(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Você está preparado para vender on-line? Basta realizarmos uma breve busca no Google e encontraremos dezenas de sites onde você poderá criar loja virtual em alguns minutos com investimentos mínimos, mas, será que isso é o suficiente para vender online? Quando queremos abrir um negócio físico, por menor que ele seja, normalmente consideramos custos básicos como luz, água, telefone, internet, locação de sala, IPTU, etc. mas quando queremos criar uma loja virtual nem sempre isso é considerado.

A FALTA DE CONHECIMENTO  E PLANEJAMENTO

O que mais vemos na internet são anúncios muito atrativos que prometem a você criar uma loja em minutos, sistemas que te permitem receber via cartão com um simples cadastro e muito mais, mas você se lembrou que por trás de um e-commerce é necessário uma empresa exatamente igual a uma empresa física ? O e-commerce muda a forma como você irá apresentar e vender os seus produtos, mas por trás é necessário tudo que você precisa para vender em sua loja física. Planejamento, estratégia, investimento e trabalho, muito trabalho como em qualquer negócio. Quando as empresas dizem que você cria uma loja em 5 minutos, elas se referem ao tempo para você ter o seu site e começar a cadastrar o seu produto, mas acredite, essa é a parte final do processo.

PARA TER RESULTADOS É NECESSÁRIO INVESTIR

Segundo o registro.br, somente no brasil existem cerca de 3.500.000 de domínio registrados na internet, todos procurando seu lugar ao sol e querendo atrair visitantes. Em contrapartida temos grande parte das buscas sendo realizadas no buscador Google, onde temos na primeira página somente 10 resultados que são exibidos, para cada termo de busca, então, qual a probabilidade de você criar um site e ele ser localizado pelos seus potenciais consumidores sem qualquer investimento? Possivelmente nenhuma. Seja uma grande ou pequena empresa, todos necessitam realizar algum tipo de investimento para obter resultados, investimentos estes que podem ser financeiro ou em hora/trabalho e isso nem sempre é levado em consideração.

RESULTADOS IMEDIATOS

Todos os meses vemos lojistas que criam suas lojas online e no outro mês solicitam cancelamento por afirmarem não ter tido resultado. Mesmo considerando uma empresa bem estruturada, que tenha todo um planejamento estratégico e bom investimento em marketing, é preciso estar ciente que os resultados aparecem com o tempo e que você não irá ter resultados impressionantes simplesmente por criar um anúncio no Google e ter um produto com um preço razoável.  Conseguir ter credibilidade no mercado, criar um relacionamento com seus clientes, ter uma marca confiável são tarefas demoradas e que exige paciência e muito trabalho.

O CAMINHO FÁCIL

A internet veio para revolucionar o mundo, mas com ela também vieram uma quantidade enorme de informações incorretas que apenas tomam tempo e dinheiro daqueles que optam pelo caminho mais fácil.  Bases de contatos com milhares de e-mails para fazer “e-mail marketing”. Ferramentas que prometem cadastrar os sites em milhares de buscadores, anúncios que prometem trazer milhares de visitas por alguns centavos, entre outras pegadinhas que encontramos pela internet, são apenas alguns exemplos daquilo que não deve ser feito, que não trarão resultados e que irão tomar seu tempo e dinheiro.  Qualquer tipo de serviço ou ferramenta que promete resultados rápidos, fáceis ou barato devem ser muito bem analisadas. Pesquise, estude, participe de fóruns, veja a opinião de quem já passou pelo mesmo problema que você está tendo e verá que existem sim formas corretas e viáveis para todo negócio, mas se for rápido e eficiente não é barato, se for barato e eficiente não é rápido e se for barato e rápido normalmente não é eficiente.

SIM, EXISTE SOLUÇÃO PARA O SEU NEGÓCIO

O e-commerce no brasil ainda está engatinhando e mesmo assim temos números cada vez mais impressionantes, demonstrando ser um caminho sem volta, portanto se você ainda não está na internet, corra para não ficar para trás, mas faça isso da maneira correta.

O primeiro passo antes de sair criando um site e cadastrando seus produtos é ler, ler muito. Separe pelo menos 1 hora do seu dia para leitura. Participe de fóruns de discussão no Facebook, leia e-books gratuitos que são disponibilizados em milhares de sites sobre e-commerce, todos em português e saiba onde está pisando antes de se lançar em um mundo desconhecido. Saber onde você está, ter ideia do caminho a trilhar e planejar onde quer chegar farão toda diferença para o seu negócio.

E se você quer otimizar todo este processo, nada melhor do que investir em um serviço de consultoria, onde você poderá contar com auxílio de profissionais qualificados e com experiência de mercado para te ajudar de uma forma muito mais rápida a atingir os resultados esperados.

O futuro já chegou! E você, vai aproveitar essa nova demanda ou vai deixar para seu concorrente?

Sobre o autor : Rafael Metring é graduado em Tecnologia da informação pela UFPR, possui especialização em Gerenciamento de redes, Desenvolvimento WEB, Marketing digital e atua há 10 anos como diretor de e-commerce na Iphouse, empresa especializada em lojas virtuais para micro e pequenas empresas.