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Em uma conversa recente com um cliente, gerente de uma empresa de pequeno porte, ele me contava alguns erros que a empresa cometeu quando aderiu às redes sociais, há cerca de 2 anos. Durante a conversa, percebi que aquilo não acontecia só com aquela empresa – não foi a primeira nem será a última e também não era exclusividade de pequenas empresas.
Pensando nisso e com base no que tenho visto, listo os 3 erros entre os mais comuns cometidos por empresas em mídias sociais:

1) Falta de conteúdo atualizado (tanto em mídias sociais quanto sites)
Mecanismos de pesquisa priorizam sites que possuem conteúdo minimamente atual e relevante. Isso significa que um site, blog ou perfil parado há meses ou anos vai receber cada vez menos destaque. Dica: periodicidade é fundamental!
2) Eu desisto!
Isso é super comum. Algumas empresas atualizam por algumas semanas outras por até alguns meses e, aos poucos, vão diminuindo o ritmo até parar. Isso é um sinal de que não havia estratégia e objetivo claros. Dica: coloque uma meta de retorno (exemplos: contatos no site, downloads de um determinado arquivo, etc.)
3) Não responder
O nome mídia social ou rede social não é por acaso. Implica em diálogo – aliás, é a única coisa que realmente importa nas redes sociais -> interação real entre duas ou mais pessoas. Responder é a base de tudo. Algumas empresas já devem ter visto a ira de alguns consumidores que não são atendidos, não é mesmo? Dica: configure o sistema de notificação das redes sociais para cair em um e-mail que você leia frequentemente.

Como comentei no item 2, sem uma estratégia e um objetivo, não há boa vontade que segure. O fato de uma empresa ter se mobilizado para uma ação em mídia social já é um ponto positivo. Como esse é um mercado recente, ainda há espaço para erros “de primeira viagem”.