Desde que a internet conquistou o seu espaço, os blogs foram se consolidando como importantes ferramentas de comunicação, se tornando relevantes para vários segmentos, tais como jornalismo, publicidade e também para o empreendedorismo.

Se antes muitos deles funcionavam como diários virtuais, com o passar do tempo eles se tornaram espaços adequados para compartilhamento de ideias, informações e entretenimento.

A influência que os blogs exercem nos dias de hoje é tanta que é possível até mesmo obter lucro financeiro com eles. É óbvio que para isso é necessário planejamento, foco e conhecimentos sobre esse tipo de empreitada.

Mas e será que para negócios, tantos para os pequenos quanto para os grandes, os blogs são importantes? Quais os benefícios que eles podem trazer para o Marketing Digital?

Blogs – Grandes aliados do Marketing Digital

O Marketing Digital corresponde a um conjunto de estratégias e ações nos meios digitais como sites, blogs, e-mail marketing, inbound marketing e outras ações.

Por meio dessas ferramentas digitais, as empresas divulgam produtos, campanhas de promoção, eventos, enfim, tudo que pode melhorar a relação delas com o público e fortalecer a sua marca.

Os blogs, nesse caso, podem ser considerados grandes aliados nessa tarefa de comunicação com o público. Os motivos para isso são vários, mas entre os principais é válido citar:

Convergência de mídias sociais

Uma das principais características dos blogs é a versatilidade que eles apresentam. Em uma única postagem, por exemplo, é possível inserir vídeos, imagens e gráficos.

Essa possibilidade de postagens torna os blogs um dos meios mais completos em se tratando de comunicação, bem como facilita que eles agradem variados tipos de público.

Por exemplo, se o seu negócio é uma loja de roupas, é possível efetuar postagens investindo em fotos com artigos de vestuário. Até mesmo inserir vídeos de modelos vestindo os trajes.

Por outro lado, se o seu negócio é uma floricultura, você pode efetuar postagens de texto oferecendo dicas de cuidados com plantas.

Facilidade

Não há a necessidade de conhecer conceitos complicados de programação para criar um blog. Hoje em há uma infinidade de opções e plataformas destinadas para isso.

Basta escolher alguma plataforma com bons recursos e você poderá em pouco tempo realizar as suas postagens.

E falando em plataformas para blogs, algumas das mais indicadas são o WordPress e o Joomla! Ambas são recomendadas tanto para blogueiros iniciantes quanto para os mais experientes.

Porém, é importante lembrar que ao investir em um blog vale a pena escolher um bom serviço de hospedagem, especialmente se o seu objetivo é obter retorno financeiro com ele.

Atualmente empresas como a Hostinger oferece alternativas de planos de hospedagem, bem como um excelente serviço de suporte técnico.

Vale salientar que não é caro manter um blog, pois além de ser barato, pode ser criado em pouco tempo. Essa vantagem o torna um investimento capaz de oferecer vários benefícios para o empreendedor.

Acessibilidade

As pessoas atualmente podem acessar a internet de qualquer lugar, seja em casa do seu desktop, ou em um shopping center graças aos seus dispositivos móveis.

Por isso, um blog é uma das fontes de pesquisas mais requisitadas atualmente.

A importância dos blogs para as ações do Marketing Digital

Diante das vantagens que os blogs oferecem, a importância que eles adquirem é enorme, os tornando assim um dos principais protagonistas do Marketing Digital.

Um dos motivos para essa importância é que o Marketing Digital normalmente é focado na produção de conteúdo.

É por meio do compartilhamento de informações e conteúdo relevante que uma empresa adquire autoridade perante o seu público e, também, diante dos concorrentes.

Sendo assim, um blog que produz conteúdo de qualidade e de maneira planejada tem condições de ser citado em outros blogs, se destacando no Google de forma orgânica.

Além disso, o blog se torna uma referência no assunto que ele trata, conferindo valor para a marca da empresa.

Imagine, por exemplo, as postagens que você coloca no seu blog sendo compartilhadas por seus clientes em redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Por essa razão, um blog auxilia muito a sua empresa a impactar uma maior quantidade de público. No chamado “funil de compra”, que é um artifício bastante conhecido do Marketing Digital, os blogs exercem grande influência.

E quando o assunto é geração de conteúdo para a nutrição de leads, ou seja, das pessoas que se interessam pelo seu produto, os blogs se mostram bastante eficientes.

Conclusão

Em uma época em que a internet predomina, o Marketing Digital se torna essencial. O bom conteúdo ganha força, graças aos blogs que  geram resultados positivos para o seu negócio.

Portanto, já vá pensando na escolha da plataforma e em uma empresa com um bom serviço de hospedagem de sites, não despreze a ideia de ter um blog para a sua empresa.  

Gostou do artigo? Leia mais sobre gerenciamento de redes sociaisconsultoria Google AdsInbound Marketing e outros assuntos de marketing digital no blog da E-Dialog.

Published On: dezembro 3rd, 2018 / Categories: Mídia Social /

Subscribe To Receive The Latest News

Curabitur ac leo nunc. Vestibulum et mauris vel ante finibus maximus.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Add notice about your Privacy Policy here.