(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

A facilidade para iniciar um negócio na internet tem atraído muitos empreendedores. Quando falamos de e-commerce, torna-se ainda mais atraente: ferramentas e empresas na internet oferecem a construção da loja virtual em poucos minutos e então é só começar a vender (ao menos este é o argumento apresentado por muitas empresas desse setor).

O que muitas vezes é negligenciado é que um e-commerce é um canal de vendas e, em alguns casos, um modelo de negócio, mas também é uma empresa, e por isso demanda uma boa gestão. Do contrário, as facilidades apresentadas pela internet podem se tornar grandes problemas.

Os negócios de e-commerce demandam boa gestão

Sendo uma empresa, é fundamental que a gestão do negócio de e-commerce esteja preparada e adequada para suportar toda a operação e o crescimento esperado. São os negócios com mais organização e preparo que prosperam.

Imaginemos, por exemplo, um e-commerce que venda roupas femininas e que sejam produtos de qualidade. E para iniciar o negócio, uma boa plataforma de e-commerce foi contratada. Porém, é preciso avaliar a gestão:

  • Todos os departamentos (compras, logística, financeiro, marketing, entre outros) têm os seus processos e procedimentos definidos e padronizados?
  • A empresa está preparada para lidar com a alta e a baixa demanda?
  • Toda a operação logística, que vai muito além de apenas enviar o produto para o cliente, está estruturada?
  • Os profissionais da empresa foram capacitados para realizar negócios através da internet?
  • Há um conhecimento claro e atualizado sobre a demanda dos consumidores?
  • Há um acompanhamento dos concorrentes?

E a lista de perguntas poderia continuar (se quiser realizar um estudo mais aprofundado sobre a sua empresa, conheça o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial).

É necessário, portanto, um cuidado maior com a gestão para que o e-commerce aproveite as oportunidades e não corra riscos desnecessários.

Como aprimorar a gestão do e-commerce

O primeiro passo é assumir o e-commerce como um negócio, não como uma alternativa para buscar mais vendas ou como algo mágico. Dito em outras palavras, é preciso assumir as oportunidades e os riscos que um negócio na internet traz e trabalhar para obter os melhores resultados: a gestão deve ajudar a aproveitar as oportunidades e a mitigar os riscos.

Em seguida, é preciso evoluir no conhecimento sobre o mercado: consumidores, clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros, e todos os demais stakeholders. É fundamental um estudo que aprofunde sobre a realidade de cada um desses relacionamentos que sua empresa estabelece para que uma resposta adequada possa ser dada em cada situação.

Por fim, é preciso investir no aprimoramento da gestão: tornar os processos de trabalho mais estruturados, desenvolver uma estratégia de crescimento, capacitar os funcionários, implantar tecnologias e sistemas de gestão, e outras ações que podem colaborar para ter um negócio estruturado e bem fundamentado.

Se sua empresa está buscando atuar através do e-commerce e deseja ter sucesso nesse empreendimento, invista na gestão do seu negócio.

Sobre o autor

Intelliplan Consultoria Empresarial é especialista na prestação de consultoria em gestão, estratégia e mercado para pequenas e médias empresas, oferecendo serviços para as mais diversas necessidades de uma empresa, de acordo com o objetivo a ser alcançado.

Conheça mais sobre a Intelliplan: intelliplan.com.br