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Publicado em novembro 19, 2018

SEO Local: o que é e como fazer em 3 passos básicos

Você tem um negócio local e deseja que ele seja encontrado por potenciais clientes? Então o SEO Local é a estratégia de marketing digital perfeita para você!

Até o final do artigo você terá acesso as seguintes informações sobre o assunto:

O que é SEO Local?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. É uma série de critérios que regulam como uma página é indexada em buscas na internet. Ou seja, o método de marketing otimiza páginas do site e do domínio como um todo para alcançar posicionamento orgânico nos mecanismos de busca.

Mas o SEO Local é ainda mais específico. Com ele, o consumidor que busca soluções no Google por dispositivos móveis ou outros em que a localização está ativada, encontra empresas localizadas perto dele. Provavelmente, você já procurou por algo e encontrou no site de buscas, primeiramente, os negócios da sua cidade. Se isso ainda não aconteceu, faça o teste. Procure: “escola infantil” e veja o endereço dos resultados que aparecerão.

Mágica? Coincidência? É isso que o SEO Local faz parecer para muitos internautas. Porém, é um conjunto de procedimentos que visam facilitar ao máximo a vida dos clientes! Então, se você pesquisa por um estabelecimento, o Google automaticamente entende que você precisa dos que estão próximos a você. E, na maioria das vezes, isso é verdade.

Para quais empreendimentos o SEO Local é útil?

Com o SEO Local, não é mais necessário especificar a localização na busca em smartphones, caso seja a sua atual. Por exemplo “restaurante no Rio de Janeiro”. A cidade ou bairro precisa ser inserida apenas se você está em um lugar e deseja encontrar soluções em outra. Ou seja, se você está na cidade do Rio de Janeiro e deseja encontrar restaurantes em Juiz de Fora/MG, por exemplo.

E até mesmo quando buscamos algo que está distante, o que faz os resultados aparecerem é o SEO Local! Com esses exemplos, fica mais fácil entender que a técnica é uma tentativa dos mecanismos de buscas de oferecer resultados mais precisos e relevantes para o usuário.

Portanto, se você possui empreendimentos com localização específica, que não funcionam apenas para vendas online, aprenda a seguir como fazer com que os consumidores o encontrem!

SEO Local e empreendimentos
Lojas de roupas, restaurantes, bares só são alguns dos muitos empreendimentos onde o SEO Local é útil

3 dicas de SEO Local para o seu negócio

1. Avaliações de outros clientes são essenciais para o consumidor atual

Os consumidores da era quem chamamos de Marketing 4.0 levam em conta diversos aspectos ao comprarem um produto. Porém, um dos mais importantes é a opinião de outros usuários. Afinal, a maioria das pessoas já entendeu que a boa propaganda pode disfarçar qualidades ruins da empresa e proporcionarem uma experiência ruim.

Por isso, há diversas ferramentas para que o público avalie a empresa na internet. No Facebook, por exemplo, é possível recomendar a marca – ou não – e escrever o motivo. Outro local bem importante para a imagem da marca é o Google Meu Negócio. Ora, se aparece assim que o usuário realiza a pesquisa sobre o empreendimento ou sobre empresas do segmento, se torna uma das bases para a primeira impressão do potencial cliente.

A empresa pode solicitar a avaliação dos clientes pela forma de contato em que a compra foi realizada. É importante não forçar e nem oferecer recompensas para quem classifica o negócio. O bacana das avaliações é que elas são espontâneas e servem como base para a opinião de outros consumidores.

Então, caso a pessoa faça por outro motivo, que não seja mostrar a outras se a empresa vale a pena, o objetivo será descumprido.

Onde é importante ter avaliações?

Primeiramente, pode ter um campo de avaliações e comentários no próprio site da marca. Isso é interessante, principalmente, quando os produtos ou serviços podem ser adquiridos pela internet.

Além deste meio, temos as principais redes sociais e sites em que os usuários procuram pela opinião de outros sobre os empreendimentos locais. São eles:

  • Google Meu Negócio

Criado em 2014, o Google Meu Negócio tem como principal objetivo fazer com que os potenciais clientes encontrem boas empresas para os serviços que deseja. Por isso, possui uma ficha cadastral bem completa para que os internautas se informem sobre o empreendimento.

Segundo o próprio Google, “as empresas validadas no Google têm o dobro de probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Sabemos que é difícil alguém não pesquisar na internet ao cogitar contratar um serviço ou comprar um produto.

Pela grande procura por informações nessa plataforma, as avaliações contidas nela são levadas em conta muitas vezes na escolha entre um estabelecimento e outro.

  • Trip Advisor

O TripAdvisor é uma ótima ferramenta para acomodações e restaurantes/bares. O site é destinado a viajantes e considerado uma das principais fontes de pesquisa desse público. Sua utilidade é tão grande que está presente em mais de 40 países no mundo todo e contém mais de 400 milhões de avaliações!

