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O mundo da moda é bastante criativo, e o desafio dos profissionais é levar essa característica para o digital. Por isso, neste blog você vai conhecer 6 estratégias de marketing digital para moda. As dicas podem – e devem – ser adaptadas para a realidade de cada empresa. O importante é entender as tendências desse segmento no mundo da web e manter a inovação na marca de moda. Nesse caso, falaremos especificamente das redes sociais, e em breve, mostraremos outras plataformas a serem exploradas. Confira!

1. Invista em fotos

Imagine a seguinte situação. Você entra na rede social de uma marca da qual tem interesse em comprar uma roupa. Em uma foto, a roupa está clara. Em outra, está mais escura. Com isso, você não consegue identificar o real tom do modelo. Ao aproximar a imagem, a qualidade está ruim e é impossível entender se o detalhe é de paetê ou pedras.

Agora pense na cena oposta. Ao acessar a rede social, as imagens estão em harmonia, as cores são realçadas e você tem mais de uma opção para conferir os detalhes do modelo. Além disso, a aproximação da foto permite a percepção da textura da peça.

Foto de fotógrafo com câmera profissional, mostrando a importância de boas fotos para o marketing digital para moda

Então, em qual das duas oportunidades você teria confiança na marca e se interessaria em comprar a peça? Com certeza é na segunda, certo? Pois bem. É por isso que o investimento em fotos é o primeiro item da lista. Se ele não existir, será difícil criar uma boa estratégia de comunicação digital.

Isso porque a imagem faz muita diferença para a transmissão da mensagem. De nada adianta investir em anúncios, SEO e outras vantagens para o marketing digital para moda se o consumidor não conseguir visualizar o que está sendo vendido.

2. Atente-se para a sazonalidade nas campanhas

As estações do ano ditam as coleções da moda. O mesmo deve refletir nas ações da marca nas redes sociais. Crie diferentes campanhas para cada estação. Para isso, elabore o principal conceito das peças para o período.

Quer um exemplo? A C&A trabalha muito bem com essa proposta. Os conceitos em cada campanha são bem distintos. Isso inclui cenário, modelos, estilos de pose, palavras-chave e toda a identidade. Por isso, mais uma vez, temos a importância das fotos de qualidade.

No inverno, a marca trabalhou com um fundo chapado, na cor amarela, e modelos de todas as idades:

captura de tela do Instagram da C&A. Campanha de inverno de marketing digital para moda

Já para a coleção de Primavera-Verão, as fotos foram ao ar livre, com vegetações brasileiras ao fundo e filtro amarelado para representar os dias de sol.

Captura de tela do Instagram da C&A Brasil. Campanha de marketing digital para moda com a coleção primavera-verão

3. Defina a voz da marca

Esse é um ponto que deve ser pensado com muito cuidado. A voz da marca vai definir o posicionamento em diferentes situações. Vai apontar o caminho a ser seguido nas escolhas para campanhas, ações e até mesmo no SAC 2.0.

Ou seja, a empresa terá o tom divertido ou sério? Sofisticado ou acessível? Moderno ou tradicional? Enfim, são inúmeras as possibilidades de voz da marca. O ideal é que a postura siga por muitos anos. Temos casos de negócios que mudaram completamente a sua voz. Mas, por isso, deve ser uma etapa muito bem pensada.

Para fazer essa definição, você precisa entender qual é o seu público e o que ele busca. Há marcas que jamais poderão fazer promoção, já que suas peças são objeto de desejo. Outras, cuja postura é popular, investe muito nesse estilo de ação de marketing digital para moda.

Por isso, outra questão determinante é o seu produto e, claro, os concorrentes.

4. Anuncie de forma assertiva

Para atingir o público alvo da marca de moda, alcançar as metas desejadas e vender os produtos no meio digital, um dos recursos é anunciar. Especificamente nas redes sociais, os anúncios são fundamentais para que os conteúdos da marca tenham visibilidade.

Leia mais: Dicas infalíveis para vender nas redes sociais

Invista em anúncios criativos, nas plataformas onde seu público se encontra e com segmentação detalhada de acordo com o interesse dos consumidores da sua marca.

Para saber mais, acesse:

 

Foto de homem olhando para a ilustração de diversas formas de anunciar em marketing digital para moda

5. Incentive a participação dos clientes

Os clientes são os maiores promotores da marca. E no marketing digital para moda não seria diferente. Então, criar incentivos para que eles promovam a marca de forma espontânea é uma dica de peso. E como fazer isso?

Existem várias formas e as escolhas da empresa dependerão, novamente, do perfil do público. Uma ação prática e que gera visibilidade para a marca é a criação de uma hashtag própria. Nos pontos de venda ou nas formas de contato com os consumidores por meio do ecommerce, a loja pode informar da existência dessa hashtag e pedir para que o cliente insira em seus posts quando usar a peça que comprou.

Outra forma bacana é explorar os stories do Instagram para essa interação. Por meio do recurso, é possível compartilhar e responder os seguidores, repostar fotos dos clientes, criar ações promocionais, e muito mais!

6. Mensure os resultados

Todas as ações no marketing digital precisam ter um objetivo definido. Porém, como saber se ele está sendo alcançado? É justamente com a mensuração de resultados que a estratégia é guiada.

Constantemente, as métricas devem ser monitoradas, para que a equipe entenda se está perto ou não da meta. Além disso, é importante também entender, no meio do caminho, se será possível alcançar esse objetivo com os resultados obtidos.

Para o objetivo ser o mais completo possível, o ideal é estipular uma data para o cumprimento do mesmo. E, para o acompanhamento, existem plataformas. E ainda as redes sociais fornecem as principais informações, de forma bem completa.

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