(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O Inbound Marketing é a estratégia do presente! Hoje o desafio para as equipes que trabalham com essa estratégia é focar no crescimento constante e sustentável das métricas. Por isso, hoje vamos apresentar 4 dicas para quem busca melhorar o resultado no Inbound Marketing. Confira!

O que é Inbound Marketing

Conhecido também como marketing de atração, o Inbound Marketing é uma forma de publicidade. Nesse sentido, o foco principal é conquistar o cliente através de conteúdos atraentes, que se encaixam perfeitamente em suas necessidades e desejos. O Inbound Marketing permite identificar de forma mais precisa quem está interessado no seu trabalho. Isso porque os clientes potenciais entram em contato com você de forma espontânea, totalmente diferente do marketing tradicional. O tradicional é conhecido como outbound marketing, no qual produtos e serviços são oferecidos “forçadamente”, como uma tentativa de comprar a atenção das pessoas.

Ele foi criado pela Hubpost, em 2006 e com quatro etapas: Atrair, Converter, Fechar e Encantar. Dessa forma, já existem muitos livros, textos e e-books  explicando de maneira minuciosa a lógica da metodologia, inclusive é possível conhecer diversos cases de Inbound Marketing que deram certo. Para quem já conhece e trabalha com a metodologia, elencamos 4 dicas a seguir:

#1: Use ferramentas de Automação de Marketing e Vendas

O RD Station é parceiro da E-Dialog e uma das principais ferramentas de gestão e automação. Além dela, existe a ferramenta do Hubspot (criador do Inbound Marketing), que é considerada a melhor do mundo. Essas ferramentas gerenciam campanhas e usam métricas que analisam resultados completos. Através delas, você pode criar e-mail marketing, gerenciar os leads, criar landing pages, fluxos, otimização por buscadores (SEO) entre outras facilidades.

A importância de se trabalhar com ferramentas de automação é otimizar o trabalho e coletar dados dos leads de forma mais inteligente. Com essas informações diversos insights são gerados para a equipe de marketing trabalhar na jornada de compra dentro do funil de vendas:

melhorar resultados no inbound marketing

Funil de Vendas

#2:Gerenciamento de tempo

O gerenciamento de tempo é um dos maiores desafios de qualquer empresa. É necessário organizar as ideias  para executá-las. Para criar estratégias de Inbound Marketing o tempo investido é sempre um aliado. Mas caso não tenha tanto tempo para se dedicar, defina prioridades no seu projeto.

Escolha no máximo 2 personas

A ideia de trabalhar com poucas personas é focar na persona mais quente. Ou seja, aquela que traz mais resultados para a empresa – no início de um trabalho é melhor potencializar o que já dá certo do que apostar em um novo nicho de clientes.

Procure produzir conteúdos rápidos

Como um Quiz, por exemplo. Antes de partir para a produção de um ebook extenso, talvez seja mais interessante um conteúdo que vai gerar mais volume e a equipe de produção consegue realizar em poucos dias. Um ebook demanda pesquisa, redação, revisão, diagramação, entre outros passos.

Otimize formulários do site

No Inbound Marketing preste muita atenção na sua página de contato, uma página de pedido, uma análise gratuita, uma pop-up de contato… Muitas vezes o que já existe no site já indica uma excelente forma de capturar pessoas interessadas no seu negócio e basta otimizar o que já existe para potencializar resultados.

Foco no final de funil

Como vimos, no Inbound Marketing o objetivo é atrair pessoas para que elas convertam tornando-se um lead da sua base de contatos. A partir daí, ela poderá ser nutrida e qualificada com diversas estratégias até chegar o momento de virar uma oportunidade. Ou seja, expressar claramente sua intenção de compra. Porém, para quem todo esse processo aconteça em um volume satisfatório para sua empresa, pode demandar um tempo maior. Focar sua verba e seu tempo em estratégias de fundo de funil. como o Google Ads, por exemplo, é uma excelente escolha para coletar os primeiros clientes e melhorar os resultados do Inbound Marketing num primeiro momento.

#3: Investir em mídias pagas

Como falamos no tópico anterior, focar em ações de Final de Funil pode garantir resultados mais de curto prazo. Para quem precisa de resultados imediatos e tem como investir, uma boa opção são as mídias pagas. Além do Google Ads, hoje existem uma infinidade de possibilidades, como anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e até mesmo no Waze.

Algumas empresas optam por ter seus leads e clientes vindos apenas dessas mídias pagas. Porém, essas mídias só vão dar resultado enquanto o dinheiro for investido. Por isso, é preciso também possuir uma estratégia focada no tráfego orgânico com a construção de um blog e estratégias de SEO. 

#4:  Use ferramentas de teste

Existem milhares de ferramentas disponíveis na internet para você realizar testes na sua estratégia e trazer mais resultados no Inbound Marketing. A seguir, veja algumas ferramentas que a E-Dialog recomenda para melhorar seus resultados digitais:

Análise do site: Google Analytics
Análise de Inbound: MOZ
Monitoramento de redes sociais: Reportei
Testes A/B: Optimizely
Gestão de tarefas: Basecamp
Mapas de calor, comportamento dos visitantes: CrazyEgg
Palavras Chave: Google Trends
Textos relevantes para inspiração: Buzzsumo
Criar Landing Pages: RD Station

Fonte consultada: 5seleto