A pesquisa foi realizada com as 100 maiores empresas do mundo e nomes como Dell, Disney, McDonlads, Google, E-bay e Apple são apenas alguns destaques. Os resultados são expressivos. As empresas que investiram em ações estratégicas e planejadas para as redes sociais tiveram um aumento de até 18% nas vendas. Quem não investiu acabou tendo queda de 6% em 12 meses. Confira no gárfico ao lado.
Os resultados e mais detalhes são encontrados no site Engagement db, que busca mostrar não só o que as empresas estão fazendo na web, mas como elas estão fazendo. O objetivo é criar um grande banco de dados com resultados que empolgam quem ainda está parado e pensando em investir na área. A mensuração do engajamento das marcas permitiu que o site fizesse o ranking das marcas mais valiosas do mundo com base em como usam a mídia social parainteragir com os clientes.
Em primeiro lugar está a Starbucks Coffee Company, que tem trabalhado para transformar seu espaço no local preferido dos consumidores. São milhões de potenciais clientes online e ações direcionadas a eles através das redes sociais. A Dell está logo atrás no ranking, seguida pelo E-bay, Google e Microsoft. Você pode conferir o relatório completo aqui.
O site está criando um enorme banco de dados para compilar o primeiro guia completo de esforços das empresas nas mídias sociais. Para isso, você pode cadastrar a sua e compartilhar o que sabe. Uma rede de conhecimento sobre as redes sociais. Não é interessante?
Além disso também é possível participar de uma pesquisa rápida que irá dizer como sua empresa está posicionada em relação às grandes do mundo no que diz respeito ao engajamento da marca na web.