(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Provavelmente você já ouviu falar no Foursquare. Já deve ter lido também que em pouco mais de um ano ele já ultrapassou a marca de três milhões de usuários. Talvez até arrisque dizer quais são suas funções básicas. Mas você já parou para pensar na função desta rede para sua empresa?

Como funciona
Em resumo, o Foursquare é uma rede social baseada na localização física de seus usuários, com elementos que lembram games. É um serviço de geolocalização, é focado no uso através de um aplicativo em smartphones, mas também é possível utilizá-lo pelo seu computador, claro. Basicamente ele permite que você indique onde está através de um aplicativo no seu celular. A rede traz uma nova camada de informação ao mundo virtual. Enquanto o Twitter e o Facebook querem saber o que você está fazendo, o Foursquare quer saber onde você está fazendo, em tempo real, direto do seu celular.

Você indica o lugar em que você chegou e escolhe se vai avisar seus amigos ou não através do check-in (esse é o nome que o Foursquare dá para a ação que você executa no aplicativo para dizer que chegou em algum lugar). Você cria uma rede de amigos e pode fazer um esforço para encontrá-los caso esteja por perto. Ainda pode escolher avisar seus amigos pelo twitter e facebook quando fizer um check-in. Quando seus amigos fazem check-in você acompanha na tela do aplicativo, ou também pode escolher receber um e-mail avisando.

Mas a principal novidade é a possibilidade de deixar comentários nos lugares visitados. Por exemplo: ao fazer o check-in em um restaurante você pode deixar sua opinião e recomendar o local (ou não) para seus amigos. E é aí que as empresas começam a se interessar pelo Foursquare.

Estratégias de geoposicionamento
Junto com o entretenimento, está um modelo de negócios. Para quem é dono de um estabelecimento, as promoções vêm naturalmente: dar brindes para os “prefeitos”. Para quem ainda não sabe, quando um usuário fez check-in em um lugar mais do que qualquer outro usuário no período de 60 dias, ele se torna prefeito (Mayor) desse lugar.

Com o Foursquare o dono de um bar pode saber quem é o frequentador mais assíduo do seu balcão e dar bebidas de graça para ele. Um programa de fidelidade 2.0. Mesmo com poucos usuários, as promoções já chegaram ao Brasil. A rede de comida italiana Spoleto, por exemplo já fez uma campanha pra presentear prefeitos de algumas lojas no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Uma pessoa só vai querer ser prefeito de um lugar que ache bacana”, afirma Tom Leite, diretor de marketing do Spoleto.

Levar o negócio para o Foursquare não custa nada e permite interagir com os clientes de forma fácil e os incentiva a visitar o seu negócio, oferecendo descontos para um determinado número de visitas ou apenas uma oferta especial por ser à primeira vez que visita o negócio.

Se interessou?
Como em todas as redes sociais, ainda existem muitas possibilidades a serem exploradas pelos usuários e empresas no Fousquare. No Brasil, a maior parte dos usuários ainda está concentrada nas grandes capitais e São Paulo tem 55% deles, seguido do Rio de Janeiro. Outro dado interessante é que o número de check-ins no aplicativo é muito maior de sexta a domingo, por motivos óbvios.

A falta de hábito do brasileiro em deixar comentários úteis para os amigos ainda não fez a rede se popularizar. Mas o Twitter também sofreu críticas parecidas logo quando surgiu, lembram? E aí!? Prontos para começar? www.foursquare.com/