(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Sua empresa é do ramo de restaurantes? Se sim, saiba que é uma excelente área para explorar o marketing digital. Isso porque são inúmeras as possibilidades de abordar o assunto e se destacar da concorrência. Além disso, é um tema que está sempre em alta nas pesquisas e preferências do público da web. Então, que tal conferir 5 dicas de marketing digital para restaurante?

Para isso, separamos exemplos que se encaixam nos mais variados ramos desse negócio. Focamos no marketing de redes sociais, mas os conselhos podem ser inseridos em diversas plataformas.

O importante é, como sempre abordamos, identificar a voz da sua marca. Ou seja, saber qual será a linguagem a ser usada no marketing digital para restaurante. Para isso, é necessário entender o público e conhecer suas necessidades. Leia mais: Como criar uma persona

1. Identidade visual

Esse é primeiro ponto para o sucesso do marketing digital para restaurante. Isto é: a identidade visual é a forma como a sua marca será identificada na parte gráfica das postagens. Por que ela é tão importante? No parágrafo anterior, explicamos que é essencial definir a voz da marca. Então a identidade visual é uma parte significativa dessa questão e deve ser seguida em todas as ações da marca. O apuro estético que você desenvolve para a sua marca leva em consideração os valores da empresa e a forma de dialogar com seu público.

Além disso, cada campanha pode ter a sua identidade visual. Ou seja, em uma data comemorativa, postagens promocionais, anúncios de novidade, entre outros, o restaurante pode ter um novo padrão. Porém, é essencial que existam elementos marcantes e que identifiquem a empresa, independente do estilo da ação de marketing digital.

Foto de comida para marketing digital de restaurante

Como estabelecer essa identidade

Mas como encontrar esse elemento? Pois bem: pode ser definido por fonte, filtro, ângulo da imagem, padrão de cores e até mesmo o cenário. Enfim, são diversas as possibilidades e tudo isso dependerá do objetivo do marketing digital para o seu restaurante. Além disso, o estilo do público também será essencial para que você encontre a identidade ideal.

Para criar ou atualizar a identidade visual do seu restaurante, é imprescindível o trabalho de um designer. Tal profissional saberá utilizar os melhores recursos gráficos para o marketing digital do seu estabelecimento.

Você também pode se interessar por: Consultoria em Markerting Digital – como escolher?

2. Originalidade

Temos muitos exemplos de cases de sucesso de restaurantes. Tais casas bombam na web e têm diversas ações convertidas em vendas. Podemos citar:

@outbackbrasil

Captura de tela de parte do Instagram do Outback. Exemplo de marketing digital para restaurante

@dominospizzabrasil

Captura de tela de parte do Instagram da Dominos Pizza. Exemplo de marketing digital para restaurante

@subwaybrasil

Captura de tela de parte do Instagram da Subway. Exemplo de marketing digital para restaurante

Entretanto, precisamos tomar cuidado com as inspirações. Isso porque essas marcas têm uma forte presença nas redes sociais por conta da originalidade das publicações. Outro fator importante é a linguagem. Ou seja, enquanto o Outback tem uma abordagem mais tradicional e requintado, a Dominos e o Subway falam de uma forma mais descontraída e jovem.

Estratégias

Por conta disso, para acertar no marketing digital para restaurante, você precisa criar estratégias diferenciadas. Elas devem mostrar para o público das redes sociais o ambiente e tratamento que receberão no seu estabelecimento – sobre os pratos, é assunto para outro tópico.

Dessa forma, o digital e o offline precisam estar em conexão. Não adianta atrair um público jovem na internet e ter um ambiente sério pessoalmente. Da mesma maneira, ter um posicionamento tradicional nas mídias sociais e o ambiente ser mais descontraído não cumprirá o objetivo.

Use os exemplos de sucesso para se inspirar e pensar em ações que atraiam o seu público. Pense nos pontos únicos do seu restaurante. Seja por ser uma empresa familiar, ou por ter uma decoração personalizada. Ou até mesmo o preço, a qualidade dos pratos.. enfim. Abuse do que você tem de diferente em suas ações digitais.

3. Veracidade

Dando continuidade ao que mostramos no tópico anterior, vem a vericidade das publicações. Isso significa que quanto mais fiel à realidade forem suas publicações, maior a chance de seu negócio ter sucesso. Como o ramo de restaurantes é bem específico, evite ao máximo:

  • Usar fotos de banco de imagens
  • Enfeitar o prato de forma diferente do que é feito na realidade
  • Esconder o ambiente ou alterá-lo na edição da imagem

Os consumidores querem ver como o restaurante realmente é. Desejam conhecer os pratos e saberem exatamente o que vão encontrar no local. E, como mostramos a importância de ser original, muitas vezes detalhes verdadeiros fazem a diferença.

Foto de bastidores de montagem de prato. Dica de marketing digital para restaurante

Como executar

Mostre a equipe, os bastidores, os clientes e a rotina do local. Para isso, os vídeos são excelentes recursos. Sabe por quê? Leia em nosso blog sobre tendências do marketing digital para 2018 e entenda o motivo de usar esse estilo de conteúdo.

