No final deste mês o YouTube lança no Brasil o YouTube Live com a transmissão de um show sertanejo. Será o primeiro show ao vivo transmitido via YouTube, no próximo dia 30 de novembro. O YouTube Sertanejo Live trará alguns nomes da música sertaneja nacional, como Victor & Leo, Bruno e Marrone, João Bosco & Vinícius e Luan Santana.

O Google já realizou outras edições de YouTube Live com bandas como U2, Bon Jovi e Arcade Fire, além de músicos como Alicia Keys e John Legend. A expectativa para o Brasil é grande. Afinal, a forte presença em redes sociais foi um dos motivos que levou a empresa a trazer a experiência para o país e ainda ajudou a escolher os músicos. A Skol, principal patrocinadora do show, por exemplo, desenvolveu várias ações nas redes para premiar o público com convites para o show.

O curioso é observar a dimensão que esta transmissão tem para os meios de comunicação. O YouTube já permitia assistir qualquer programa ou série que você não assistia pela TV. Isso além da criação de uma programação própria, personalizada, que o próprio site recomenda em sua página inicial de acordo com o seu perfil. A única coisa que ainda não havia sido realizado era permitir a experiência imediata e ao vivo de eventos como esportes ou notícias em transmissão exclusiva pela internet.

A tecnologia já existe. A pergunta é se o streaming e, agora, as experiências ao vivo do YouTube ameaçarão a programação da televisão tradicional. Se a internet também for capaz de transmitir com qualidade eventos como esportes e notícias, nós vamos continuar pagando por uma TV a cabo ou até mesmo assistindo TV? A interatividade prometida pela TV Digital já está na internet.

A televisão tem um caráter social forte e ainda está impregnada na cultura do brasileiro. A internet, por natureza, é mais individual e ainda não tem uma qualidade alta de conexão no Brasil, por exemplo. A ameaça ainda é uma questão de opinião e só o tempo será capaz de responder.

O fato é que a expectativa dos organizadores YouTube Sertanejo Live é de que um milhão de internautas acessem o show online. Para suportar a demanda, o YouTube terá 150 profissionais envolvidos na produção, três caminhões de unidade móvel para transmissão em alta definição, mais de 20 câmeras em HD e dois diretores de vídeo, que trabalharão em conjunto para o envio das imagens em tempo real. Mais uma novidade e possibilidade de interação com os usuários na rede.

Published On: novembro 22nd, 2010 / Categories: Mídia Social / Tags: , /

Subscribe To Receive The Latest News

Curabitur ac leo nunc. Vestibulum et mauris vel ante finibus maximus.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Add notice about your Privacy Policy here.