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O Marketing Digital muda e evolui a todo tempo. Por isso, é cada vez maior a procura por especialização na área para ficar de olho nas novidades e se atualizar. Assim, é comum quem está começando na carreira, ou mesmo para um profissional que precisa iniciar estratégias digitais, ficar perdido na hora de investir em algum curso. Então a nossa dica de hoje é começar pelos cursos gratuitos de marketing digital. Dessa forma, você consegue ter uma noção introdutória e se desenvolver para entender qual área deseja investir mais.

Nota da autora: Esse é post colaborativo! Perguntei no meu LinkedIn para toda a rede quais cursos gratuitos as pessoas indicavam e reuni aqui também as minhas ideias. Pensando nisso, caso você tenha outras sugestões, adicione nos comentários para que eu possa aumentar nossa lista. Dessa forma, vamos impactar mais pessoas com boas indicações. 

Google

O Google é um caso à parte, pois são muitos serviços incorporados ao buscador e a empresa investiu em tutoriais simplificados para difundir seus produtos e deixar que os profissionais tirem o máximo de proveito das ferramentas. Por isso, vamos indicar aqui a plataforma com diversos cursos gratuitos e bastante interessantes. Os cursos costumam ser em formato mais direto, funcionando como um tutorial para que a pessoa já parta para a prática nas ferramentas do Google.

Ateliê Digital do Google

Nesta plataforma do Google é possível encontrar cursos dos mais variados assuntos, separamos 2 temas que achamos relevantes, mas para acessar todos, clique aqui.

Gere conteúdos para promover sua empresaum apanhado sobre diversas estratégias e formatos de conteúdo para obter resultados através das redes sociais, marketing de conteúdo e vídeos.

Fundamentos do Marketing Digitalesse curso contém dicas e conceitos essenciais para quem está buscando iniciar um planejamento de negócios no meio digital e dicas sobre como criar um posicionamento online através de campanhas de pesquisa do Google.

cursos gratuitos no Google

Curso Google Analytics

Se a intenção é descobrir mais sobre Google Analytics, existe dois cursos ofertados (com legendas em português). O primeiro é mais básico, ensinando o aluno a criar sua conta e entender como iniciar a estratégia de acompanhar as métricas de acessos de um site. Google Analytics para Iniciantes. 

Já o segundo, apresenta um conteúdo mais avançado para você aproveitar todas as funcionalidades da ferramenta. A ideia é partir para configurações de métricas, entender o remarketing, entre outras técnicas. Curso Avançado do Google Analytics. Ao final do curso, é possível realizar uma avaliação do conhecimento.

Alguns cursos para quem quer se especializar mais no assunto:

  1. Primeiros Passos com Google Analytics 360
  2. Fundamentos do Gerenciador de Tags do Google 

Google Partners

Uma sequência de 6 vídeos em diversos níveis (do calouro ao nível mestre) para quem quer aprender de vez sobre anúncios no Google e utilizar a plataforma do Google Ads. Ao final, o aluno sai preparado para a prova de certificação, aplicada diretamente pela empresa. Acesse aqui. 

Academy for Ads

São 4 tópicos detalhados para você garantir sua certificação detalhada em diversos serviços oferecidos pelo Google.

Google Ads – aprenda sobre ads para celular, vídeo, Google Shopping, entre outros.

Google Marketing Platform 

YouTube 

Google Analytics 

Facebook Blueprint

O Facebook reuniu aqui diversos tutoriais para quem está começando a se aventurar no marketing nessa rede social. São várias aulas bem curtinhas ensinando o básico de anúncios no Facebook e Instagram e como aproveitar o potencial para gerar resultados para uma página. Aqui no nosso blog tem até um tutorial rápido sobre como anunciar no Instagram.

curso gratuito facebook

Módulos básicos para anunciar no Facebook

Se você nunca abriu um Gerenciador de Anúncios do Facebook e tem muita curiosidade, mas aquele medo de fazer algo errado e gastar uma verba de maneira errada, indicamos os Módulos Básicos aqui. 

Cursos intermediários de Facebook Ads

Agora, se você já conhece a metodologia de anúncios, já andou se arriscando e tendo os primeiros resultados, o Facebook disponibilizou mais cursos, tanto de níveis introdutórios a nível Intermediário. Vale a pena clicar para ver se tem algum módulo que abrange algo que você ainda não conhecia, sempre tem algo novo para aprender, certo? Cursos intermediários aqui.

YouTube

A plataforma de vídeos do Google merece um tópico só dela! Ela possui muita informação voltada para quem é produtor de conteúdo e possui um canal no YouTube. Eles possuem 2 modelos de dicas e cursos:

YouTube Creators – nesse site você encontrará uma série de conteúdos mais densos, divididos por assunto de interesse e níveis de conhecimento. Dica: utilize a barra de classificação das buscas (localizada à esquerda da tela) para encontrar os melhores conteúdos que tenha relação com o que você precisa no momento, já que são muitos!

