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Case: IEEP

Como quadruplicamos o faturamento do Cliente nos três primeiros meses de projeto

Sobre o IEEP

O IEEP, Instituto de Educação por Experiência e Prática, iniciou suas atividades em agosto de 2016, com sede em Juiz de Fora/MG, e atua com cursos e treinamentos em diversas cidades da Região Sudeste do Brasil. Com uma equipe de 5 pessoas, a empresa de pequeno porte tem foco em workshops In Company e um método de ensino próprio para criar experiências únicas aos alunos: Os cursos contam com 50% prática, 30% compartilhamento de conhecimento e 20% de teoria.

O objetivo do Instituto é formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, com todas as competências necessárias para o sucesso no trabalho. Dentre diversas opções, a equipe de profissionais do IEEP é especializada nas seguintes áreas: Scrum, Gestão de Tempo e Produtividade, Marketing e Vendas, Liderança e Design Thinking. O público-alvo do IEEP é dividido entre empresários juniores, líderes, profissionais de RH e empresas de grande porte.

O Desafio

Os maiores desafios que o IEEP apresentava antes de contratar a E-Dialog eram:

  • A falta de reconhecimento da marca;
  • Falta de um posicionamento online
  • Identidade indefinida
  • Vendas pouco satisfatórias em seus cursos e workshops.
  • Não havia estratégias de SEO, sem pesquisas de conteúdo e palavras-chave
  • O site da empresa não era encontrada no Google – nem de forma paga, nem de forma orgânica.
  • O Facebook não continha um público-alvo segmentado corretamente e não havia conteúdo para todas as etapas do funil – não havia captação de leads e, consequentemente, poucos clientes novos.
  • Não havia, antes da implementação do RD Station e início do projeto do IEEP com a E-Dialog, uma captação de oportunidades e conteúdos para transformá-los em vendas, nem era mantido um relacionamento com o cliente no pós-venda.
  • Além disso, um dos pedidos da equipe do IEEP era alavancar as vendas dos cursos In Company e medidas que trouxessem para a empresa um maior público vindo desta área.

 

A solução

Nas primeiras semanas de projeto do IEEP com a E-Dialog fizemos o planejamento de estratégias e materiais que seriam lançados para nutrirmos todo o funil e adquirirmos mais leads para a empresa. Nosso objetivo, a princípio, era o reconhecimento da marca e posicionamento no mercado das empresas de consultoria e treinamentos na região de atuação. Para isso fizemos um conteúdo estratégico para captação de leads interessantes para a empresa. Com Materiais Ricos de interesse do público-alvo, iniciamos a captação desses leads e nutrimos com conteúdos divulgados a partir de fluxos de e-mails. Um dos cursos mais procurados do IEEP é o de Scrum, onde a metodologia de gestão ágil de projetos é ensinada desde seu conceito até sua aplicação, por isso criamos um Ebook de introdução ao Scrum.

Seguindo nesta linha, criamos Landing Pages com materiais ricos atrativos para as personas do IEEP, seguindo o objetivo do cliente de vendas em determinados cursos. Por exemplo, testes que abordam os temas Inteligência Emocional, Liderança e um Ebook sobre Liderança, todos divulgados nas Redes Sociais – utilizando Mídia orgânica e paga.  

Além disso, reformulamos toda a parte visual do IEEP, dando uma identidade maior à marca e criando artes harmônicas para um feed atrativo nas Redes Sociais. Trouxemos a ideia de agilidade – tão explorada nos cursos do Instituto – ao usarmos esportistas e animais para ilustrar as divulgações dos produtos da empresa.

Já para melhorar o SEO, que era praticamente inexistente, fizemos alterações estruturais no site, acompanhamento e reparo de erros e blog posts semanais com conteúdos voltados para o bom ranqueamento e análise das palavras-chave principais para o Instituto.  Como um dos objetivos do projeto era a maior venda dos cursos, em todos eles divulgamos com artes exclusivas – para cada curso/workshop de acordo com o tema – no LinkedIn, Facebook e Instagram, Facebook Ads e Google Ads. Além disso, fizemos posts do blog com CTA para as inscrições dos cursos e envio de emails marketing para a segmentação do RD feita de acordo com a cidade do lead (graças à integração do Sympla, plataforma de inscrição nos cursos, com o RD, conseguimos manter a base de clientes atualizada automaticamente e, consequentemente, conseguimos realizar o pós-venda e continuar o contato com o cliente).

Resultados alcançados

  • O primeiro material rico divulgado nas Redes do IEEP, no primeiro mês de projeto, o Ebook de Liderança, chegou a 77% de conversão no RD Station.
  • Ainda no tema, publicamos um teste também de Liderança para focarmos no público com interesse na área, adquirindo também uma ótima taxa de conversão da Landing Page, 54% ainda no início do projeto.
  • Mantivemos as Landing Pages com mais de 30% de conversão nos materiais ricos produzidos, sendo a captação distribuídas ao longo dos primeiros três meses de projeto.
  • Aumentamos em mais de 8.594% o número de acesso do site entre maio-agosto de 2018, investindo corretamente na mídia paga e otimizando o site para alcance orgânico.

A partir das medidas adotadas pela equipe responsável pelo projeto conseguimos os seguintes números:

  • Aumentar, apenas nos três primeiros meses de projeto, em 140% o número de cursos aplicados pelo IEEP.
  • Sendo 180% de aumento no número nos cursos InCompany, um dos produtos que o IEEP desejava aumentar a receita.
  • Desde que implementamos o Inbound no Instituto, houve aumento de *467% no faturamento da empresa.

          *Dados entre maio e agosto de 2018

 

%

+ aumento cursos InCompany

%

+ faturamento

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“Estamos com a E-Dialog há pouco mais de três meses e, mesmo nesse curto período de tempo, já pudemos notar vários resultados positivos. Além de aumentarmos nossa cartela de clientes em potencial, conseguimos atingir com mais precisão os setores alvo definidos no planejamento de marketing. Os serviços convertidos após a implementação do trabalho já superaram o investimento feito e nos trouxe a possibilidade de trabalhar com clientes que não atingiríamos com uma estratégia comercial mais convencional.” – Daniel Couto, sócio-proprietário da Impulso Audiovisual

Daniel Couto

Sócio-diretor, Impulso Hub

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