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Estamos em um momento do digital em que os influenciadores tem tanta relevância – ou até mais – quanto grandes emissoras de televisão e celebridades tradicionais. Portanto, essas pessoas são excelentes promotores de marcas. Isso, claro, quando a ação é executada com o planejamento adequado. Por isso, neste blog você vai entender a escolher os melhores influenciadores digitais para a sua empresa!

Por que investir em influenciadores digitais?

Sempre frisamos nos blogs da E-dialog a importância da humanização nas produções de conteúdo. Então, só esse argumento já explica que pessoas reais chamam bastante atenção no mundo digital. Os influenciadores são pessoas que mostram partes de suas vidas – de forma verdadeira ou não – e produzem conteúdos que influenciam seus seguidores a tomarem decisões.

Uma pesquisa divulgada pela Sprout Social mostrou que 74% consultam as redes sociais para decidirem sobre suas compras. E vamos pensar: qual opinião vale mais para você sobre um produto? A que uma marca divulga em publicidade ou a que uma pessoa de sua confiança indica? Provavelmente, é a segunda opção. Então, é aí que os influenciadores digitais entram.

Com seus conteúdos que criam proximidade com os internautas, eles se tornam indivíduos de confiança para o público. Assim, seus seguidores têm mais propensão a comprar o que é mostrado por eles. Além disso, dão bastante visibilidade às marcas que os contratam para a divulgação. Dessa forma, são bastante relevantes para o reconhecimento da empresa.

Se você ainda não experimentou realizar uma ação com um influenciador digital ou não conseguiu usar da melhor forma, continue a leitura. Agora vamos enumerar o passo a passo para que você acerte ao máximo na escolha. E ainda, consiga mensurar o resultado da parceria para o seu negócio. Vamos lá?

Imagem que retrata diversos likes saindo do celular, representando o engajamento dos melhores influenciadores digitais

1. Avalie o nível de influência

Para saber os melhores influenciadores digitais para o seu negócio, você deve traçar o nível de relevância de cada um. Costumamos dividir da seguinte forma:

Os mega influenciadores digitais são verdadeiras celebridades

Os influenciadores digitais desse patamar possuem milhões de seguidores nas redes sociais. São pessoas muito famosas em ambas as esferas (digital e mídia tradicional). Fazem propaganda para grandes marcas e têm fãs leais. Lembrando que são famosos de verdade, no mundo em que comprar seguidores é algo comum. Outra coisa que os caracteriza também é dialogarem com diferentes nichos.

No Brasil, quais exemplos temos neste nível?

Macro influenciadores digitais chegam a 1 milhão de seguidores

Os macro influenciadores digitais são aqueles que variam entre 100 mil e 1 milhão de seguidores. Essa média engloba um número alto de pessoas que acompanham a pessoa nas redes sociais. Esse nível de influência enquadra desde atores globais até youtubers que têm grandes canais. Têm menos voz que os mega influenciadores, mas também têm um grande poder de opinião.

Apesar de termos uma média de seguidores que definem os macro influenciadores, outro fator também os define. Enquanto o nível acima é sobre pessoas famosas em ambas plataformas e nichos, esse possui pessoas com nicho determinado. A tendência é que, em pouco tempo, estes subam um degrau na pirâmide de influenciadores digitais.

Micro influenciadores têm nichos bem definidos

Os micro influenciadores são definidos como as personalidades com menos de 100 mil seguidores. Eles não devem ser ignorados. Muito pelo contrário. Sabe por quê?

Geralmente, os influenciadores digitais com esse perfil são especialistas em determinado tema. Com isso, passam informações seguras e relevantes para o seu público. Este, por sua vez, consome os conteúdos e conselhos adquiridos pelas redes sociais.

São perfeitos para quem deseja atingir uma área bem específica. Além disso, geralmente são conhecidos em suas regiões, e não nacionalmente. Ou seja, se a marca vende para uma cidade específica, escolher esses influenciadores pode ser mais assertivo que contratar uma celebridade. Mas isso, falaremos mais para frente, ok?

2. Perceba o engajamento real das publicações

Este é um ponto extremamente importante para escolher os melhores influenciadores digitais. Comprar seguidores e likes é uma prática muito comum nas redes sociais. Por isso, preste atenção em como saber o poder real da pessoa.

