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Uma rede social é mais do que uma rede de conexões entre pessoas e marcas. As chamadas métricas de vaidade são os números de seguidores, curtidas em fotos e comentários. Eles medem a interação do público nesses perfis.

Esses números são muito analisados para várias empresas definirem seus parceiros, influenciadores digitais e marcas que desejam se aliar e se comparar. Porém, ao contrário do que muitos pensam, somente essas métricas serem altas não fazem o sucesso do perfil. Para observar de fato um impacto na empresa, é necessário que essas métricas tragam resultados reais para elas no fluxo de caixa. Para isso, existem as estratégias traçadas pela equipe de marketing digital para proporcionar o crescimento qualitativo desses perfis, gerando assim retornos financeiros para as empresas.

Atrás dos números de seguidores e curtidas por exemplo, foi feita uma segmentação de público, que é uma estratégia fundamental para fazer com que os anúncios apareçam para o público que de fato interessa pela empresa, produto ou serviço. Também foi pensada a frequência ideal de postagem,o perfil comportamental desse público e a definição da persona. Até os formatos usados para os posts são estratégicos para destacar as informações desejadas.

Assim, as métricas de vaidade indicam apenas uma pequena parte de toda a estratégia. É importante analisar o objetivo do post, pois nem sempre o número alto de curtidas é o foco. Às vezes o objetivo é informar uma troca de horário de funcionamento, um teaser de uma campanha que irá surgir, pode ser encaminhar o lead para algum site ou plataforma. Portanto, é fundamental fazer essa leitura mais aprofundada para entender o que de fato elas trazem de resposta e quais métricas são importantes para cada marca

Melhore a percepção da marca nas redes sociais!

O ponto mais importante para a comunicação de uma marca é o seu posicionamento. Ele refletirá diretamente na forma como essa marca é percebida pelo público e os valores a que ela está ligada. Mude a mentalidade como se enxerga as métricas de vaidade, passe a vê-las como gatilhos e trace estratégias que aproveitem as informações que ela aponta.

Para isso devemos fazer: Posts focados em engajamento + conteúdos divertidos + ações em eventos + ser data-drive (pensar em dados, números e resultados)

O principal objetivo de um engajamento é gerar oportunidades para o time de vendas!

Tenha equilíbrio

É necessário ter equilíbrio no planejamento de conteúdos e na estratégia de marketing digital. O ideal é ter momentos abordando consciência de marca e conteúdo interativo e momentos mais focados em performance. Sabemos que hoje, os anúncios patrocinados são muito importantes para segmentar o público ideal, direcionar a estratégia pelo tempo ideal e etc. Mas se o usuário não estiver engajado, o alcance orgânico será baixo. Portanto não subestime a importância do alcance orgânico!

Então como engajar? E como unir o engajamento com geração de demanda?

Confira 5 dicas indispensáveis:

1) Aproveite o momento certo para postar os conteúdos!

Se adapte ao tempo real, principalmente para utilizar os memes,aos fatos históricos, datas importantes e etc. Hoje, devido ao excesso de informações, não possuímos 100% de atenção em nada. Temos a chamada ‘atenção seletiva’, onde só absorvemos o que realmente nos desperta mais interesse individualmente.

Use memes sem perder a autoridade!

Os memes são uma forma muito divertida que, principalmente nós brasileiros, utilizamos para fazer piadas. E para falar de assuntos mais sérios de uma forma leve. Porém, ele deve ser usado com cuidado e para marcas que façam sentido de acordo com o seu posicionamento e objetivos.

É possível usá-los sem perder a autoridade da marca e sem torná-la menos profissional. Basta definir quais memes são ideais para comunicar a ideia e agregar os valores deles com a marca, assim é possível atrair a preciosa ATENÇÃO por meio do humor.

Aproveite os posts para enriquecê-los com conteúdos ricos sempre que possível

Quando for viável, insira links com materiais ricos. Faça legendas criativas para chamar atenção para o post mas também desperte interesse para falar mais aprofundadamente sobre o assunto . Divulgue um vídeo, e-book, um curso ou algo que faça o usuário querer saber mais sobre o assunto.

