(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Quando damos início a um trabalho nas redes sociais de um negócio a expectativa é conseguir muitos seguidores, likes e comentários. Tentando acelerar o processo, muitas pessoas desperdiçam tempo e dinheiro para comprar seguidores no Instagram. Veja agora sete razões para você não fazer isso

 

Porque não comprar seguidores 

 

1- Prejudica a imagem da empresa

 

Um perfil que compra seguidores é muito fácil de ser identificado. Por exemplo, se tem cerca de 5 mil seguidores e apenas 10 curtidas nas fotos já dá para perceber que tem algo errado. Agora imagine um potencial seguidor que procura pelo seu perfil e se depara com essa situação. Você vai passar uma falta de credibilidade e de seriedade da sua marca. Como o usuário vai saber que pode comprar seus produtos e serviços? Como ter certeza da qualidade do que você oferece se as pessoas que te seguem não tem engajamento com o seu conteúdo? Essa é a questão que envolve o nosso segundo motivo para não comprar seguidores. 

 

2- Não gera engajamento 

 

O engajamento é a participação do público com o que você posta. Ora, se você compra seguidores que não têm afinidade com os valores da sua marca e que não têm interesse no seu produto, esses números não serão convertidos em likes e comentários. Além disso, as ferramentas de compra de seguidores existentes muitas vezes utilizam perfis fakes e robôs para gerar o número expressivo de seguidores. Ou seja, na verdade não tem reais seguidores nesse montante. 

 

3- É contra as políticas das redes sociais

 

Sabe aquele textão em letras pequenas que você precisa clicar em concordar para utilizar a rede social? Mas, que quase nunca lê? Então, nele você vê que é contra as políticas da rede social a compra se seguidores, curtidas e outras formas de enganar os usuários da rede social. 

 

Políticas de Privacidade Instagram

 

Atualmente o Instagram chegou à 1 bilhão de usuários. Em 2017,  70,7% das empresas já estava usando a rede social. E, para manter a integridade e a qualidade do meio a empresa Facebook, que também controla o aplicativo do Instagram, atualizou as sua Políticas de Privacidade. A partir delas, se reserva o direito de deletar todos os perfis de robôs e diminuir o alcance orgânico de páginas que fazem uso desses artifícios. Ou seja, além de não ter as curtidas dos fakes, também não consegue o engajamento dos seus reais seguidores. Isso porque fica muito mais difícil de você aparecer em seus feeds organicamente.

 

Políticas-Instagram

4- Não ajuda a chegar nos objetivos 

 

Toda rede social desenvolvida por uma marca tem objetivos específicos dentro da estratégia de marketing. O Instagram está muito atrelado a desenvolver um relacionamento com o cliente e menos em converter diretamente para vendas. Se você ainda não sabia disso, deve assistir esse vídeo aqui: 3 dicas para o gerenciamento de Instagram de sucesso

Então, basicamente todo perfil de rede social de empresas quer se comunicar com seu público-alvo. Além de converter em vendas de produtos e serviços e ter reconhecimento no mercado. Por todos os motivos já citados anteriormente e os que ainda virão, a estratégia não é ter números sem qualidade nos seu perfil. 

 

5- Não gera leads qualificados 

 

Quando as redes sociais estão alinhadas com a estratégia de marketing o que mais se busca é uma base de leads. Com o objetivo de que se transforme em dados quantificáveis. Já que esse é o termômetro para o que tem sido produzido de conteúdo e criação de estratégias para a conversão em vendas. Com seguidores fictícios nenhum número é mensurável. 

 

6- Não gera retorno financeiro 

 

Como já dito, o objetivo final do relacionamento entre marca e usuários nas redes sociais é a conversão em números. Para atingir o consequente retorno financeiro através de vendas, além de reconhecimento e engajamento. Fica claro que comprar seguidores, além do gasto com o falso investimento você deixa de gerar conversões em vendas para o seu negócio. 

 

7- Contribui com o crime 

 

A venda de seguidores se tornou crime esse ano! Isso porque as empresas que trabalham no ramo obscuro roubam dados de usuários reais da internet. Como as fotos de perfis reais para criar as contas fake. Contribuir com essa prática, além de ruim para os negócios é antiético!  

 

E a solução?!

 

Demonstramos 7 motivos para não comprar seguidores do Instagram. Vale lembrar que isso se aplica para todas as redes sociais. Mas então, o que fazer? Que tal investir no gerenciamento de mídias sociais feito com um planejamento de conteúdo estratégico e com as ferramentas corretas de automação? Dessa forma é possível quantificar e qualificar seus leads, produzir um conteúdo bacana para atrair o público que é realmente interessado no seu negócio e alcançar as desejadas métricas de vaidade de forma consistente. 

Quer saber mais como transformar métricas de vaidade em resultados para o seu negócio? Leia esse artigo: Hacks para transformar métricas de vaidade em oportunidades de negócio.

 

Letícia Fernandes

Texto escrito por Letícia Fernandes, Produtora de Conteúdo na E-Dialog

Estudante de Jornalismo da UFJF. É apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro quente!