fbpx

Muitos canais e vídeos com várias visualizações, possuem algo que muitas pessoas ainda não sabem fazer: vinhetas bem elaboradas.

Por vinhetas, estamos falando das aberturas, cenas com logo e cenas de transição. 

Quando abrimos um editor de vídeo, por exemplo Movie Maker, não temos ideia de como – ou até mesmo se é possível – fazer vinhetas e montagens nessas ferramentas clássicas.

Isso gera dúvida e frustração. Mas afinal, onde podemos ter acesso a essas vinhetas? Qual o segredo dos grandes canais do Youtube e dos perfis de sucesso no Instagram?

Hoje vamos dar uma dica poderosa, para você também conseguir essas vinhetas e vídeos de abertura.

Como (e onde) pegar vinhetas para fazer vídeos?

O segredo das vinhetas e introduções de vídeos estão nos programas certos. Existem programas especialmente feitos para essa função.

Um deles, o qual estou usando ultimamente, é o InVideo.

Nesse editor de vídeo, você tem acesso a vinhetas e “intros”, como páginas de obrigado ou aberturas para fazer seu vídeo.

O próprio software, que é baseado em nuvem, conta com uma vasta biblioteca de vinhetas, com opções formais e opções malucas – como pixels e elementos de videogame, ou elementos intergaláticos. 

Tudo que você deverá fazer nessas vinhetas é posicionar seu vídeo entre elas (entre a intro e o vídeo de desfecho). Sua edição poderá ser feita na própria InVideo, ou fora dele (ideal para vídeos maiores que 20 minutos).

Em algumas horas de uso na plataforma, você se tornará o rei das vinhetas, com uma abertura profissional e de destaque, igual os grandes canais e produtores de vídeos da internet. É sério!

Vantagens do editor baseado em nuvem

Pelo fato do editor de vídeo e a biblioteca estar na internet, baseado na nuvem (cloud), o espaço de armazenamento fica por conta da empresa.

Além disso, você não precisará se preocupar com a velocidade de sua máquina, pois a conexão com a internet será o mais importante.

Como todos documentos e todas ferramentas ficam online, você não precisa fazer atualizações e conta com um banco de fotos e de mídia que sempre se atualiza.

Agora que você entendeu algumas das vantagens (existem outras), vamos falar um pouco de como você vai criar e editar suas vinhetas na prática.

Tutorial: Fazendo sua primeira vinheta

Agora que você está com o editor aberto em seu PC, use a barra de pesquisa para pesquisar “intros” ou páginas de obrigado (para finalizar o vídeo). Então a plataforma vai mostrar diversas opções e cenários.

O ideal é que isso seja feito em uma tela grande, não aconselhamos que seja feito em uma tela de notebook de 15 polegadas, pois do contrário, alguns elementos e opções da página ficarão imperceptíveis. 

Depois de escolher e navegar pelas opções, escolha uma dela para você se familiarizar com as vinhetas, e comece a editá-la. Lembre-se que elas são feitas para facilitar o seu trabalho, então as edições necessárias serão mínimas, como mudança de textos e de posicionamento de quadros.

Para quem for fazer vídeos de redes sociais como Instagram, perceba que o tipo de vinheta é bem diferente, somente tendo aberturas, sem desfechos (pois os vídeos são curtos e diretos).

Você que é Youtuber: A escolha de imagens para a vinheta de finalização, é feita fora da página do Youtube. Lá somente os links dos vídeos são inseridos. Portanto insira imagens de seus vídeos anteriores, fazendo upload no editor.

Opcional: Download da vinheta, para usar em outro programa

Confesso que essa será a melhor opção para aqueles que precisam fazer vídeos mais complexos, como os vídeos de Youtube para seus canais.

Caso você precise somente da vinheta e editar ela, você pode usar o próprio editor de vídeo da InVideo, e depois fazer o download e terminar sua peça final em outro programa (normalmente os editores de desktop).

Então lá na InVideo, escolha os tipos de vinheta que mais te agradam – por exemplo 2 de abertura e 2 de encerramento para o vídeo – edite-os com o nome do canal e logos de redes sociais, e faça o download separadamente de cada elemento.

Já no editor que você normalmente usa, com opções mais avançadas, você poderá posicionar as vinhetas nos lugares apropriados, e configurar o som e efeitos de fade-in ou fade-out.

Faça testes até encontrar o padrão perfeito para seu canal, com a vinheta que mais combina, com a trilha sonora mais adequada (você também consegue escolher a música de fundo, no programa que citamos).

Conclusão

Na internet, existem algumas plataformas criadas para fazer vinhetas e vídeos rápidos. Trouxemos hoje uma delas, que usamos em nosso canal, para você ter uma ideia de como é fácil e simples começar a criar suas próprias vinhetas e páginas de subscribe em seu canal.

Para começar a ter ainda hoje suas vinhetas, você deve mexer um pouco no editor citado, e aprender a mexer nele. Mas fique tranquilo, é fácil e possui vídeos explicando no Youtube como se deve mexer e editar na plataforma. Note que a maioria dos vídeos estão em inglês.