(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

No post “2010, o ano das redes sociais. E 2011?“, levantamos alguns pontos que consideramos relevantes para a atuação no meio digital este ano. E a discussão continua. Como o trabalho de Relações Públicas impactará nas mídias sociais em 2011? Qual a tendência em termos de novas mídias?

Um exemplo que gosto de usar é o site Troca Jogo, que é definido como uma “rede virtual de trocas de jogo de videogame“. Começou como uma variação do Ning, criado pela Astéria, e hoje foi englobada pelo portal Uol. Mas por quê tal rede ganhou espaço?

Havia uma necessidade: jogos acumulados em casa, sem utilidade. Havia um desejo: ter um jogo diferente na prateleira. Com a união disso, foi criada uma rede extremamente customizada, direcionada a um público específico.

É fato que a mídia social de massa não vai parar de crescer. Mas surge, cada vez mais, espaço para iniciativas segmentadas. E aí, cada empresa deverá pensar: o que seria útil ao meu público? Criar redes por criar, além de perda de tempo, é encher o internauta de opções. Além de verificar o Orkut ou Twitter/Facebook, ele teria que visualizar a rede da empresa. A não ser que exista algo único e necessário como o Troca Jogo, pouco efeito essa ação surtirá.

São oportunidades que, se bem aproveitadas, podem trazer um retorno enorme em termos de relacionamento. Uma das primeiras iniciativas nesse sentido foi o Nokia Guru, que criou um universo para os amantes da marca dialogarem diretamente com os colaboradores da Nokia sobre questões técnicas.

Além das redes customizadas (sejam em sites ou aplicativos), a figura do Relações Públicas na web 2.0 fica mais forte. Muitos já viram erros de alguma empresa/pessoa que causou constragimento nas mídias sociais.

Assim como no relacionamento com a mídia, onde há assessorias que prestam serviço de Media Training, já passou da hora da necessidade de um treinamento de colaboradores e pessoas de destaque, para que aproveitem melhor o universo online. Surge o Social Media Training.

Já pensou nessas possibilidades?