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Case: Lance Fácil  

O caminho que aumentou os cadastros do Lance Fácil

em mais de 50% em um trimestre

As estratégias de Marketing Digital unificadas no RD Station aumentaram os Trials e o faturamento da empresa mês a mês; o faturamento chegou a crescer 22%

 

 

Sobre o Lance Fácil

O Lance Fácil é uma empresa de software que desenvolve soluções para o mercado de licitações do Brasil. O software é dividido em módulos que facilitam e automatizam a participação em pregões eletrônicos. As soluções consistem em: busca de editais, acompanhamento de proposta, lances automáticos, entre outras.  

O produto foi criado com o objetivo de tornar o mercado de pregões mais competitivo, dando mais oportunidades ao pregoeiro de ser fornecedor do governo.  

Grandes empresas dominam o mercado, pois possuem pessoal dedicado às disputas, inclusive com departamentos específicos para o trabalho. As empresas menores não podem dispor de tal investimento, porém com os softwares do Lance Fácil, a competição fica mais justa e pequenos fornecedores podem crescer. A solução para as pequenas empresas viria através da tecnologia! Mas, como vender um SaaS sem um trabalho de marketing?

 

O Desafio Encontrado 

O Lance Fácil, enquanto Saas, era totalmente dependente das estratégias de outbound e desejava buscar outras alternativas de captação de clientes. Também não possuía trabalho de marca ou de presença online. As vendas eram captadas de forma ativa, com o departamento comercial fazendo abordagem de empresas listadas como prospects de fornecedores do governo.

Sem ferramentas de Inbound Marketing aplicadas, não havia controle sobre quantos visitantes estavam se tornando leads e quantos leads se tornavam oportunidades, sendo estas cadastros para teste gratuito.  

Não havia como pensar em estratégias de crescimento e planejar ações de conversão de clientes que não precisassem da captação ativa do setor comercial. Assim, precisávamos aumentar as oportunidades para gerar mais vendas. 

As Soluções em Marketing Digital

 

A solução pensada para resolver esses problemas foi criar uma estrutura de Inbound Marketing saudável, trazendo os dados para o RD Station e acompanhando o crescimento, gerando ações subsequentes para fortalecimento do funil. Para alimentar o RD, precisávamos de um planejamento de marketing digital completo. 

Pensamos em estratégias de geração de visitantes pagos e captação de leads. Os visitantes e leads teriam que ter contato com os CTAs do teste gratuito da plataforma, pois este cadastro consiste na geração de oportunidades. 

De fevereiro até setembro de 2019, trabalhamos dois materiais ricos para captação de leads, ambos com taxas de conversão acima de 37%, considerada de grande sucesso. Os materiais foram disponibilizados nas redes sociais através de anúncios de conversão. Também foram trabalhados anúncios de tráfego nas redes sociais e no Google Ads para levar a persona para o site, onde as soluções são bem apresentadas com CTAs de teste gratuito. 

Para complementar essas ações, automatizamos os e-mails para estimular o cadastro no trial. Nosso funil foi trabalhado para a geração de oportunidades, pois consideramos o teste gratuito a principal chance de converter clientes. Conseguimos frequentemente mais que o dobro da taxa indicada pelo benchmarking para o setor de Software e Cloud (dados da Resultados Digitais).

 

Resultados Reais

Tomando como base um semestre de trabalho consistente com o RD Station, temos o crescimento dos leads e das oportunidades. Também, da taxa de conversão, fixada em uma média de 12,20% para o setor de Software e Cloud (dados da Resultados Digitais). 

A taxa de conversão acima da média do mercado não foi o único dado que aumentou. Os dados mais essenciais para a empresa em si, como faturamento, aumentaram, demonstrando não apenas um ganho em métricas, mas um crescimento real do Lance Fácil. A empresa observou um aumento contínuo, trimestre a trimestre, das vendas, faturamento e cadastros no sistema do Lance Fácil. 

Os gráficos acima mostram como uma empresa que divulga seu produto através das estratégias de Inbound Marketing tem o potencial de alcançar um crescimento consistente, agregando novas formas de conquistar clientes às tradicionais já usadas.

 

O case que descrevemos acima considera os dados de março a agosto de 2019. O projeto iniciou-se no final de janeiro de 2019. O período escolhido desconsiderou o primeiro mês de projeto quando promovemos uma organização dos processos de marketing do cliente.

 

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