A plataforma se enquadra totalmente no conceito que abordamos anteriormente sobre o Marketing 4.0. Ou seja, os turistas consideram mais a opinião de pessoas que não conhecem sobre determinado local do que o que é publicado pela empresa. Portanto, se o seu negócio se enquadra no perfil do TripAdvisor, as avaliações nele vão impulsionar o seu SEO Local.

O interessante é que o próprio site emite formas de lembrar os consumidores de que eles podem avaliar o seu negócio online. Você pode encomendar adesivos para colar pelo local ou até mesmo para colar na comanda, cartões de visita com o link para o TripAdvisor e muitas outras ferramentas. Por lá, é possível também enviar e-mails para os clientes com pedido de avaliação.

  • Facebook

O Facebook ainda é uma rede social muito utilizada por determinados nichos. E o recomendado é que a empresa considere o máximo possível de formas de contato com o cliente. Por isso, quem procurar por sua empresa no Facebook, vai encontrar quais tipos de avaliação?

As avaliações feitas pelos usuários no Facebook, além de contarem para o crescimento da página, servem como consulta para outros internautas. Além disso, quando um amigo avalia um local nessa rede, os outros veem o texto no feed de notícias. Isso pode promover ou rebaixar a sua empresa na impressão do público.

2: NET: Nome, endereço e telefone nas páginas do site

As estratégias de SEO têm como base a otimização de sites. E com o local não seria diferente. Como foi prometido no início do blog, vamos passar apenas os passos básicos. Assim, quem não pode contratar um(a) programador(a) ou não domina as técnicas conseguirá fazer.

Essa aplicação do que chamamos de NET é simples. Basta inserir o nome, endereço e telefone em todas as páginas do seu site. Essas informações são primordiais para sucesso do seu SEO Local. Elas devem aparecer em primeiro lugar assim que o usuário buscar pelo seu ramo de negócio.

Então, para que o algoritmo do Google encontre de forma prática e entenda que a sua empresa é realmente confiável, esses dados devem constar em todas as abas que possam ser abertas em seu site.

Se você ainda não se convenceu da importância dessa atitude, temos algo muito relevante! A Inside realizou um estudo que mostrou que 41% dos negócios que possuem os dados NET inconsistentes possuem problemas para ranquear as páginas localmente.

Como adicionar esses dados no site?

A forma mais de comum de inserção do nome, endereço e telefone é no rodapé do site. Assim, ele será fixo e, independente da seção que o usuário abrir, as informações estarão presentes.

O que não pode acontecer é colocar essas informações em forma de imagem. Como falamos acima do robô do Google, nesta parte também é importante otimizar para que ele encontre de forma prática. E em formato de foto esse trabalho se torna difícil.

Além disso, o número de telefone precisa ter código de área e de país. Dessa forma, o SEO Local será ainda mais eficiente, já que relacionará o seu negócio com a localização em que está.

Leia também: Divulgação de delivery: 5 estratégias para seu negócio

3. Produção de conteúdo local: informações úteis para os usuários

O marketing de conteúdo é essencial para diversos aspectos do marketing digital. Ele consiste na produção de informações úteis, que sanem as dificuldades do público da marca.

Então, no SEO Local, ele também deve ser aproveitado. Porém, em vez de abrir o conteúdo, é necessário fechar de forma a auxiliar as pessoas que estão na localização do seu empreendimento.

Para realizar essa produção, você precisa, primeiramente, traçar a persona da empresa. Ou seja, montar um perfil detalhado do estilo de consumidor que você quer atingir.

Com esse perfil, você entenderá quais são as dores do público para, assim, mostrar as soluções. É claro que os textos, vídeos, infográficos, e-books ou outros estilos, devem, de alguma forma, ter ligação ao ramo da sua empresa. Isto é: se você possui um restaurante na cidade do Rio de Janeiro, estas sugestões podem se encaixar:

  • Pontos turísticos no Rio de Janeiro (inserindo, principalmente, os que tem proximidade com o restaurante);
  • Baladas no Rio de Janeiro;
  • 5 motivos para visitar o Rio de Janeiro.

Enfim, há inúmeras maneiras de produzir conteúdo. Levando sempre em conta que auxilie as pessoas que você deseja que consumam o seu serviço!

Quer descobrir outras dicas para ranquear no topo do Google? Veja o vídeo que fizemos sobre o assunto:

Mãos à obra

Depois de conhecer esses 3 passos, é a hora de você se programar para investir em cada um. Há muitas outras maneiras de fazer SEO Local. Porém, um passo de cada vez é essencial para que a sua empresa cresça no digital.

Para conhecer outras formas de estar na primeira página do Google, principalmente para as pessoas que estão na sua localização, entre em contato com a equipe da E-Dialog e faça uma avaliação gratuita das suas estratégias digitais!

A E-Dialog é uma agência de Inbound Marketing, especialista nas ferramentas do Google e com inúmeros cases de sucesso e reconhecimento das principais autoridades no segmento.

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