O Marketing de Influência é uma poderosa e simples estratégia. Em tempos em que a jornada de compra se encontra cada vez mais complexa, uma aproximação humana é um grande diferencial para vencer a concorrência. Nesse sentido, por meio de influenciadores digitais do seu segmento é possível conseguir uma comunicação mais próxima e assertiva do seu público-alvo.
Se você chegou até é porque deseja saber como transformar essa influência em vendas, certo? Até o final da leitura você terá uma estratégia traçada, confira a seguir dicas valiosas.
“Fui influenciada digitalmente”
Quem nunca leu essa frase no perfil de um amigo? O Marketing de Influência tem grande peso na decisão de compra dos usuários. De acordo com a pesquisa de 2019, “Influenciador Digitais”, da Qualibest, 73% dos usuários já adquiriu algo por indicação de algum digital influencer. Além disso, 68% dos respondentes da pesquisa seguem, pelo menos, um influenciador digital.
Um dado interessante para as marcas é que essa atitude de seguir as personalidades do online se dá, em 56% dos casos, justamente para acompanhar opiniões e recomendações de produtos e serviços.
E não é apenas isso, ainda de acordo com a pesquisa:
- 63% dos usuários gostam que os influencers recomendem produtos;
- 55% acha que essas recomendações são menos invasivas que anúncios na internet e televisão.;
- 50% consuma pesquisar a opinião de influenciadores antes de adquirir um produto ou serviço.
Como gerar vendas com Marketing de Influência
Depois de ter dimensão da relevância do Marketing de Influência na decisão de compra dos usuários, você quer começar a investir nessa estratégia para ontem, não é mesmo? Então, veja agora como transformar a opinião dos Digital Influencers em receita para a sua marca:
1. Conexão
A utilização do Marketing de Influência tem como principal objetivo aproximar e conectar usuários a sua marca. Isso é muito claro porque usuários procuram pessoas reais para ouvir suas opiniões e dores, e de que forma tal produto solucionou o seu problema e proporcionou satisfação pessoal. Mas, o que isso significa para você quando for investir no Marketing de Influência?
Significa que é preciso encontrar o influenciador certo para conversar com o público. Ou seja, que aquela personalidade dialogue com o público-alvo dos seus produtos. Mas, além disso, é essencial que essa pessoa tenha fit com a sua marca, acredite nos seus valores, serviços e o que a sua solução se propõe a ser. Quem lembra do escândalo que foi o Roberto Carlos, vegetariano convicto, fazendo propaganda na TV da Friboi? O mesmo vale para o ambiente das redes sociais. Busque o influenciador que converse que o seu público e, sobretudo, que acredite no seu produto.
2. Crie oportunidades reais
Nada pior do que o influenciador anunciar “condições incríveis” e a pessoa se deparar com os mesmos preços já praticados. Se for fazer uma promoção, faça de verdade! O influenciador vai levar o usuário até você, mas outros fatores influenciam na decisão de compra, sobretudo os valores da mercadoria e do frete.
Leia também: Como vender pelas redes sociais: 7 estratégias de sucesso
3. Como é a sua conversa com os usuários?
Depois que o influenciador leva um usuário até você, como é a sua conversa com ele? É preciso aliar o Marketing de Influência ao Marketing de Conteúdo e a um sólido gerenciamento de redes sociais para ter sucesso nessa comunicação, cativar o usuário e converter essa relação em uma venda.
4. Consistência
Conexão e emoção não são conquistados em uma única ação. Trace um plano Marketing de Influência de longo prazo. Dessa forma, é possível mostrar a presença da sua marca no dia a dia daquele influenciador, transmitindo o valor da sua solução e verdade para os usuários.
Insights para o seu conteúdo por meio do Marketing de Influência
A pesquisa Qualibest reúne informações qualitativas e quantitativas importantes para a geração de conteúdo por meio do Marketing de Influência. Veja alguns insights:
- YouTube e Instagram são as principais redes sociais utilizadas para acompanhar digital influencers.
- Na opinião dos respondentes, no Instagram o feed e os stories são igualmente interessantes para consumo de conteúdo.
- 41% dos usuários só liga o áudio se a imagem despertar curiosidade.
Gostou da dica? Semanalmente no blog da E-Dialog surgem novidades do universo do Marketing Digital, aproveite!
Texto escrito por Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog
Jornalista, apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro-quente!