(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Como caracterizar um site ou uma determinada aplicação como rede social ou mídia social? Para entender isso, fomos buscar no meio acadêmico algumas explicações.

Um artigo de Danah Boyd e Nicole Ellison de 2007 define o que seria a rede social na Internet. De acordo com as pesquisadoras, as redes sociais (social networks) permitem:

1) A construção de um perfil público ou semi-público através de uma página pessoal;

2) Articular uma lista de usuários com quem é dividida uma conexão;

3) A possibilidade de visualizar as conexões dos demais integrantes da rede social.

“O que faz os sites de redes sociais únicos não é o fato de eles permitirem a indivíduos conhecer ‘estranhos’, mas sim por que eles possibilitam aos usuários articular e tornarem visíveis suas redes sociais” (Tradução nossa).

Para complementar os tópicos acima, há também uma ótima explicação apresentada pela pesquisadora brasileira Raquel Recuero.

“Uma rede social é definida como a junção de dois elementos presentes no ciberespaço: atores, que são a representação de pessoas, instituições ou grupos, e suas conexões, que são os laços sociais e as interações”.

Tal afirmação está no artigo “Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és: a conversação mediada pelo computador e as redes sociais na internet”, na Revista FAMECOS, edição 38, de 2009.

Existem ainda outras definições, algumas mais detalhadas, outras mais diretas. As que citamos acima, em conjunto, formam o que acreditamos ser o mais completo. E de certa forma, indicam o motivo de termos nomeado a empresa como E-Dialog, uma vez que apontam o diálogo entre os internautas é o elemento-chave para a formação das redes sociais ou mídia social.