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Publicado em julho 21, 2016

Saiba como fazer uma análise de mercado de mídias sociais

Você já ouviu falar da análise de mercado ou análise competitiva? Essa é uma forma de comparar resultados de outras empresas e entender quais das suas estratégias precisam ser aperfeiçoadas. Em Marketing Digital, a análise é um processo muito importante para obter melhores números. Se você ainda não faz, acompanhe o post de hoje e comece já!

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Quem são os meus concorrentes?

Um bom vendedor conhece profundamente seus concorrentes. Mas algumas concorrências podem estar sendo ignoradas, como as indiretas. Os concorrentes indiretos são organizações que têm serviços, conteúdos e público-alvo similares ao seu. Por exemplo: dois restaurantes que oferecem comidas diferentes, mas querem atingir o mesmo público e, provavelmente, realizam as mesmas ações de divulgação. Diferenciar e estudar esse concorrentes é vital na análise de mercado.

Depois de entender quem é a sua concorrência, é hora de selecionar quem serão os alvos da sua análise. Escolha concorrentes fortes! Essas empresas trarão para a sua análise pontos de atenção importantes e insights para a sua comunicação online.

 

Critérios de análise

Depois de definidas quais páginas serão analisadas, é importante saber o que será objeto de estudo da sua análise de mercado. As redes sociais oferecem várias métricas e cabe a você definir quais serão mais estratégicas. Alguns números chamam a nossa atenção, mas nem sempre são o que parecem. Por exemplo, o número de curtidas em uma página não diz muito sobre quem interage com ela. Observe quais desses números te ajudarão a melhorar os seus resultados. Algumas métricas interessantes são: número de seguidores, engajamento, tipo de conteúdo publicado e frequência de publicações. Vamos repassar pontos importantes de cada um desses tópicos.

 

Seguidores

Como falamos acima, o número de seguidores pode encher os olhos, mas não diz muita coisa. Observe se existem quedas bruscas no número de curtidas, pois isso indica que as coisas não andam bem. A análise de mercado ajuda a estudar esses números pelo viés quantitativo e qualitativo.

 

Engajamento

Essa é uma métrica muito importante. O engajamento representa o quanto a audiência interage com a marca e qual o nível de relacionamento entre ela e a empresa. Curtidas, compartilhamentos, reações e comentários. Tudo isso é valioso para considerar uma página com bom engajamento, porque diz respeito ao nível de identificação das pessoas com o que é postado, o que é valioso na análise de mercado.

 

Conteúdo

A matéria-prima do Marketing Digital é o conteúdo e quem produz com qualidade garante um lugar ao céu nas mídias sociais. Observe na concorrência quais os posts geram maior engajamento, o tipo de post, assunto abordado e o que as pessoas falam desse conteúdo. São informações valiosas para analisar o tipo de conteúdo produzido. Observe legendas e em quais delas eles fazem uso de Call-To-Action e outras ferramentas de Marketing de atração.  Isso ajudará a entender o que pode ser feito em suas mídias.

 

Frequência dos Posts

Um público fiel gosta de ter suas expectativas atendidas. A frequência de postagens dos seus concorrentes revela o quanto eles cumprem as expectativas de seus seguidores. Observe também a quantidade de posts são compartilhamentos de outras páginas ou conteúdo próprio, além de horários e dias da semana em que as publicações são feitas. Esses pontos são muito importantes para garantir efetividade na sua próxima publicação.

Agora é só colocar prática essas dicas de como fazer uma análise de mercado e impulsione os seus resultados!

Fonte: Marketing Digital

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