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Uma das maiores autoridades do Brasil em Facebook Ads, Fábio Prado, deu muitas dicas práticas no RD On The Road BH. O especialista mostrou hacks importantes para os anúncios no Facebook e Instagram, e vou citar os principais neste blog!

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Interesse por cargo de trabalho: como especificar

Por onde começar: elimine os cargos indesejados dos anúncios

Uma das etapas que mais gera dúvidas na execução de Facebook Ads é a de segmentação. Isso porque são muitas as opções para direcionar. Por isso, Fabio Prado focou bastante nesse tema.

Porém, antes de mostrar aqui o que colocar decidi começar pelo inverso. Ou seja, como eliminar as pessoas indesejadas da sua segmentação? Aqui usarei um exemplo dado pelo palestrante e que gera muitas outras ideias, dependendo do tipo de segmentação que precisamos criar.

Então, o caso aqui explicado será para anúncios que usam cargos de trabalho na segmentação. Quem se lembra da famosa empresa VASP? Era muito comum na época do saudoso Orkut. A sigla significa Vagabundos Anônimos Sustentados pelos Pais. Por isso, muitos adolescentes entravam na brincadeira e diziam trabalhar nesta organização.

Como a segmentação errada no Facebook Ads podem causar prejuízo

Apesar de ser algo que surgiu em outra rede social, alguns usuários do Facebook levaram para esta rede. Assim, muitos se intitulam como CEOs, diretores, fundadores, entre outras funções na VASP. E o que isso tem a ver com a segmentação?

Quando você programa o anúncio para atingir fundadores e CEOs, este público é atingido. Ou seja, você pode estar desperdiçando sua verba com quem não é o público real que deseja atingir.

Com toda essa explicação, fica clara a dica. Exclua as pessoas que trabalham na VASP, para garantir que muitos cargos falsos não entrarão na sua segmentação.

Além da VASP, já me deparei com empresas como “autônomo”, “eu mesmo”, entre outras. Por isso, vale a atenção para eliminar ao máximo os estilos de empresas que não entram na sua persona.

Segmentação ADS

Criativo dos anúncios: responsável por 50% do sucesso

De nada adianta uma boa segmentação se o criativo dos anúncios não for assertivo. Então, não pense que por ser a última etapa, ela pode ser feita de forma menos estratégica.

Inclusive, uma curiosidade mostrada por Fabio Prado fala sobre os emojis. Se você é do time de quem ignora esses recursos, comece a repensar. Isso porque o profissional fez testes que comprovaram que campanhas de Facebook Ads com emojis podem sair 5x mais baratas!

Como medir a eficácia do criativo: Teste A/B

O teste A/B deve ser uma prática bem comum no marketing. Seja no Facebook Ads, Google Ads, landing pages ou outra área, ele mede a campanha que performa melhor com o público. Portanto, não abra mão do mesmo ao fazer um grande investimento no Facebook Ads.

Para todas as ações de marketing precisamos de dados. Como saber qual estilo de publicação mais chama atenção do público sem testar?

Escolha dos anúncios: briefing detalhado

Ao elaborar os posts do Facebook Ads, é necessário fazer um pequeno, mas detalhado, briefing. Ou seja, uma pesquisa sobre diversos aspectos da publicação. Abaixo vou mostrar o que essa lista precisa conter, segundo Fabio Prado:

1. Quem?

Para quem é a campanha? Nesse momento, recorra à persona. A Rock Content e a Resultados Digitais desenvolveram O Fantástico Gerador de Personas! Tal ferramenta pode facilitar bastante o seu trabalho, além de otimizar seu tempo.

Além disso, devemos pensar também: Quem vai fazer? Isso influencia em diversos aspectos, como o tempo que a pessoa possui, conhecimentos necessários, orientações que devem ser passadas a ela, entre outras questões.

2. O que?

O que vai ser/O que precisa ser feito? Nessa etapa, você ou o time pode pensar:

  • Quantos anúncios serão feitos?
  • Quais são os prazos?
  • Quais são as entregas necessárias para a execução?
  • Qual será o objetivo do anúncio (na escolha da campanha do Facebook Ads)

3. Por quê?

Há uma famosa frase do filme “Alice no País das Maravilhas”. Ela diz: pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve! Por isso é tão válida para este momento no Facebook Ads. Definir o motivo pelo qual o anúncio está sendo feito é primordial.

Lembre de envolver toda a equipe nesse processo. As pessoas se motivam muito mais quando sabem a razão pela qual estão executando um trabalho. Não se esqueça, também, de deixar essa decisão documentada!

facebook ads

4. Quando?

Quando vai começar? Quando termina? Essas perguntas definem, primeiramente, a urgência da demanda. Depois, a divisão do orçamento por dia, entre diversas outras questões.

Estes prazos entram também na produção do anúncio no Facebook!

5. Onde?

Em quais plataformas o anúncio serão vinculados? Antes que você responda “Facebook”, lembre que dentro dessa rede existem diferentes formas de distribuição. Dentre elas: stories, feed, messenger, entre outras!

6. Como?

Como vai ser feito? Em alguns momentos do briefing surgem ideias incríveis. Porém, esse é o momento de colocar o pé no chão e entender como você colocará em prática. É possível? Os recursos disponíveis para o anúncio permitem a elaboração da sua ideia?

7. Quanto custa?

Qual será o valor investido nessa plataforma? Uma dica é pesquisar o custo de anúncios do seu segmento. Além disso, vale consultar as campanhas anteriores para entender quanto custa, geralmente, o Facebook Ads para a sua persona!

Mensuração de resultados: etapa crucial no Facebook Ads

No planejamento do anúncio, você precisa pensar em todas as perguntas anteriores. Mas como entender se a estratégia obteve sucesso? A mensuração de resultados entra neste momento para guiar a campanha.

É preciso definir os objetivos da ação no Facebook Ads. Depois, você deve listar as métricas que mostrarão se você chegou ou não neste objetivo. Por exemplo, se seu objetivo era atingir 50 conversões em um anúncio, as curtidas, comentários e alcance não mostrarão se você chegou ao resultado esperado. Neste caso, o ideal é medir as conversões, e o custo por conversão.

Como colocar os conhecimentos de Facebook Ads em prática

Depois de aprender tantas novidades, você pode ficar em dúvida sobre como colocar em prática. A minha dica é: comece o quanto antes. Não deixe que a rotina faça o conhecimento ser esquecido. Outra forma bacana de assimilar o conteúdo é ensinando para outras pessoas.

Ou seja, que tal separar uns minutos do seu dia para passar para a sua equipe algumas formas de otimizar ações no Facebook Ads?

Caso você tenha interesse em aprender ainda mais, temos a solução para você. A E-Dialog possui um curso online de mídias sociais, com tudo o que você precisa saber para ser um expert no assunto. Inscreva-se:

 

Karina Gomes

Karina Gomes, Analista de Inbound Marketing na E-Dialog

Jornalista, tem 23 anos e é apaixonada por trabalhar com mídias sociais. A curiosidade por aprender move sua carreira e ela é motivada por desafios. Como uma boa leonina, é muito vaidosa e também adora estar à frente das câmeras!