Desde que a internet conquistou o seu espaço, os blogs foram se consolidando como importantes ferramentas de comunicação, se tornando relevantes para vários segmentos, tais como jornalismo, publicidade e também para o empreendedorismo.
Se antes muitos deles funcionavam como diários virtuais, com o passar do tempo eles se tornaram espaços adequados para compartilhamento de ideias, informações e entretenimento.
A influência que os blogs exercem nos dias de hoje é tanta que é possível até mesmo obter lucro financeiro com eles. É óbvio que para isso é necessário planejamento, foco e conhecimentos sobre esse tipo de empreitada.
Mas e será que para negócios, tantos para os pequenos quanto para os grandes, os blogs são importantes? Quais os benefícios que eles podem trazer para o Marketing Digital?
Blogs – Grandes aliados do Marketing Digital
O Marketing Digital corresponde a um conjunto de estratégias e ações nos meios digitais como sites, blogs, e-mail marketing, inbound marketing e outras ações.
Por meio dessas ferramentas digitais, as empresas divulgam produtos, campanhas de promoção, eventos, enfim, tudo que pode melhorar a relação delas com o público e fortalecer a sua marca.
Os blogs, nesse caso, podem ser considerados grandes aliados nessa tarefa de comunicação com o público. Os motivos para isso são vários, mas entre os principais é válido citar:
Convergência de mídias sociais
Uma das principais características dos blogs é a versatilidade que eles apresentam. Em uma única postagem, por exemplo, é possível inserir vídeos, imagens e gráficos.
Essa possibilidade de postagens torna os blogs um dos meios mais completos em se tratando de comunicação, bem como facilita que eles agradem variados tipos de público.
Por exemplo, se o seu negócio é uma loja de roupas, é possível efetuar postagens investindo em fotos com artigos de vestuário. Até mesmo inserir vídeos de modelos vestindo os trajes.
Por outro lado, se o seu negócio é uma floricultura, você pode efetuar postagens de texto oferecendo dicas de cuidados com plantas.
Facilidade
Não há a necessidade de conhecer conceitos complicados de programação para criar um blog. Hoje em há uma infinidade de opções e plataformas destinadas para isso.
Basta escolher alguma plataforma com bons recursos e você poderá em pouco tempo realizar as suas postagens.
E falando em plataformas para blogs, algumas das mais indicadas são o WordPress e o Joomla! Ambas são recomendadas tanto para blogueiros iniciantes quanto para os mais experientes.
Porém, é importante lembrar que ao investir em um blog vale a pena escolher um bom serviço de hospedagem, especialmente se o seu objetivo é obter retorno financeiro com ele.
Atualmente empresas como a Hostinger oferece alternativas de planos de hospedagem, bem como um excelente serviço de suporte técnico.
Vale salientar que não é caro manter um blog, pois além de ser barato, pode ser criado em pouco tempo. Essa vantagem o torna um investimento capaz de oferecer vários benefícios para o empreendedor.
Acessibilidade
As pessoas atualmente podem acessar a internet de qualquer lugar, seja em casa do seu desktop, ou em um shopping center graças aos seus dispositivos móveis.
Por isso, um blog é uma das fontes de pesquisas mais requisitadas atualmente.
A importância dos blogs para as ações do Marketing Digital
Diante das vantagens que os blogs oferecem, a importância que eles adquirem é enorme, os tornando assim um dos principais protagonistas do Marketing Digital.
Um dos motivos para essa importância é que o Marketing Digital normalmente é focado na produção de conteúdo.
É por meio do compartilhamento de informações e conteúdo relevante que uma empresa adquire autoridade perante o seu público e, também, diante dos concorrentes.
Sendo assim, um blog que produz conteúdo de qualidade e de maneira planejada tem condições de ser citado em outros blogs, se destacando no Google de forma orgânica.
Além disso, o blog se torna uma referência no assunto que ele trata, conferindo valor para a marca da empresa.
Imagine, por exemplo, as postagens que você coloca no seu blog sendo compartilhadas por seus clientes em redes sociais como o Facebook e o Twitter.
Por essa razão, um blog auxilia muito a sua empresa a impactar uma maior quantidade de público. No chamado “funil de compra”, que é um artifício bastante conhecido do Marketing Digital, os blogs exercem grande influência.
E quando o assunto é geração de conteúdo para a nutrição de leads, ou seja, das pessoas que se interessam pelo seu produto, os blogs se mostram bastante eficientes.
Conclusão
Em uma época em que a internet predomina, o Marketing Digital se torna essencial. O bom conteúdo ganha força, graças aos blogs que geram resultados positivos para o seu negócio.
Portanto, já vá pensando na escolha da plataforma e em uma empresa com um bom serviço de hospedagem de sites, não despreze a ideia de ter um blog para a sua empresa.
Gostou do artigo? Leia mais sobre gerenciamento de redes sociais, consultoria Google Ads, Inbound Marketing e outros assuntos de marketing digital no blog da E-Dialog.