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Conheça o Instagram for Business e aprenda a otimizar os seus resultados na rede social

Tem tempos que o Instagram se tornou um dos queridinhos das empresas. A possibilidade de estreitar os laços com o público e criar uma rede de pessoas maior e mais interativa encheram os olhos das marcas e todo mundo quer realizar ações com a mídia. Nesse sentido, surge em 2016, o Instagram for Business.

Para deixar a rede social com uma performance ainda melhor a rede Facebook disponibiliza o Instagram for Business. Com ele é possível ter acesso ao hábitos de acesso do público, fazer anúncios e mensurar a performance de seus conteúdos.

O Instagram

Instagram for Business

O Instagram foi lançado em outubro de 2010 com uma rede alternativa para outras propostas já existentes, como o finado Orkut, MySpace e, o mais atual, Facebook. Com o tempo, as coisas foram mudando e compartilhar momentos e registrar histórias tornou-se o principal conteúdo na internet. O Instagram ganhou espaço e seguidores em grande escala. Tanto que em 2012, a empresa de Mark Zuckerberg adquiriu a mídia social e incorporou os conteúdos que eram veiculados apenas no Instagram também para o Facebook. Por isso, a maioria das marcas começaram a criar conteúdos específicos para cada rede e planejar ações levando em conta as especifidades de cada uma.

Atualmente, a rede social já bateu a marca de mais de 1 bilhão de usuários no mundo. O Brasil é o segundo país que mais faz uso do Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos, de acordo com dados de 2019 da própria rede social. Além disso, 83% dos usuários segue, pelo menos uma marca. Ou seja, estar nessa rede social é absolutamente estratégico para gerar relacionamento com seu público-consumidor. 

O Instagram for Business

A partir de 2016 o lnstagram lançou a plataforma for Business. As marcas já utilizavam as redes sociais para criar relacionamento com o cliente. Então, com essa demanda, a rede Facebook criou a possibilidade de a criação de conteúdo ter mais performance.

A plataforma surgiu de uma pesquisa que o Instagram realizou com empresas que usam a rede social. Em geral, esse público deseja três coisas do aplicativo:

  • Ser mais visto no Instagram;
  • Mensurar os resultados das publicações que fazem;
  • Alcançar mais pessoas e criar uma rede maior de fãs.

A partir dessas demandas foram desenvolvidas as seguintes ferramentas:

Call to Action no Instagram for Business

Essa funcionalidade é gratuita e possibilita definir por onde você prefere que seus clientes entrem em contato (telefone, e-mail ou mensagem), clicando no botão de contato, que aparecerá do lado do botão “seguir”. Ela também desbloqueia acesso à métricas e promove patrocínios de posts. Para ter acesso ao Business Profiles é preciso ter um conta no Facebook e um perfil com, pelo menos, 100 seguidores.

Insigths

Insights Instagram for Business

Essa é a ferramenta de mensuração da performance no Instagram. Por ela é possível ter informações sobre quem segue o seu perfil, que tipos de conteúdos são mais aceitos, e outras informações. Tudo dentro do aplicativo móvel. Tendo em mãos esses dados é possível planejar melhor os seus conteúdos e torná-los relevantes.

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Promote

Aqui, você otimiza publicações que tiveram ótima recepção da sua audiência. Clicando em um botão dentro do aplicativo, é possível selecionar um público-alvo ou deixar que o Instagram faça a segmentação e promover o post pelo tempo determinado por você. Por meio do Facebook Ads também é possível fazer anúncios para diferentes objetivos dentro da rede social e com opções de segmentação.

Para ter acesso à ferramenta, é necessário ter um fanpage no Facebook conectada ao Instagram com, ao menos, 100 seguidores. O Instagram fez um tutorial de como usar o Instagram for Business, em inglês.

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Loja no Instagram

E agora, para quem tem e-commerce é possível criar o catálogo da loja dentro do próprio Instagram. Dessa forma, os valores das peças podem ficar dispostos já nas fotos e o call-to-action direcionado para efetivação da compra dentro da própria plataforma. Seu clientes, além de estarem muito mais perto de você podem consumir os produtos sem nem sair da rede social. Essa novidade é uma passo e tanto para bombar as vendas!

Parceria Paga

Para digital influencers, outro recurso interessante é a marcação “Parceria Paga”. Assim, o público consegue identificar nitidamente quando um conteúdo foi desenvolvido para atender às demandas de uma empresa.

Todas essas estratégias e ferramentas estão a sua disposição para começar a testar e implementar no seu marketing.

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Conteúdo produzido por Danilo Terra em 2016 e atualizado por Letícia Fernandes em 2019.