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As vendas pelas redes sociais se tornaram o objetivo de muitos empreendedores com o boom que esse tipo de mídia ganhou nos últimos anos. Sites como o Facebook, Instagram e Twitter tem milhões de acesso diariamente e movimentam milhares de informações durante todo o tempo. Como conseguir se destacar no meio desse mar de pessoas, páginas, publicações e ofertas? Uma técnica tem sido muito aplicada para alavancar as vendas pelas redes sociais, o Social Selling. 

No post blog da E-Dialog de hoje você conhecerá mais da técnica de gestão de redes sociais Social Selling, como ela é feita, que tipo de resultados ela pode gerar e como a sua empresa pode ter crescimento e planejar as vendas pelas redes sociais.

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Foto: Reprodução

O que é o Social Selling?

Sabia que, nesse exato momento, existe alguém buscando na internet o produto ou serviço que você oferece? E como chegar até esse usuário de forma assertiva e rápida? Sem dúvida, é preciso se planejar para conseguir atingir esse objetivo. A técnica que conheceremos hoje contribui para pensar as vendas pelas redes sociais e outros meios de divulgação.

O princípio do Social Selling é fortalecer o relacionamento de compradores e vendedores pelas redes sociais. Fazem parte do Social Selling  ferramentas e técnicas de gerenciar mídias como o Facebook, Instagram e outras para alavancar o contato da marca e seus seguidores.

Antes, é importante entender que as redes sociais, por mais que envolvam milhões de pessoas, não existem para realizar vendas. O seu objetivo é socializar. Porém, as vendas pelas redes sociais existem e muitas empresas têm sucesso investindo nessa estratégia, entendendo a persona de sua marca e como ela deseja ser informada. Ter um perfil atualizado em conteúdo relevante é muito importante nesse processo. Quer saber mais? Clique aqui.

O diretor executivo da E-Dialog, Renan Caixeiro, explica quando as mídias sociais são um bom investimento e fala mais sobre as vendas pelas redes sociais. Confira no vídeo abaixo:

Como colocar em prática?

As vendas pelas redes sociais exigem do negócio a assertividade de observar os usuários que curtem a página da empresa e acompanham suas novidades, a forma como eles interagem com os posts e que tipo de opinião eles emitem. Esses são termômetros para definir quem pode ser um potencial cliente ou apenas um colaborador da sua marca, mas que não consome diretamente.

Por exemplo: Suponha que você fez uma publicação e algumas pessoas comentaram marcando outras pessoas. Esses perfis mencionados podem ter interesse no tipo de solução que a sua marca tem para oferecer. Além disso, existem pessoas que sempre comentam as publicações e compartilham o conteúdo que você posta. Esse é um indício que ela se identifica com o que você veicula nas suas mídias sociais e ela pode ser uma potencial cliente, principalmente porque ela ajuda a sua rede a crescer e se fortalecer. Com as novas métricas do Facebook, o compartilhamento ficou ainda mais valioso e favorecido pelos algoritmos de Mark Zuckerberg.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar você a entender como o seu público está interagindo com o seu perfil e aumentar a suas vendas pelas redes sociais. O Seekr, por exemplo, ajuda a monitorar tudo que é falado sobre as marcas nas redes, mapeando pontos acerca do relacionamento online entre empresas e consumidores. O Iconosquare é voltado para o Instagram e tem uma função semelhante. Esses e outros programas são muito bons para ajudar a colocar o Social Selling  em prática e conquistar bons resultados nas vendas pelas redes sociais.

Tudo isso é importante porque nas vendas preciso, antes de tudo, entender o cliente e suas necessidades. Concorda que é chato quando você entra numa loja e o atendente despeja em você vários produtos, sem te deixar falar ou pedir alguma ajuda? Nas redes sociais funciona de forma parecida. É preciso, antes da venda, preparar o comprador para que ela ocorra. Nesse processo, alguns passos são importantes:

  1. Qual é a conexão entre o seguidor e o seu perfil: Esse é um ponto chave para compreender porque as vendas pelas redes sociais da sua empresa estão baixas. Quando falamos de conexão, estamos dizendo que marcas e pessoas estão ligadas por diversos interesses: seja o simples ato da compra, compatibilidade de ideologia, conteúdo informativo relevante e diversão. É preciso entender qual é o elo que liga a sua empresa aos seus seguidores para que o próximo passo seja assertivo.
  2. Qual a necessidade que o seguidor tem no momento: Em um processo de compra, a necessidade é o grande combustível para converter um lead e um comprador. Entenda o que o seguidor precisa naquele momento e se a sua empresa poderá ajuda-lo em seu problema. Não adianta tentar vender algo para alguém que não precise daquilo naquele momento ou que não aproveitará da melhor forma possível. Isso pode gerar detratores da sua marca e isso na internet é uma bomba atômica.
  3. Seja sutil para realizar a prospecção: Não adianta querer fazer publicações excessivamente comerciais ou investir em preços e condições apenas. No Facebook existem algumas regras que cortam o alcance de conteúdos comerciais. Fala-se muito no que chamamos de regra do 80×20: do conteúdo que vai para as suas mídias, 80% deve ser informativo e de entretenimento e 20% comercial. Fique atento!
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Foto: Reprodução

Como avaliar e melhorar os resultados?

Depois desses esforços para ampliar as vendas pelas redes sociais, os resultados começarão a aparecer. Mas como mensurar se eles estão sendo os melhores ou não? Primeiro, defina aonde quer chegar. Esse passo é essencial para validar o que foi conquistado e programar as próximas metas. Seja realista e procure se desafiar! Não adianta estabelecer metas que você vai alcançar com facilidade ou quase impossíveis de serem batidas.

Depois, defina quais serão os pontos analisados: Alcance das postagens, curtidas, comentários, compartilhamentos e outras métricas são interessantes. Esses dados serão úteis para que você compreenda qual foi o impacto que a sua empresa gerou nos usuários naquele período. Faça testes para validar teorias e observe quais os conteúdos que não rodaram como o esperado. Após esse estudo, vale a pena planejar novas estratégias, em especial o conteúdo que será utilizado. O calendário editorial pode ser uma ferramenta interessante nesse processo, vale a pena experimentar.

Quer saber mais sobre como ampliar as vendas pelas redes sociais? Leia outros textos do blog:

– É possível ter vendas pelas redes sociais?

– Auditoria do funil de vendas: aprenda e melhore os resultados da sua empresa