fbpx

Um trabalho que nos tomava bastante tempo na agência era gerar relatórios de redes sociais reunindo dados de várias mídias. Levantar dados, analisar métricas e planejar novos passos são algumas das tarefas que fazem parte do ciclo de monitoramento das mídias sociais. O nosso problema era que ficávamos tempo demais coletando o dados e sobrava menos para analisarmos e projetarmos.

No mercado, não encontramos uma ferramenta com preço acessível e partirmos para desenvolver uma própria, o Reportei. Começamos a testar internamente e desde o início de 2015 nossos clientes já recebem o relatório personalizado criado no Reportei.

Com o crescimento da ferramenta, surgiu a oportunidade de comercializar como um novo produto. No artigo, explicamos como o Reportei gera os relatórios e também deixamos um link para que você possa testar para sua empresa.

CLIQUE E TESTE A FERRAMENTA

Relatórios de redes sociais

No Reportei, temos uma visão geral do que está acontecendo em cada mídia numa só tela. É possível adicionar para análise Facebook, Instagram, YouTube e Google Analytics e observar os impactos gerais e mais específicos que cada uma tem gerado. Com essa funcionalidade, você consegue fazer estudos mais completos e levantar hipóteses e possíveis soluções para problemas como a falta de engajamento em publicações ou queda no número de seguidores.

monitoramento-das-redes-sociais-visão-geral-do-aplicativo-para-relatorio

 

Relatórios para que o leigo entenda

Os números podem até  assustar, mas são muito importantes para a análise do trabalho que a uma empresa realiza nas redes sociais. Identificamos que os clientes tinham dificuldade ao ler alguns relatórios mais “complicados” e resolvemos simplificar.  A partir de gráficos simples e diretos, o Reportei consegue mostrar o quanto os seus resultados cresceram ou diminuíram no período analisado.

monitoramento-das-redes-sociais-grafico-gerado-peloreportei-aplicativo-para-relatorio

 

Integração entre mídias sociais

A integração entre redes sociais e o Google Analytics possibilita uma análise mais completa, que mostra desde a chegada do tráfego através do Facebook, por exemplo, até entender quem acessa o site.  Com dados do Analytics, é possível saber a idade, sexo e localização, criando um público-alvo mais específico. Isso te ajudará a produzir conteúdos direcionados, segmentando melhor o que vai para as suas páginas. Para os relatórios de redes sociais, esses dados ajudam a criar campanhas e ações mais efetivas.

monitoramento-das-redes-sociais-definiçao-de-perfil-de-usuario

 

Análise detalhada do conteúdo

Analisar o conteúdo é uma tarefa importante, mas às vezes trabalhosa no monitoramento de redes sociais. O Reportei facilita esse processo com uma análise de tudo que foi postado, fazendo um levantamento do tipo de publicação que gerou mais resultados no período selecionado, quais as reações que o público teve com esse conteúdo e como se deu a interação do post com os seus seguidores. A partir desse estudo, é possível restabelecer quais as prioridades de conteúdo para a sua marca e de que forma esse conteúdo deve ser trabalhado.

monitoramento-das-redes-sociais-analise-de-conteúdo-das-redes-sociais

Na E-Dialog ganhamos mensalmente cerca de 30 minutos a mais por cliente que perdíamos para compilar e organizar os dados. Isso nos poupou várias horas, aumentou a produtividade e eficiência da equipe.

O Reportei tem opção de exportar relatórios em PDFs – somente para usuários assinantes do sistema.

CLIQUE E TESTE GRATUITAMENTE O REPORTEI

Gostou da nossa dica para facilitar os relatórios de redes sociais? Leia outros posts do blog:

– Análise de conteúdo das redes sociais: veja como fazer na sua empresa

– Saiba como fazer uma análise de mercado de mídias sociais