Compare o número de seguidores com a quantidade de curtidas e comentários nas postagens. E ainda assim, esse engajamento também pode ser falso. É aí que entra a importância da observação.

Veja o teor dos comentários. Se são genéricos ou se as pessoas realmente opinam e interagem de forma espontânea. Outra maneira bacana é olhar qual foi a repercussão de outro post do mesmo influenciador, com um produto do nicho da empresa em questão. Às vezes, a pessoa pode ter reconhecimento, mas o público pode não reagir bem ao segmento específico.

3. Veja os cases de sucesso do influenciador digital

Outra etapa que mostrará o resultado que a marca pode chegar é a análise de cases. Ou seja, conferir ações dos influenciadores digitais com outras marcas. Peça para ter acesso aos dados e analise se vale a pena investir nessa personalidade da internet.

Vale também consultar diretamente os empreendedores que já contrataram os produtores de conteúdo. Principalmente de empresas que não são concorrentes do seu negócio.

Infelizmente, muitas vezes a marca não alcança o que esperava com os influenciadores digitais por não estudar se eles já tiveram ações significativas. Lembra da definição de mega, macro e micro influenciadores? Então! Ela também entra nesse momento. Isso porque, dependendo da proporção do influenciador, a empresa não conseguirá atender todos os novos consumidores.

Ou seja, o case não é importante apenas para entender se o produtor de conteúdo da resultado. Mas sim, a quantidade média de pessoas que poderão fazer contato com o negócio promovido.

Leia também: Como ficar famoso no Instagram

Foto mostrando o poder dos influenciadores digitais. Uma mulher sendo fotografada por diversos paparazzis

4. Tenha um objetivo bem definido

Qual é a sua meta com o contrato dos melhores influenciadores digitais? Para realizar a escolha perfeita, é preciso ter isso bem definido. Você quer:

  • Aumentar a quantidade de seguidores?
  • Aumentar as vendas?
  • Tornar a marca uma autoridade em determinado assunto?
  • Downloads de um aplicativo?
  • Presenças em um evento?

Enfim, há vários objetivos que podem ser traçados. E, claro, isso deve ser feito na etapa da escolha do influenciador. Se você quer, por exemplo, que a marca seja autoridade no assunto, o ideal é contratar mais de um. Se você deseja presenças em evento, é preciso escolher o famoso na internet que faça para o público-alvo do evento. E por aí vai!

Vale lembrar que escolher um objetivo não anula outro. Assim como em outras ações de marketing digital nas redes sociais, vender mais não significa que seus seguidores não vão aumentar. Pelo contrário. Quanto mais consumidores satisfeitos, maior será a interação na internet. Porém, ter uma meta principal é um norte para direcionar as estratégias com os influenciadores digitais.

5. Preste atenção nos nichos da internet

As redes sociais têm incontáveis influenciadores digitais. Se pararmos para pesquisar, encontraremos nichos bem específicos de assuntos que nem imaginaríamos que seriam abordados nessas plataformas. Por isso, o público tem opções diversas para encontrar conteúdos.

Para conseguir escolher os melhores influenciadores digitais, encontre o grupo que aborda o assunto da sua empresa!

6. Elabora uma ação que seja útil para o público que você deseja atingir

Vamos para a prática? Após definir o influenciador que é a cara da marca, é hora de elaborar a ação. De nada adianta contratar a pessoa se o público não vai se beneficiar com isso. Afinal, a satisfação dos clientes e o suprimento de suas necessidades é uma das bases do marketing digital.

Então, confira alguns exemplos do que pode ser feito para o benefício dos admiradores do influenciador:

Crie um código de desconto (significativo) para quem segue o influenciador e quer comprar da empresa

Essa estratégia serve, primeiramente, para os negócios que possuem ecommerce! Pois, assim, para comprar, basta acessar o site e aplicar o código de desconto. Porém, também pode ser usado para loja física. Isso da seguinte forma: quem tirar print do story do influenciador e apresentar na loja física, ganha determinado desconto. Ou, quem responder o post do influenciador com a frase “eu quero”, ou alguma do tipo, terá direito ao desconto no ponto de venda.

