(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
3 votes, average: 4,67 out of 53 votes, average: 4,67 out of 53 votes, average: 4,67 out of 53 votes, average: 4,67 out of 53 votes, average: 4,67 out of 5 (3 votos, média: 4,67 de 5, avaliações)
Loading...

O objetivo deste artigo é entender as possibilidades de se calcular o preço para gestão de redes sociais. Apesar de cada agência de mídias sociais ter sua maneira de precificar, desenvolvemos uma ferramenta prática que faz o cálculo de quanto, em média, investir.

Porém, é importante ressaltarmos que o gerenciamento de redes sociais não é um serviço tabelado com um valor padrão. Por isso, o guia que criamos com a ferramenta serve apenas como consulta.

Clique aqui para acessar a Calculadora de preço para gestão de redes sociais

Como funciona a calculadora de gestão de redes sociais

A ferramenta funciona da seguinte forma: você responde a algumas perguntas e ao final recebe um valor médio pela gestão de redes sociais, com possibilidade de agregar alguns serviços.

Portanto, esse valor é apenas uma estimativa, mas que ajuda a responder a uma pergunta que diariamente recebemos na agência: “Quanto custa o serviço de Gestão de Redes Sociais?”.

Uma calculadora para orçamento de mídias sociais

A calculadora de quanto cobrar por gestão de redes sociais surgiu como uma necessidade dos próprios prestadores de serviço. Com isso, criamos a ferramenta com este foco e distribuímos em grupos de profissionais de mídia social e agências.

Portanto, em cerca de 2 semanas, já contávamos com mais de 5000 respostas (hoje já passaram de 10 mil), o que nos ajudou a criar um banco de dados nacional.

Então, à medida em que os profissionais de marketing digital faziam as cotações, eles poderiam enviar o feedback para ajustarmos a ferramenta. De forma colaborativa, ela sofreu ajustes e está mais próxima da realidade das dezenas de milhares de empresas e prestadores de serviço que gerenciam redes sociais.

Além disso, um dos ajustes incluídos é que ela calcula também serviços adicionais a mídias sociais como Inbound Marketing, SEO, e-mail e gestão de Ads (tendo a gestão de redes sociais como serviço principal).

Acessar a calculadora de preço para gestão de redes sociais

Quanto custa investir em mídias sociais?

Na E-Dialog entendemos que investimento só vira custo se não tiver retorno real. Então, mídias sociais e outros meios de trabalhar com marketing digital definitivamente não podem ser encarados como “custos”.

É importante ressaltar essa questão, pois como a ferramenta não considera o ROI, ela não é uma fonte 100% ideal para consultar o custo. O ideal é definir um ROI aceitável e, a partir daí, calcular quanto do orçamento a empresa pode investir no digital (recomendamos começar com um ROI de 400%).

Foto de uma calculadora e notebook, com os quais está sendo feito o cálculo do preço de gestão de redes sociais

A metodologia desenvolvida pela ferramenta foi baseada nos seguintes fatores:

1. Quais redes sociais estão envolvidas

Quanto mais redes sociais, maior o custo do projeto. Ainda que o profissional vá apenas replicar posts, ele precisa monitorar e utilizar ferramentas para aproveitar ao máximo as redes. Temos posts com algumas dicas de ferramentas, caso queira conhecer:

2. Volume de criação

Quanto maior o volume, mais horas de trabalho, maior o custo de produção. A  metodologia aplicada à ferramenta não considera um valor único por post e, sim, uma gradação de acordo com o volume – ou seja, se for pedido um volume muito baixo ou muito alto, o impacto não será proporcional.

3. Tamanho do mercado da empresa

O ideal é calcular quanto o tamanho do público real daquela empresa. Para simplificar, optamos por colocar 3 níveis de público: cidade pequena, média e grande.

4. Serviços adicionais: o que foi contratado além do gerenciamento de redes sociais?

Inbound Marketing, SEO e gestão de Adwords são serviços comuns que agências e freelancers costumam agregar à gestão de redes. Apesar de o cálculo para tais serviços ser bastante diverso, colocamos um valor para ajudar a projetar um cenário de investimento.

5. O gerenciamento será feito por freelancer ou agência?

Agências envolvem uma estrutura mais profissional e com maior chance de trazer retorno positivo. O custo de investimento varia também em função disso.

Quanto tempo de experiência tem a agência ou freelancer contratado? Isso impacta diretamente no custo já que a experiência pode ser um fator chave na entrega do resultado. Obviamente, não é um fator decisivo mas um iniciante dificilmente vai conseguir cobrar o mesmo que uma empresa estabelecida há anos no mercado.

Para acessar a calculadora, clique aqui e estime o preço para gestão de redes sociais.

Por que investir no gerenciamento de redes sociais?

De acordo com pesquisa realizada pela eMarketer em 2017:

  • No mundo todo, uma em cada três pessoas utilizaram alguma rede social
  • Isso representa que cerca de 2,48 bilhões de pessoas fazem parte de uma – ou mais – mídia social

E no Brasil, os números mostram que as redes sociais estão muito presentes na rotina das pessoas. No ranking de 2017 que relacionada o tempo que os internautas passam nesses sites, o Brasil ficou em segundo lugar, sendo desbancado apenas pela Filipinas. Em nosso país, os usuários passam em média 3h45min online diariamente nas mídias sociais.

Além disso, as redes sociais fazem parte de muitas relações, seja pessoais ou de trabalho. Ou seja, se a sua empresa ainda não investe nas redes sociais, esse é o momento de entrar com tudo, e ainda alavancar as vendas.

 

 

Leia também

Redes sociais ao redor do mundo O consumo de redes sociais varia muito de acordo com cada cultura. Os chineses, por exemplo, são muito mais influenciados por formatos publieditoriais...
3 passos para criar conteúdo relevante no Snapchat... Não dá para negar. O Snapchat é o queridinho das redes sociais atualmente. Se a sua marca não quer ficar para trás, é melhor se planejar para entrar n...
4 ferramentas do Facebook que a minha empresa não ... As ferramentas do Facebook estão revolucionando a produção de conteúdo. Baixa o ebook aqui.  O Facebook é uma rede social que sempre tem novidades ...
Campanhas em redes sociais – 5 dicas para te... As redes sociais são uma ferramenta excepcional para divulgar sua marca, seu produto e seu trabalho. A possibilidade de atingir milhões de pessoas ape...