Além disso, usuário da internet quer ver cada vez mais a humanização das marcas. É imprescindível criar uma proximidade com os consumidores para que as ações do marketing digital para restaurante convertam em consumidores. Portanto, não é necessário um material de alta qualidade para ações rotineiras, principalmente em plataformas como os stories e o IGTV.

4. Qualidade das fotos

Ao contrário do que foi abordado no tópico anterior, para o feed do Instagram e linha do tempo do Facebook é imprescindível que as fotos sejam de qualidade. Esse é um investimento que dará um bom retorno à casa, caso o analista de marketing tenha estratégias assertivas. Um dos maiores intuitos do marketing digital para restaurante é gerar vontade de experimentar a comida. Independente do objetivo da marca, é essencial passar essa sensação ao público.

Dessa forma, as fotos de qualidade dão possibilidades de criações de peças atrativas e próximas da realidade. Isto é: a qualidade das fotos influencia em todos os tópicos anteriores. Elas também exigem um processo menos trabalhoso na edição da imagem, o que otimiza o tempo da equipe de redes sociais e deixa espaço para outras tarefas, ideias e reuniões produtivas.

Por isso, não abra mão de contratar um fotógrafo experiente para essa função. Tenha certeza de que fará toda a diferença e será um passo à frente da concorrência.

Leitura complementar: 5 estratégias para crescer o Instagram da sua empresa

5. Fidelização de clientes

O que é um negócio sem a satisfação dos clientes? Eles são os responsáveis pela manutenção da empresa e podem ser verdadeiros promotores da marca quando têm boas experiências com a mesma. Então, saiba o que fazer para que eles tenham essa atitude com a sua empresa.

Primeiramente, o atendimento deve ser feito com excelência. Clique aqui para aprender os segredos do atendimento online ao consumidor. Por isso, é preciso ter uma pessoa responsável por essa função. Solucionar as dúvidas, receber as sugestões e todas as questões que o usuário tenha para dizer à marca é o primeiro passo para conquistar o cliente. Da mesma forma, as reclamações devem ser resolvidas com o máximo de agilidade e educação.

Outra questão é estimular a interação dos clientes com o restaurante. Confira algumas sugestões para isso:

Repost

Repostar as fotos dos clientes é uma forma de mostrar que a visita dele foi importante para o estabelecimento. Seja nos stories ou na linha do tempo, a pessoa se sente valorizada com essa atitude do restaurante. Além disso, é uma forma de estimular que o usuário marque os amigos na foto para que vejam que ele está no perfil da casa. Outro ponto do repost é a humanização. Isso porque os seguidores vêem quem está frequentando o local e passam a ter mais confiança no mesmo.

Comentários

Interaja com seus clientes por meio dos comentários. Comente, de forma diferente e de acordo com o posicionamento do negócio, todas as fotos que forem marcadas na sua localização. É importante que o cliente se sinta acolhido e veja que não é apenas mais um para o restaurante, mas sim uma presença especial.

Promoções

As promoções podem ser formas de conquistar novos clientes ou fidelizá-los. Já que nossa abordagem é sobre o segundo ponto, entenda como realizar a ação com esse objetivo.

Você pode oferecer cupons de descontos a todos que postarem fotos nas redes sociais e marcarem o seu restaurante. Pode também criar concursos culturais, repostando as fotos de pessoas no seu restaurante e premiando a mais curtida. Outra ação promocional é oferecer cupons de desconto nos stories para as pessoas levarem no restaurante e consumirem.

Enfim, são muitas as formas de fidelizar os clientes por meio de promoções. Portanto, abuse da criatividade para criar a sua maneira!

Dica extra de marketing digital para restaurante

Para que todas as dicas acima sejam potencializadas, você deve investir nos anúncios. O Instagram tem sido desde os seus primórdios, um excelente canal para empresas do ramo de alimentação, já que fotos atrativas de alimentos e receitas figuram entre os conteúdos de grande destaque dessa rede social.

Quer saber como anunciar no Instagram? Confira nosso tutorial neste link e assista ao vídeo abaixo.

Leia também

4 ferramentas para fazer seu Instagram crescer O Instagram é uma das mídias sociais mais poderosas, cativantes e de crescimento mais rápido no momento. Com algumas ferramentas certas, você pode tor...
Aplicativos para páginas do Facebook Os aplicativos para páginas do Facebook auxiliam na personalização de conteúdos. Um dos maiores erros que as marcas cometem ao criar suas páginas n...
Certificação de jornalistas no Twitter é um marco... Um dos grandes baratos do Twitter é poder seguir contas de celebridades, ídolos que temos em qualquer esfera: música, esporte, cinema, televisão... é ...
Tráfego: como otimizar e gerar mais conversões no ... Gerar mais conversões no seu site é mais simples do que parece. Confira algumas dicas no post de hoje. Depois de um árduo trabalho para montar a s...