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Se você tem ou pretende ter um negócio próprio, é importante estar atento para a divulgação desse seu projeto, seja ele um e-commerce ou até mesmo um empreendimento físico.

No entanto, se engana quem pensa que divulgar um negócio é atirar para todos os lados mirando todos os públicos. A segmentação é importante e evita que você direcione os seus esforços para quem não faz parte da sua audiência.

Quando se fala em segmentação no Marketing Digital, entra em cena um elemento muito importante para ajudar o seu negócio. São os leads. Mas afinal, quem são os leads? Onde eles estão? Como eles se alimentam?

Acredite, todas essas perguntas são feitas pelos empreendedores dos mais variados tipos de negócio. Inclusive a indagação de quem quer saber como fazer a nutrição dos leads é uma das mais relevantes.

Quem (e o quê) são os leads?

Pois então, antes de saber como alimentá-los, é preciso saber quem são e o porquê deles serem importantes para a sua estratégia de Marketing Digital.

Sendo assim, lead, resumidamente falando, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em conhecer e consumir o seu produto ou serviço.

Nesse aspecto, quando se fala em nutrição de leads, significa que o seu negócio deverá contar com canais de comunicação abertos aos visitantes, tornando mais fácil estabelecer um relacionamento com eles.

Nutrir os leads aumenta consideravelmente a possibilidade de compra de cada potencial cliente. Além disso, a nutrição deve apresentar conteúdos de qualidade que são eficientes para educar e alimentar a relação estabelecida.

Por isso, quando alguém perguntar do que os leads se alimentam, a resposta é “conteúdo relevante e de qualidade”.

Nutrição de leads – Um processo eterno de conquista

Quando o objetivo é efetuar uma eficiente nutrição de leads, os recursos para isso são as várias plataformas que a web disponibiliza hoje em dia, tais como sites, blogs, redes sociais, landing pages, canais no Youtube e por aí vai.

Porém, se engana quem pensa que basta utilizar todas essas ferramentas de uma única vez e sem nenhum critério. Pelo contrário, é preciso estabelecer objetivos e metas.

Dessa maneira você vai saber quais canais serão usados da melhor maneira possível. Além disso, não deixe de construir a persona ideal para o seu negócio.

A persona nada mais é do que uma pessoa idealizada que vai resumir todas as características essenciais dos seus leads.

Sendo assim, para você assegurar um eficiente processo de nutrição dos seus leads, veja algumas dicas importantes a seguir.

Capture e segmente os leads

Para nutrir os seus clientes em potencial com conteúdo relevante é preciso encontrar maneiras de capturá-los e segmentá-los. Uma das alternativa para isso é a construção das landing pages, também chamadas de páginas de destino.

Por meio delas, você pode oferecer e-books, promoções e brindes para os seus leads. Ou seja, materiais que consolidem a sua ligação com eles, facilitando também a segmentação.

Falando em landing pages, se você possui um blog na plataforma WordPress, poderá utilizar plugins que permitem a criação delas. O Ultimate Landing Page é um desses plugins.

Multiplicidade de canais

Não se limite a apenas um canal para nutrir os seus leads. Com base nas características da sua persona, utilize os canais que ela mais utiliza. Nesse caso podem ser as redes sociais, vídeos no Youtube, blogs.

Em se tratando de blogs, também é importante pensar na qualidade do tráfego. Por isso, não dispense uma boa hospedagem de site.

Sendo assim, ao investir em um blog, escolha uma boa plataforma como o WordPress, e uma hospedagem. Inclusive, pode ser a hospedagem WordPress.

Esse tipo de hospedagem vem com alguns plugins próprios para essa plataforma, além de ser intuitiva e você mesmo terá condições de personalizá-la e gerenciá-la.

Criação de conteúdo

Com a persona e os canais devidamente definidos, chega a hora de entregar o que os leads querem: conteúdo! É nessa hora que você tem que caprichar nas postagens do seu blog e redes sociais, ou no seu canal no Youtube e nas mensagens do seu e-mail marketing.

Uma ferramenta bastante útil para saber quais são os assuntos que estão em alta entre o seu público-alvo é o Google Trends. Por meio dela você terá bons insights para escolher as palavras-chaves ideais para as suas postagens em blogs.

Avalie os resultados

Sempre fique atento nas métricas que indicam o engajamento do seu público com o conteúdo criado por você.

Avalie no seu blog, por exemplo, quais as postagens tiveram mais repercussão, quais os horários e os dias apresentam mais retorno do público e também qual são as origens do tráfego.

O mesmo vale para as postagens em redes sociais e também para os vídeos no Youtube. É importante analisar as estatísticas inclusive nesses canais.

Conclusão

Os leads fazem parte do funil de vendas, por isso, fornecer conteúdo de qualidade e as soluções que os seus produtos trazem para o cotidiano deles é a maneira que você tem para transformá-los em clientes.

Portanto, faça um bom trabalho de nutrição de leads, utilize os canais certos e priorize pela qualidade do seu conteúdo. Esse é o caminho mais eficiente para transformar um simples admirador em um verdadeiro cliente.