Use ‘brincadeiras’ interativas

Utilize enquetes, joguinhos de ‘quem você seria’ e pesquisas para conversão de visitantes em leads. Essa é uma ótima estratégia que fará com que o usuário deixe seus dados cadastrais para receber alguma resposta divertida.

Use datas comemorativas que façam sentido para sua marca

É importante ressaltar as datas que destacam os profissionais da área , aniversários de cidades onde a atuação da marca é forte, ou até mesmo, de alguma personalidade relevante para o seu mercado. Faça uma pesquisa das datas que realmente importam e use elas a seu favor!

Faça stories no Instagram!

Os stories é uma forma muito interativa, dinâmica e rápida de conseguir respostas e gerar algum interesse nos usuários. Faça quiz, enquetes, varie nos formatos de posts, aproveite a variedade de opções que as plataformas proporcionam para melhorar o engajamento e captar mais leads.

Lembre-se sempre de que a imagem atrai mas o conteúdo convence!

2) Ajude sua base de seguidores

Além de gerar leads, informe seus leads gratuitamente em formatos rápidos sobre algum tema de interesse deles. Ofereça dicas que podem ajudá-los de fato. Isso pode gerar um interesse maior nele de saber mais sobre o assunto e a enxergá-lo como uma autoridade naquele tema também.

Use likes e comentários para responder os seguidores com nutrição

Outra maneira de aproveitarmos uma boa oportunidade para falar diretamente com o usuário, é aproveitar alguns comentários que dê para encaixar um link, um e-book, ou algum material que poderá nutrir esse lead. Varie os formatos e teste os que mais engajam na sua página para esse tipo de estratégia!

O vídeo é um excelente formato para educar sua base de seguidores de forma interativa e dinâmica. Invista em formatos de curta duração e, sempre que possível, legende esses vídeos. É comprovado que hoje, a maioria das pessoas, assistem vídeos no silencioso por não poderem escutá-los em determinados momentos. Então facilite! insira legendas em todos eles para elas assistirem ao conteúdo a onde estiverem e a qualquer momento do dia.

Lembre sempre que conteúdo é empatia

Conheça o perfil psicológico do seu público para atraí-lo. Somos pessoas criando para outras pessoas!

Quando se trata de conteúdo não existe uma fórmula , mas uma união de estratégias que trás bons resultados é: Conteúdo útil + gerar leads + entreter = engajar! Precisamos entreter e educar o público ao mesmo tempo, sempre concilie.

3) Crie conteúdos que respondam a perguntas relevantes nos comentários

Uma inteligente estratégia é criar uma conversa através dos comentários ou do SAC. Se alguém tem uma dúvida, expõem uma dor ou um interesse, ele está escolhendo compartilhar com você esse problema. Aproveite para ajudá-lo , instruí-lo , e oferecer algum produto ou serviço que poderá auxiliá-lo a resolver esse problema. Isso demonstra uma preocupação e um carinho da marca com as pessoas!

4) O call to interactions é o novo call to action!

Crie facilitadores que levem seu público para onde você deseja que ele vá. Botões, clique aqui e etc. Recebemos um número gigantesco de informações e estímulos por dia. Sua mensagem precisa se destacar para ser percebida. Só então será possível envolver o usuário e levá-lo a tomar decisões.

Construa histórias para prender a atenção: inclua uma isca para engajar e leve o usuário para onde quiser. Deixe o público próximo do seu conteúdo, deixe ele opinar, responder e interagir. As pessoas gostam de fazer parte e para fazer parte elas participam!

5) Seja autêntico, seja HUMANO!

Quanto mais conexão você produz, mais conversões você consegue. Para ser lembrado, falado e preferível pelo seu público é preciso ter: Bom conteúdo, boas interações, bom relacionamento e boas experiências. Engajar nas redes sociais e gerar conversas te faz ganhar empatia e ser lembrado.

Para finalizar, prove seu trabalho mostrando sua performance!

Use relatórios para mostrar seus resultados.Com todas essas ideias, suas métricas irão impactar no aumento de oportunidades e de vendas da sua empresa!

Texto escrito por Thaís Debortoli, Customer Success/Planner na E-Dialog 

Thaís é Publicitária e tem 24 anos. Amante de séries (sendo sua favorita Friends), livros, filmes e um bom café! Nunca recusa um chocolate, gosta de um bom papo, de cerveja com os amigos e é curiosa.