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Que as redes sociais são grandes protagonistas da atual geração isso todo mundo já sabe.

A força desses meios é tamanha que modificou o modo de se criar conexões nos mais diversos âmbitos, social, comercial e inclusive nos meios de comunicação. Mas afinal, como criar um planejamento de conteúdo para redes sociais?

Se a sua marca ainda não está presente em alguma rede social, você está perdendo uma excelente oportunidade de negócio. E com certeza está ficando para trás da concorrência. Busque mudar isso agora mesmo.

Não sabe por onde começar? Temos algumas dicas que vão ajudá-lo a definir uma estratégia de marketing de conteúdo mais assertiva para o seu negócio. Continue a leitura e descubra!

1° passo para a elaboração de um planejamento de conteúdo para redes sociais: definição da persona

Antes de iniciar o planejamento de conteúdo para redes sociais, é preciso entender com quem sua marca irá dialogar. Ou seja, qual o público que você precisa atingir.

É preciso compreender quem é o seu cliente. Quais são os seus hábitos? O que ele faz em seu dia a dia? Quais são os seus anseios? Enfim, essas são algumas perguntas que vão ajudá-lo na definição da melhor estratégia de marketing de conteúdo

Para facilitar o processo de criação e o direcionamento de conteúdo você precisa criar uma Persona. As Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de uma marca.

Quando você entender quem você precisa atingir, você será capaz de proporcionar conteúdo específico para eles. Pense que seu objetivo é criar um personagem a partir de um estereótipo, que seja o mais próximo possível de seus públicos. Um ser humano real com desejos e anseios.

Veja aqui algumas dicas de como definir a sua persona.

O engajamento e geração de demanda nas redes sociais

Essa é uma dúvida muito comum durante o processo de criação de um planejamento de conteúdo para redes sociais. Afinal, como unir o engajamento com a geração de demanda?

É importante que as pessoas criem uma conexão com a sua marca, que elas lembrem de você, que elas prefiram você. E isso sem deixar os números de lado, afinal, um dos propósitos da rede social para empresas é também a captação de leads.

O segredo, entretanto, é estabelecer um equilíbrio. Ou seja, pegar todo o engajamento da marca e transformá-lo em oportunidades. Lembre-se, hoje em dia mais conexão significa também mais conversão.

Criando conexão com a marca

Pense nas marcas que você ama. O que as diferencia das demais e fazem com que elas sejam lembradas por você? A resposta é que, na maioria das vezes, elas sabem exatamente como se conectar com o seu público, como serem únicas.

Que tal apresentarmos alguns exemplos práticos que vão ajudá-lo a compreender o que queremos dizer sobre criar conexão nas redes sociais? Vamos lá!

A marca de sorvetes Ben & Jerry’s tem um posicionamento bem específico nas redes sociais, focado principalmente em ativações e engajamento. Já é comum vermos conteúdos da marca que viralizaram na rede.

Um deles foi uma cerimônia de casamento dentro da loja da empresa em São Paulo. Um cliente entrou em contato pela rede social da marca pedindo para seu casar com seu companheiro na loja. A marca não só atendeu o pedido dele, como soube trabalhar muito bem o resultado disso nas redes sociais.

Outro excelente exemplo é o de uma campanha da CNA. De um lado, estudantes brasileiros que desejam treinar o inglês. Do outro, idosos americanos que buscam alguém para conversar. Entre eles, apenas uma ferramenta de videochat, que permite a comunicação à distância pela internet.

O resultado é de uma sensibilidade da marca incrível. Olha só no vídeo!

O que podemos tirar desses dois exemplos? Seja autêntico na produção de conteúdo da sua marca, seja humano acima de tudo. Lembre-se somos pessoas criando para outras pessoas.

Crie conteúdos relevantes

No meio de tantas informações que vemos on-line nos dias atuais é preciso se destacar para envolver o usuário e então levá-lo a tomar uma ação. Isso será possível somente com a criação de conteúdos realmente relevantes.

Crie um plano de conteúdo que vá responder as dúvidas de seus clientes, que vá realmente ajudá-lo em algo. Se sua marca fizer isso esse cliente com certeza lembrará de você mais para frente quando ele precisar do seu produto/serviço. Conteúdo é empatia acima de tudo.

Os resultados virão como consequência de uma estratégia de conteúdo bem planejada.

Dica para o planejamento de conteúdo para redes sociais: aproveite o momento

As redes sociais são dinâmicas, por isso, o timing é fundamental para a criação de conteúdo. Fique atento ao que está em alta no momento e veja se a sua marca pode se aproveitar disso de alguma forma.

O melhor exemplo que podemos dar são os memes que viralizam nas redes sociais. De repente todo mundo passa a falar de um mesmo assunto e por que não aproveitar isso também para a sua empresa?

Os domingos não eram os mesmos quando tinha um novo episódio da série Game Of Thrones, parecia que só se falava sobre isso. Ninguém queria saber de outra coisa. Logo, a solução foi juntar-se a eles. Olha só o que algumas marcas fizeram:

Walmart post Game of Thrones

Giraffas post Game of Thrones

Outro meme que viralizou nas redes sociais foi o “Juntos e Shallow Now”. As marcas souberam aproveitá-lo muito bem. Olha só!

Coca-Cola postPizza Hut

Para se aprofundar ainda mais nos melhores tipos de conteúdo para sua marca, fizemos este texto com alguns hacks para transformar métricas de vaidade em oportunidades de negócio, veja aqui.

Carolina Rossi autora do texto

Carolina Rossi, Analista de Marketing de Conteúdo na E-Dialog

Jornalista, tem 24 anos e ama mergulhar em novas histórias, por isso a escolha pela profissão. Tem no esporte um grande amor, principalmente Fórmula 1. Curte livros, séries e filmes dramáticos e reflexivos, mesmo sendo Virginiana com ascendente em Capricórnio (#Shock).