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Responder comentários não é uma tarefa simples, a partir desse atendimento é possível resolver crises, estimular a venda e criar um vínculo de relacionamento entre clientes e as marcas. Que tal conhecer algumas ferramentas de monitoramento de redes sociais para ajudar nessas ações? 

As redes sociais mudaram a maneira como as empresas se posicionam no mercado. O digital se tornou essencial na estratégia da marca para estreitar o relacionamento com o consumidor e com isso alavancar o seu negócio.

Para atingir bons resultados é importante entender a reputação online da sua marca e qual é a percepção do seu consumidor diante da mesma. Uma maneira de se obter tais informações é através do monitoramento de redes sociais. Nesse processo é possível analisar como os concorrentes estão se posicionando, conhecer melhor os hábitos e desejos do seu público e otimizar suas ações.

Os clientes nem sempre vão falar tudo diretamente para você. Então como descobrir o que estão falando? É aí que uma boa ferramenta de monitoramento de redes sociais entra. Fazendo a escolha certa, é possível saber o que estão falando de positivo e negativo da sua marca, mesmo quando não incluem o seu usuário da rede social.

As 3 Melhores Ferramentas de Monitoramento de Redes Sociais

Vamos apresentar então dicas com as 3 melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais. Confira:

1. Scup Social

O Scup é uma plataforma de monitoramento brasileira. Dentre os recursos disponíveis estão inclusos o monitoramento de até 13 redes, análises e relatórios completos, o SAC 2.0, dentre outros. Uma função interessante dessa ferramenta é a Classificação Automática de Sentimento, onde a própria ferramente vai classificar todas as menções, enquanto positivas, negativas, neutras ou mistas, a partir de uma análise feita no texto de cada menção coletada.

Plataforma Scup, ferramenta de monitoramento de redes sociais

Você tem a possibilidade de contratar um pacote onde é possível acompanhar dados estratégicos de monitoramento em uma dashboard em tempo real, como por exemplo, a evolução das menções, comparação com os concorrentes, dentre outros. 

Plataforma Scup com pacotes estratégicos, ferramenta de monitoramento de redes sociais

É possível realizar testes gratuitos na ferramenta. Os preços dos pacotes variam entre R$900 e R$1425, dependendo do número mensal de menções necessárias para monitoramento. Existe também a possibilidade de realizar pacotes personalizados de acordo com a sua demanda.

2. OPSocial

A OPSocial também é uma plataforma brasileira de monitoramento de redes sociais. Dentre as redes monitoradas estão o Twitter, Instagram, Youtube, Google+, Reclame Aqui e também alguns blogs e sites de notícias. Com o monitoramento é possível identificar os públicos de interesse, as tendências do mercado e ações da concorrência. Há uma divisão nos termos entre os positivos, neutros e negativos. A ferramenta tem uma funcionalidade de higienização para apresentar apenas menções e dados que sejam relevantes para o seu negócio, portanto é possível adaptá-lo para cada tipo de necessidade. Também é possível realizar teste gratuito na plataforma e os pacotes dependendo do número de plataformas e termos monitorados.

Plataforma OPSocial, ferramenta de monitoramento de redes sociais

3. Mention

Com a plataforma é possível realizar o monitoramento de redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras. A ferramenta possui uma funcionalidade de agendamento de publicações de redes sociais também. O Mention também permite criar reports por e-mail para enviar a colegas ou clientes e uma parte para monitoramento da concorrência.

Existem planos para empresas e agências. Os planos variam de acordo com o número de funcionalidades que deseja agregar e também quantas menções são monitoradas mensalmente.

Cuidado, ferramentas não são tudo!

As ferramentas de monitoramento de redes sociais são super úteis, mas são limitadas. Elas dependem de outros processos, como estratégia, criação e otimização. A E-Dialog oferece o serviço de Gestão de Redes Sociais que inclui o monitoramento da sua marca em mídias sociais, assim como a análise de resultados e produção de conteúdos originais para redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Blog. Clique aqui para entrar em contato e saber mais sobre nosso serviço!

Como criar valor através do monitoramento de redes sociais 

Um fator muito importante para quem trabalha com posicionamento de marca no meio digital é atentar-se ao teor dos comentários. Além disso, é imprescindível responder com agilidade e buscando entregar um valor para quem interagiu com a marca. Alguns exemplos do que é possível extrair a partir de um bom monitoramento:

Conhecimento sobre o público da marca

Os comentários e mensagens privadas são um material riquíssimo para compreender comportamentos dos potenciais clientes das marcas. O que eles perguntam? Quais são suas principais dúvidas ou reclamações? Que tipo de conteúdo e formato mais agrada sua audiência?

Um bom monitoramento pode responder à estas perguntas e conseguir criar ações a partir disso. Por exemplo, ao notar uma série de perguntas frequentes em uma rede social, pode-se criar uma estratégia de conteúdo que contemple educar constantemente o público sobre essas questões. Além disso, ações que norteiem a empresa podem ocorrer após ouvirem uma série de feedbacks que o público repassa, resultando em melhorias de atendimento, procedimentos da empresa, entre outras interações que ocorrem fora das redes sociais.

Venda e relacionamento através do monitoramento

Outro ponto importante nesse monitoramento é efetivamente criar vínculos com a sua audiência, de forma que ela entenda que a marca tem credibilidade e está genuinamente interessada em dialogar nas redes sociais. Dessa forma, cria-se um verdadeiro relacionamento e pode-se tirar várias interações futuras que gerem vendas diretas para a marca.

Cada vez mais os consumidores estão se atentando para pesquisar sobre a reputação da marca antes de realizar compras. Dessa forma, ao entrar em uma rede social e perceber que a marca resolve os problemas, atende prontamente seu público e está disposta a auxiliar seus clientes, cada vez mais pessoas poderão ser influenciadas por esse viés de credibilidade.