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Em nosso 5º Natal do blog, não poderia faltar a projeção que fazemos para o próximo ano com tendências para o marketing digital. Veja então o que imaginamos para 2015:

1) Crise é realmente oportunidade para marketing digital

Os analistas mais otimistas não preveem para o Brasil em 2015 um crescimento muito superior a 1% (imagine os pessimistas). Teoricamente, seria um cenário assustador para o mercado publicitário – afinal, como você já deve ter escutado por aí, a comunicação e o marketing costumam ser cortados em tempos de crise.

Em 2008, a crise que atingiu a economia americana se refletiu no crescimento do marketing digital ,como mostra o gráfico abaixo.

Entretanto, pouco tempo depois o mercado se recuperou e cresceu num ritmo ainda maior. Em 2013, conversando com um funcionário do Google, ele me explicava que a empresa crescia forte em países emergentes e países num período de crise como os da região europeia pós-2008. A explicação é até simples:

As verbas reduzidas levam a cortes em mídias “mais caras” como TV. Por outro lado, a maioria das empresas não sobrevive sem ações de comunicação. Portanto, buscam alternativas mais assertivas e “baratas”. Aí o marketing digital é imbatível: o nível de segmentação das campanhas é incomparável a qualquer outra mídia e o custo bem mais flexível.

Digital-Advertising-and-Membership-Marketing

2) Mais concorrentes, mais anúncios e menos posts

Há alguns dias estava conversando com um dono de imobiliária que já é consolidada no mercado há 15 anos. Ele me explicava que ao anunciar no jornal impresso, o que faz desde que começou, não sente mais os mesmos resultados. E que viu crescer o número de contatos vindos da pesquisa no Google e das redes sociais. A consequência é que para 2015 ele quer tentar mais ações online para poder comparar o retorno com o offline. Ainda que o item 2 tenha relação direta com o item 1, esse é um outro sinal: a concorrência vai continuar aumentando online.

Mais e mais empresas estão percebendo que o online é uma boa alternativa. Isso vai exigir da sua empresa mais anúncios e menos posts. Ou seja, ao invés de criar 10 posts toda semana no Facebook, crie 4 ou 5 e invista em Facebook Ads (patrocinar os posts). Provavelmente a sua marca vai aparecer bem mais e o retorno será maior. Em algumas redes como o Instagram o volume de posts ainda é fundamental mas a tendência é que mesmo o Instagram crie filtros e anúncios em 2015, como fez o Twitter recentemente.

3) Mais mobile, menos desktop

Peguei os dados de alguns clientes aqui para entender o que está acontecendo e em todos o tráfego mobile dos site cresceu de 5% a 15%. Me refiro a participação do tráfego em relação ao desktop. Em números absolutos o crescimento é ainda maior.

Exemplo – Cliente com público principal na faixa de 30 a 45 anos

Em novembro de 2013: 25% do tráfego vindo de tablets e smartphones (tráfego mobile).
Em novembro de 2014: 35% de tráfego mobile. Só os celulares já correspondem aos 25% do ano passado.

Referência: Tráfego mobile deve dominar até 2018

4) Mais investimento, mais vagas

Os profissionais da área devem esperar mais oportunidades em 2015. E os profissionais qualificados, melhores salários. O aumento da investimento e da concorrência vai exigir um profissional ainda mais preparado – a tendência é termos mais especialistas com conhecimento técnico aprofundado. Exemplo: se antes você era redator para redes sociais/blogs/sites, agora pode surgir a oportunidade de ser redator de vídeos do YouTube, redator de redes sociais focado em moda, etc. O profissional que cuida de mídia, por exemplo, pode ir somente para o Google Adwords ou focar em Google Analytics, métricas. Novas possibilidades vão surgir e o profissional muito genérico pode perder espaço e ser mal remunerado.

Aproveitando essa tendência (e fazendo um pequeno #ad), lançamos uma escola de treinamento em marketing digital, tecnologia e design, a Inspirar Digital.

Seja bem-vindo a participar e interagir conosco – o objetivo agora é fazer o digital crescer ainda mais em 2015!

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Um feliz Natal e um 2015 ainda mais feliz para todos!

Renan Caixeiro, Diretor E-Dialog