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Publicado em setembro 13, 2016

Rapport para redes sociais: conheça a técnica e melhore o relacionamento com o cliente

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Relacionamento com o cliente é muito importante e as redes sociais podem ajudar muito nessa troca entre a marca e os consumidores. Isso quase todo mundo sabe. Agora você conhece uma técnica de vendas que tem sido muito aplicada nas mídias sociais para gerar esse relacionamento com o cliente e identificação dos seguidores com os perfis das empresas na internet? Leia o post de hoje e entenda melhor sobre a técnica rapport.

 

A técnica

Todo mundo gosta de ser bem atendido e de perceber que, antes de querer vender algo, o vendedor quer entender as suas necessidades e desejos. Concorda? Pois essa é a base da técnica rapport, que presa pelo relacionamento com o cliente da forma como ele deseja e nas condições que ele deseja. Isso significa manter o mesmo tom de voz durante a conversa, adotar a mesma linguagem que o consumidor durante a compra, manter um ritmo na respiração e até modificar a sua expressão facial para que o cliente sinta-se bem recebido. Fácil não é? Nenhum pouco. Essa é uma técnica muito trabalhada por grandes magos das vendas, que reconhecem a dificuldade de se colocar no lugar do cliente.

É como se estivéssemos falando de um espelho que refletisse a imagem do consumidor, não reproduzindo tudo o que ele faz, mas entendendo e assimilando o máximo possível do universo dele. Isso já acontece conosco de forma inconsciente. Quando alguém chega até nós de forma agressiva ou estressada, nossa tendência e trata-la da mesma forma. Basta canalizar esse hábito para as vendas e redes sociais e conseguir resultados com esse costume.

 

Como aplicar nas redes sociais

Existem três passos que te ajudarão a aplicar a técnica rapport nas redes sociais e melhorar o seu relacionamento com o cliente. A E-Dialog já realiza isso com os nossos clientes e temos ótimos resultados! Confira:

 

Responda à dúvidas com simpatia e objetividade

Pessoas gostam de ter suas expectativas atendidas e de forma rápida. Sua função é garantir que isso aconteça nas redes sociais através do relacionamento com o cliente direto e empático. O Facebook mensura quanto tempo uma mensagem leva para ser respondida pela primeira vez em sua página. Ou seja, não fique muito tempo sem checar as suas mensagens e sanar as dúvidas que surgirem. Procure ser receptivo e interessado no que o usuário tem a dizer, mesmo que a dúvida que o cliente tenha não se aproxime em nada com que a sua empresa pode oferecer para ele naquele momento. Emojis e mensagens descontraídas são uma ótima para essas ocasiões.

Busque sempre solucionar o problema do cliente.  Tenha um padrão de mensagens e algumas dúvidas recorrentes anotadas e respectivas respostas. Isso facilita o seu trabalho e diminui o tempo gasto gerenciando a sua página. Quer aprender como melhorar os resultados da sua empresa no Facebook? Clique aqui e descubra.

relacionamento-com-o-cliente-comentario-no-facebook-como-modelo-de-relacionamento

 

Produza conteúdos interativos

A era é a da interatividade e o que você precisa é buscar envolver cada vez mais pessoas com o seu conteúdo. Não adianta produzir posts que não gerem curtidas, comentários e compartilhamentos. É necessário buscar essa interação para gerar maior impacto e criar uma rede de pessoas conectas pelos mesmos interesses e objetivos. Afinal essa é a maior finalidade de uma mídia social. Então busque criar legendas, imagens e publicações que convidem os usuários a participarem e construírem com você os conteúdos, melhorando assim o seu relacionamento com o cliente.

relacionamento-com-o-cliente-publicacao-que-visa-compartilhamentos

 

Observe o comportamento dos usuários

Analisar o que tem sido um padrão em relação ao seu público-alvo é uma das formas de garantir sucesso aplicando a técnica rapport nas redes sociais. Procure entender quais são seus interesses, que tipo de conteúdo tem gerado maior engajamento, como eles preferem ser abordados e quais os assuntos que mais os interessa em relação à sua empresa. Assim você consegue detectar algumas características da audiência e aperfeiçoar o seu trabalho.

 

Quer aprender mais sobre o relacionamento com o cliente? Leia outros textos do blog:

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