fbpx
(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 digital@edialog.com.br
Agência de Mídias Sociais e Marketing Digital | E-Dialog
  • Serviços
    • Agência HubSpot
    • Inbound Marketing
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • Otimização de Sites
    • Gestão de Redes Sociais
    • Gestão Google Ads
  • Sobre
    • Depoimentos
    • Conheça a E-Dialog
    • Clientes
    • Central de Cases
    • Vagas e Cultura
  • Recursos
    • Vire o Jogo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Contato
Escolha uma Página

O que é mídia social? O que é rede social?

por Renan Caixeiro | 1 Comentário

Como caracterizar um site ou uma determinada aplicação como rede social ou mídia social? Para entender isso, fomos buscar no meio acadêmico algumas explicações.

Um artigo de Danah Boyd e Nicole Ellison de 2007 define o que seria a rede social na Internet. De acordo com as pesquisadoras, as redes sociais (social networks) permitem:

1) A construção de um perfil público ou semi-público através de uma página pessoal;

2) Articular uma lista de usuários com quem é dividida uma conexão;

3) A possibilidade de visualizar as conexões dos demais integrantes da rede social.

“O que faz os sites de redes sociais únicos não é o fato de eles permitirem a indivíduos conhecer ‘estranhos’, mas sim por que eles possibilitam aos usuários articular e tornarem visíveis suas redes sociais” (Tradução nossa).

Para complementar os tópicos acima, há também uma ótima explicação apresentada pela pesquisadora brasileira Raquel Recuero.

“Uma rede social é definida como a junção de dois elementos presentes no ciberespaço: atores, que são a representação de pessoas, instituições ou grupos, e suas conexões, que são os laços sociais e as interações”.

Tal afirmação está no artigo “Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és: a conversação mediada pelo computador e as redes sociais na internet”, na Revista FAMECOS, edição 38, de 2009.

Existem ainda outras definições, algumas mais detalhadas, outras mais diretas. As que citamos acima, em conjunto, formam o que acreditamos ser o mais completo. E de certa forma, indicam o motivo de termos nomeado a empresa como E-Dialog, uma vez que apontam o diálogo entre os internautas é o elemento-chave para a formação das redes sociais ou mídia social.

Pesquisa

Inscreva-se
em nossa newsletter

Novidades e tendências do Marketing Digital
em primeira mão

Marketing Digital

E-Dialog Comunicação Digital.
(11) 2391-2275
(21) 2391-7727
(32) 3026-2640
Whatsapp: (11) 99139-5260
digital@edialog.com.br

Mapa do Site

Do blog

5 mais 1 adwords Case Inbound Case Redes Sociais Casos de sucesso E-Commerce E-Dialog Hangouts Empresarial Escola Digital Especial Facebook Google Google Ads HubSpot Inbound Marketing Infográficos Instagram Internet Links da semana Listas Marketing 2.0 Marketing Digital Mobile Mídia Social Novas Redes Opinião Soluções talentos tutorial Twitter Vire o jogo Vlog WhatsApp
  • Facebook
  • Instagram
  • RSS
© 2010 E-Dialog