(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Desde que a internet conquistou o seu espaço, os blogs foram se consolidando como importantes ferramentas de comunicação, se tornando relevantes para vários segmentos, tais como jornalismo, publicidade e também para o empreendedorismo.

Se antes muitos deles funcionavam como diários virtuais, com o passar do tempo eles se tornaram espaços adequados para compartilhamento de ideias, informações e entretenimento.

A influência que os blogs exercem nos dias de hoje é tanta que é possível até mesmo obter lucro financeiro com eles. É óbvio que para isso é necessário planejamento, foco e conhecimentos sobre esse tipo de empreitada.

Mas e será que para negócios, tantos para os pequenos quanto para os grandes, os blogs são importantes? Quais os benefícios que eles podem trazer para o Marketing Digital?

Blogs – Grandes aliados do Marketing Digital

O Marketing Digital corresponde a um conjunto de estratégias e ações nos meios digitais como sites, blogs, e-mail marketing, inbound marketing e outras ações.

Por meio dessas ferramentas digitais, as empresas divulgam produtos, campanhas de promoção, eventos, enfim, tudo que pode melhorar a relação delas com o público e fortalecer a sua marca.

Os blogs, nesse caso, podem ser considerados grandes aliados nessa tarefa de comunicação com o público. Os motivos para isso são vários, mas entre os principais é válido citar:

Convergência de mídias sociais

Uma das principais características dos blogs é a versatilidade que eles apresentam. Em uma única postagem, por exemplo, é possível inserir vídeos, imagens e gráficos.

Essa possibilidade de postagens torna os blogs um dos meios mais completos em se tratando de comunicação, bem como facilita que eles agradem variados tipos de público.

Por exemplo, se o seu negócio é uma loja de roupas, é possível efetuar postagens investindo em fotos com artigos de vestuário. Até mesmo inserir vídeos de modelos vestindo os trajes.

Por outro lado, se o seu negócio é uma floricultura, você pode efetuar postagens de texto oferecendo dicas de cuidados com plantas.

Facilidade

Não há a necessidade de conhecer conceitos complicados de programação para criar um blog. Hoje em há uma infinidade de opções e plataformas destinadas para isso.

Basta escolher alguma plataforma com bons recursos e você poderá em pouco tempo realizar as suas postagens.

E falando em plataformas para blogs, algumas das mais indicadas são o WordPress e o Joomla! Ambas são recomendadas tanto para blogueiros iniciantes quanto para os mais experientes.

Porém, é importante lembrar que ao investir em um blog vale a pena escolher um bom serviço de hospedagem, especialmente se o seu objetivo é obter retorno financeiro com ele.

Atualmente empresas como a Hostinger oferece alternativas de planos de hospedagem, bem como um excelente serviço de suporte técnico.

Vale salientar que não é caro manter um blog, pois além de ser barato, pode ser criado em pouco tempo. Essa vantagem o torna um investimento capaz de oferecer vários benefícios para o empreendedor.

Acessibilidade

As pessoas atualmente podem acessar a internet de qualquer lugar, seja em casa do seu desktop, ou em um shopping center graças aos seus dispositivos móveis.

Por isso, um blog é uma das fontes de pesquisas mais requisitadas atualmente.

A importância dos blogs para as ações do Marketing Digital

Diante das vantagens que os blogs oferecem, a importância que eles adquirem é enorme, os tornando assim um dos principais protagonistas do Marketing Digital.

Um dos motivos para essa importância é que o Marketing Digital normalmente é focado na produção de conteúdo.

É por meio do compartilhamento de informações e conteúdo relevante que uma empresa adquire autoridade perante o seu público e, também, diante dos concorrentes.

Sendo assim, um blog que produz conteúdo de qualidade e de maneira planejada tem condições de ser citado em outros blogs, se destacando no Google de forma orgânica.

Além disso, o blog se torna uma referência no assunto que ele trata, conferindo valor para a marca da empresa.

Imagine, por exemplo, as postagens que você coloca no seu blog sendo compartilhadas por seus clientes em redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Por essa razão, um blog auxilia muito a sua empresa a impactar uma maior quantidade de público. No chamado “funil de compra”, que é um artifício bastante conhecido do Marketing Digital, os blogs exercem grande influência.

E quando o assunto é geração de conteúdo para a nutrição de leads, ou seja, das pessoas que se interessam pelo seu produto, os blogs se mostram bastante eficientes.

Conclusão

Em uma época em que a internet predomina, o Marketing Digital se torna essencial. O bom conteúdo ganha força, graças aos blogs que  geram resultados positivos para o seu negócio.

Portanto, já vá pensando na escolha da plataforma e em uma empresa com um bom serviço de hospedagem de sites, não despreze a ideia de ter um blog para a sua empresa.  

Leia também

Empresa encontra a solução para comerciais no Yout... Não é necessária nenhuma pesquisa pra constatar que 112% a maior parte das pessoas não tolera os comerciais no Youtube que se intrometem entre elas e ...
5 mídias sociais do futuro Um fenômeno natural na internet é a rápida passagem de “modas”. Novidades tecnológicas, programas, aplicativos e até mídias sociais vêm e vão com natu...
Rede social para mulheres Hoje é comemorado o dia internacional da mulher e nada mais justo do que fazermos uma lista de redes sociais onde elas comandam! Afinal de contas, nós...
Você já excluiu alguém do Facebook? 1,2 bilhão de usuários no mundo e mais de 62 milhões só no Brasil. Esses são os números mais atuais divulgados pelo Facebook. Os número realmente impr...