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O Facebook anunciou mais mudanças no algoritmo que regula o feed de notícias das timelines de nossos perfis. A mudança aproxima a política do feed do Twitter, de dar destaque a assuntos “quentes”, os famosos trending topics.

O que muda?

trending_headline

O Facebook agora irá classificar como mais relevantes e, portanto, mais merecedores de exposição, os posts que tratem de assuntos que estejam sendo falados no instante em que são disparados. Outro fator que contará “pontos” para que seus posts apareçam mais será o quão curtidos, comentados e/ou compartilhados ele sejam em menos tempo. Isso mostra ao algoritmo que seu conteúdo é interessante, prende a atenção das pessoas e, consequentemente, faz com que elas fiquem mais na rede social – a grande ambição do Facebook. A foto ao lado é um exemplo. A atriz Kristen Wiig seria um trending topic – um assunto que está bombando – e, por isso, o post da usuária teria mais chances de ser visto por outras pessoas.

Outra justificativa para a mudança do algoritmo é o fato de posts datados continuarem no topo das timelines mesmo depois de o assunto estar ultrapassado. Por exemplo, vamos pensar na Copa do Mundo.

Nas oitavas, contra o Chile, o goleiro brasileiro Júlio César pegou dois pênaltis e tornou-se herói da classificação. Se alguém fez um post sobre Júlio, muito provavelmente, naquele momento, ele foi rapidamente curtido e comentado por todos os que estavam assistindo ao jogo também. Como o post foi muito engajado, isso pode ter feito com que ele continuasse no topo do feed horas ou dias depois do jogo. Usuários reclamam desse efeito, que fica levando assuntos “velhos” de volta ao topo da timeline insistentemente.

trending topics

A imagem ao lado mostra o esquema de trending topics do Twitter. O Facebook funcionará da mesma forma. Ou seja, usando como exemplo a imagem, quem postasse algo naquele momento sobre o Foo Fighters ou o filme Se Eu Fosse Você 2 teria mais alcance em sua postagem.

Resultados

O novo algoritmo foi testado pelo Facebook em uma pequena porcentagem de posts e percebeu que o engajamento aumentou em cerca de 6% com essa mudança.

O grande desafio para os analistas de mídias sociais está no planejamento. Se você trabalha com dias ou semanas de posts já programados, sua página pode não ter o engajamento planejado. O desafio para ter maior alcance agora é postar de acordo com o que está em voga no momento. Um complicador e tanto para o trabalho.

E vocês? O que acharam dessa mudança?