Um detalhe importante é estabelecer uma data final para isso. Além de ativar o gatilho mental da urgência, permite que a marca elabore estratégias sazonais e não demore para colher os frutos.

Apesar de simples, essa iniciativa é uma maneira de medir diretamente o resultado da mensagem do influenciador nas vendas – ou no objetivo traçado com essa parceria.

Elabore uma coleção de produtos inspirada no influenciador

Essa estratégia é recomendada para macro e mega influenciadores. E, claro, grandes marcas. Se a loja for de roupas, que tal estampar frases típicas da personalidade da internet? Se for de maquiagem, uma linha de produtos com nomes criados por ela. Em loja de acessórios, produtos com formas inspiradas no nicho dela. E são inúmeras ideias para essa coleção.

Atenção! Para isso, o ideal é que o famoso tenha realmente muita influência sobre o público. E, claro, isso será avaliado pelas questões que enumeramos nos tópicos acima.

Foto de youtuber mostrando produto no vídeo. Uma ideia de ação com os melhores influenciadores digitais

Presenteie com produtos para que o influenciador faça tutorial com os mesmos

Os tutoriais são extremamente úteis para o público. Inclusive, mais relevantes que as resenhas. Isso porque além de mostrarem a qualidade, duração e funcionalidade da criação, ilustram o passo a passo para a utilização. Isso exige que a ação seja feita em vídeo e o ideal é que seja feito com equipamento de qualidade.

Praticamente todos os segmentos podem elaborar tutoriais. Alguns, não do uso do produto em si, mas da personalização de algumas funcionalidades do produto, entre outras maneiras. Encontre o diferencial do que a empresa vende e utilize essa qualidade nos tutoriais.

Além do que já foi citado, o tutorial com os melhores influenciadores digitais tem outra característica bem importante. Apesar de ser um conteúdo pago, ele não ganha cara de propaganda. É claro que os publiposts devem ser sinalizados. Porém, para os consumidores, não é uma propaganda invasiva. A maioria dos influenciadores já fazem tutorial, e o que os seguidores querem ver é novidade. Por isso, a marca pode acertar em cheio com essa ação.

Realize eventos com influenciadores digitais abertos ao público

Vai lançar um produto ou estabelecimento? Convide influenciadores digitais para o evento. Seja pagando ou oferecendo um brinde, ter a presença dessas pessoas agrega valor para o público. Os seguidores querem ter contato, conversar e, claro, ver como as pessoas que admiram na internet são pessoalmente.

Então, a marca não só proporciona esse encontro, como também cria um motivo a mais para as pessoas prestigiarem o lançamento. É interessante que o evento tenha um motivo especial, que pode ser anúncio de novidades, datas comemorativas, chegada de uma estação do ano ou até mesmo uma comemoração de uma conquista para a empresa.

Convide os influenciadores com antecedência, para ter certeza de que eles estarão presentes antes de anunciar para o público. Caso contrário, o efeito será o oposto e a marca perderá a sua credibilidade com os consumidores.

7. Esteja disponível para mudanças

Como estamos na parte prática, vamos para o fim da campanha com o influenciador digital. Ao mensurar os resultados, a empresa saberá o impacto dessa parceria. E é muito importante ter abertura para mudanças. Independente de dar certo (o que provavelmente vai acontecer se você seguir todos os passos deste blog), é preciso sempre inovar.à

Ou seja, não é porque um tipo de contrato deu certo que o negócio deve sempre manter esse estilo. Pelo contrário, mude a ação, esteja à frente da concorrência. Internet é revolução e tanto os influenciadores quanto as marcas devem promover isso.

E, claro, se a iniciativa não der o resultado esperado, a mudança é não só um caminho recomendado, mas necessário. Outro ponto importante é que, com a circulação instantânea de informações na web, a fama do influenciador pode mudar do dia para a noite. Então, esteja sempre acompanhando o que está sendo noticiado sobre a personalidade escolhida pela marca. Caso haja alguma polêmica com este nome, é preciso agir com agilidade para que a empresa não tenha a reputação manchada por conta de uma atitude da qual não faz parte.

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