo atendimento nota 10 que sempre gera elogios.

 

Ações de ativação de marca

Para dar um ar de bastidores, estipulamos uma rotina de Stories gravados e postados in loco no Instagram oficial da marca.

Neles, os proprietários falam sobre horários de funcionamento especiais, promoções, sorteios, os pratos que estavam sendo produzidos, o trabalho da equipe de chefs e garçons, além de convidar os mesmos para contar algumas curiosidades sobre os pratos. 

Com um ar super informal e convidativo, um canal que antes era ignorado pela marca e seus seguidores cresceu e se desenvolveu.

Ferramentas Utilizadas 

 

No Instagram:

Dentro do Instagram utilizamos os Stories, as publicações de feed e, em ocasiões pontuais, o IGTV.

No Gerenciador de Anúncios:

Utilizamos a ferramenta de criação de públicos para subir o mailing de clientes já fidelizados pela marca. A partir deste público, criamos um público semelhante e, além disso, também criamos personas baseadas nas segmentações por gosto.

Resultados Reais

De 3206 seguidores o perfil saltou para 11069 seguidores, resultando em um total de 7863 novos seguidores.

  • Durante o período, também registramos os seguintes números:

    • 24.750 visualizações de perfil, resultando em um crescimento de +529,61%;
    • 1.417.509 impressões do conteúdo postado nas redes,  resultando em um crescimento de +495,82%;
    • 690.989 de alcance, resultando em um crescimento de +484,10%.

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+Visualizações no perfil

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+Impressões de conteúdo

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+Crescimento em alcance

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+Crescimento de seguidores

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