fbpx
Publicado em outubro 5, 2016

Você conhece o trabalho do analista de email marketing?

O analista de email marketing é um novo profissional que está em crescimento no mercado do marketing digital. Mas você sabe o que faz o um analista de email marketing? No post de hoje contamos um pouco sobre essa função dentro das agências e quais as suas atribuições. Será que não está na hora de contratar um para a sua empresa?

analista-de-email-marketing-email-marketing
Foto: Reprodução

O email marketing

O email marketing é uma das ferramentas mais efetivas do Inbound Marketing. Segundo pesquisas feitas na área, esse tipo de investimento é o mais rentável, gerando R$ 44,25 em vendas a cada R$ 1,00 investido, em média. Lucrativo né? Com esse desempenho tão favorável, começa a surgir no mercado novas demandas e as necessidades aumentam. E é nesse panorama de novos formatos de anúncio para a web que surge o analista de email marketing.

 

O profissional de email marketing

Fazer e-mail marketing é muito mais do que uma newsletter mensal. Estão entre as atribuições desse tipo de estratégia do marketing de atração os e-mails que educam os leads, oferecem conteúdo relevante e ajudam a ampliar a rede de contato da empresa com clientes e possíveis clientes. É uma ótima forma de garantir venda e relacionamento. O profissional do email marketing é o responsável por planejar todas as campanhas que serão executadas no período por ele definido. Seja um fluxo de e-mails, campanha de email marketing com oferta, nutrição de leads ou estratégia para call-to-action, toda a logística e execução fica por conta dele.

É de responsabilidade do analista de email marketing segmentar todas as campanhas e organizar os públicos que receberão os e-mails. Uma campanha bem segmentada garante ótimos resultados e ajuda definir as próximas ações. A forma como um público-alvo reage a um estímulo é uma arma poderosa para entender o que é efetivo para ele e como a sua ação deve ser organizada para a próxima.

 

Importância do analista de email marketing

O marketing digital existe para aumentar a interatividade entre as marcas e seus compradores. Isso só pode ser assegurado pelo trabalho de uma equipe que entenda quais são os seus objetivos e dominem as formas de alcançá-los. O analista de email marketing, além de planejar todas as suas ações, assegura uma análise profunda de resultados  e projeções para as próximas campanhas. Esse trabalho exige tempo e dedicação necessários para entender o que deu certo e o que pode ser melhorado. Esse trabalho de testes, mapeamento, execução e análise que fazem a diferença em uma campanha bem sucedida.

Quer saber mais sobre o analista de email marketing? Leia outros posts do blog:

– 4 motivos para investir no Marketing de Atração