Canal no YouTube – são temas variados em vídeo e uma das coisas mais bacanas é que grande parte dos conteúdos são gravados por youtubers que seguem boas práticas recomendadas pelo YouTube e obtém muito sucesso.

cursos de youtube

Endeavor

Marketing Digital para Empreendedores – como o nome diz, a Endeavor criou um curso focado em empreendedores que estão iniciando seus negócios ou já possuem negócios validados. A ideia é que eles aprendam como podem obter resultados com marketing digital. Acesse o curso aqui. 

Resultados Digitais

A Resultados Digitais é a empresa criadora do software de automação RD Station e uma das principais propagadoras da metodologia de Inbound Marketing no Brasil. Assim como a Rock Content, possui sua própria universidade, a RD University, e disponibiliza alguns cursos gratuitos de marketing digital:

Introdução ao Inbound Marketing – excelente para quem está começando e quer entender os conceitos do Inbound aplicados na prática, como provar o valor de serviços da área e para desvendar as etapas do funil de vendas.

Introdução ao Marketing Digital – se você ou sua empresa desejam conhecer sobre oportunidades de se investir no marketing digital e como começar esse curso é bem interessante para contextualizar as principais dúvidas dos iniciantes nesse mundo.

Introdução ao Inside Sales – um novo modelo de vendas foi surgindo ao passo que novas tecnologias foram sendo incorporadas ao ambiente de trabalho, tais como videoconferências e uso de softwares para auxiliar no relacionamento com os contatos interessados em comprar um produto. Esse é um curso é introdutório e indicado não só para pessoas da área de vendas, mas também quem precisa se relacionar diretamente com a área comercial e quer entender mais da metodologia.

Introdução ao Customer Success – Mais um termo que para muitos é recente, a função de Customer Success, ou Sucesso do Cliente é abordada aqui de forma introdutória, com os conceitos, principais objetivos de uma área e como o relacionamento com o cliente pode impactar em melhores resultados, principalmente focando na retenção e satisfação de clientes.

Rock Content

A Rock Content possui uma universidade na qual disponibiliza diversos cursos, a maioria focadas em Marketing de Conteúdo e SEO, especialidades da empresa. A proposta deles é disponibilizar mais de 10 certificações, comprovadas através de diversas aulas e uma prova ao final, confira as principais:

Marketing de Conteúdo – conceitos básicos e principais técnicas para aumentar autoridade de uma marca. Duração: 4 horas e 16 minutos.

Produção de Conteúdo para Web – Tudo o que você precisa saber para se capacitar na produção de texto orientado com as melhores técnicas para internet. Duração: 2 horas e 35 minutos.

Inbound Marketing – conceitos iniciais da metodologia de Inbound, passando por todas as etapas do funil de vendas. Duração: 5 horas e 15 minutos.

Outbound Marketing & Sales – aprenda como funciona a prospeção ativa de clientes. Duração: 5 horas.

Veja todos os cursos disponíveis aqui, alguns são pagos. 

Hubspot

A Hubspot é uma empresa que comercializa o software de automação de Inbound Marketing de mesmo nome e, através da HubSpot Academy, disponibiliza alguns dos cursos mais completos e renomados sobre a metodologia. Além disso, os cursos possuem certificação.

Curso de Certificação de Inbound – Com aproximadamente 2h de duração, este curso oferece uma visão ampla dos fundamentos de Inbound e dicas práticas para aplicar aos negócios. Acesse aqui. 

cursos gratuitos no youtube

Facebook Ads Training: How to Build Great Ads & Audiences – esse curso ensinará você a criar campanhas de anúncios no Facebook, pensando na melhor segmentação de público e otimização da verba para alcançar bons resultados. Acesse aqui.

Hotmart

A Hotmart é uma empresa que oferece soluções para produtores de conteúdo disponbilizarem seus vídeos através de uma plataforma e gerarem vendas, os cursos online. Para isso, criou a Hotmart Academy com uma trilha bem interessante para quem está querendo começar agora um novo modelo de negócio focado na venda de cursos.

Dessa forma, você vai encontrar uma reunião de aulas para introduzir esse universo, para quem quer investir como produtor de conteúdo ou afiliado. Para profissionais de marketing que atuem com divulgação de cursos online, ou como consultores dessa área, é bacana ter uma visão mais ampla do modelo de negócio. Conheça aqui. 

*Conhece mais cursos gratuitos de marketing digital? Mande pra gente aqui nos comentários!