(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que estou longe de ser especialista em cinema. Entretanto, quando o assunto é filmes sobre Internet, dou meus pitacos. De acordo com a PC World, desde que Fritz Lang mostrou o robô Maria, em 1927, no clássico sci-fi Metropolis, os computadores têm sido parte da indústria cinematográfica.

A popularização da Internet, no entanto, é um fenômeno relativamente recente (a Internet em si teve seus primeiros passos na década de 60). Já no último Oscar, tivemos o ótimo “The Social Network” entre os favoritos, filme que relata o maior sucesso na Internet nos últimos tempos: o Facebook.

Para relembrar como o cinema retratou o crescimento da Internet, fomos buscar na década de 90 e no início de 2000 dois “clássicos” e uma “tragédia”.

Filmes sobre Internet

1. Matrix (1999)

De certa forma, podemos dizer que Matrix não fala diretamente de Internet. Mas o conceito do filme seria possível sem a mesma? Difícil. A Internet em Matrix evoluiu para um sistema inteligente artificialmente que dominou o planeta e transformou os humanos em meras “baterias”. Adoramos esse filme! E não é só a gente. O criador do Second Life, Philip Rosedale, conta que Matrix serviu de inspiração em sua obra. Fizeram 2 sequências mas o que vale a pena lembrar mesmo é o primeiro filme.

2. Startup.com (2001)

Lembra da “bolha do .Com” ou “bolha da Internet“, que estourou em 2000? De 1995 a 2000, o mercado de empresas focadas em Internet cresceu incrivelmente nos Estados Unidos. Entretanto, em meados de 2000, o retorno esperado não veio e as ações dessas companhias começaram a cair no mesmo ritmo em que subiram. Em 2001, a maioria estava falida. Startup.com mostra exatamente isso, acompanhando o dia-a-dia de uma novata (GovWorks.com), do crescimento astronômico à queda. Um retrato de uma era que não podemos esquecer – principalmente em nossa época, em que a Internet volta a receber enormes investimentos.

Filmes sobre Internet3. The Net – “A rede” (1995)

Alguns dizem que esse é o pior filme já feito sobre Internet (a falta de criatividade começa no título). Não assistimos muitos mas, com certeza,  esse é daqueles “esquecíveis”. A ideia do filme era mostrar que a Internet (até então uma novidade) seria um meio de o governo manter a vigilância sobre os cidadãos e também facilitaria a “perda de identidade”, uma vez que tudo seria virtual. Sobra para Sandra Bullock, que recebe um tipo de programa que dá acesso a todos computadores do governo – e, claro, os bandidos vão atrás da moça. O filme rendeu cerca de 100 milhões de dólares e até uma série de TV em 2008 que não passou da primeira temporada. Apesar da bilheteria, as bizarrices não compensam!