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O que esperar do cenário digital para o próximo ano? Conheça agora as 5 tendências de marketing digital para 2019. E ao final, com uma dica bônus de como estamos aplicando a quinta dica aqui na agência.

Ilustração de um foguete saindo do notebook, representando as tendências de marketing digital para 2019

1 Vídeos

Até 2019 cerca de 80% do tráfego da internet será em formato de vídeos. Dessa forma, produtores de conteúdo deverão entender como adaptar os mais diversos tipos de conteúdo para o audiovisual. Uma tendência em vídeos para Internet que tem se ampliado são os vídeos na orientação vertical, principalmente com o aumento da produção em vídeo via Facebook e Instagram.

Especialistas que trabalham com as redes sociais citadas já entenderam que muitas vezes esse formato de conteúdo é priorizado pelo algoritmo, reforçando que o usuário fique mais tempo nessa rede. Também houve um movimento no qual o tamanho dos vídeos permitidos só vem aumentando, culminando até mesmo na criação do Instagram Stories (para competir de frente com o Anapchat) e a criação da IGTV mais recentemente neste ano de 2018.

O fato é que as marcas devem se atentar para os mais diversos tipos de vídeos que podem ser criados em vídeo, seja para YouTube, Instagram ou Facebook.

2 Busca por voz

O uso da tecnologia por voz, principalmente nos smartphones e outros assistentes, como o Google Home ou o Amazon Echo tem crescido vertiginosamente. Para os especialistas que trabalham com SEO, a tendência é pensar como funciona a busca falada e não mais digitada no teclado. Algumas expressões tendem a surgir ou serem priorizadas, tal como a tendência de um usuário fazer uma pergunta por voz. Além disso, crianças que ainda não foram alfabetizadas utilizam com muita naturalidade a busca por voz e isso só tenderá a crescer.

Toda essa tecnologia por voz hoje é melhor compreendida pelos buscadores, principalmente o Google, porque eles conseguem interpretar não somente a palavra literal que o usuário está buscando, mas também o contexto da pesquisa.

3 Sua marca

Grandes marcas estão cada vez mais investindo no desenvolvimento de buscas relacionadas às marcas, ao invés da palavra-chave isolada no Google Ads, por exemplo. Um exemplo é o Airbnb, que fomenta palavras como Airbnb em Nova York, ao invés de trabalhar a expressão “Alugar apartamento em Nova York”.
tendencias de marketing digital para 2019

Exemplo do crescimento de buscas pela palavra Airbnb em detrimento de “alugar apartamento em NY”

Ao atrelar o nome da sua marca ou o de um produto ao que deseja vender, você se torna único – não há competição quando é feita uma “branded search” (busca por marca). Algumas dicas: buscar nomear produtos, campanhas e, claro, reforçar o próprio nome reforçam a estratégia institucional. Obviamente, não somente no Google Ads, mas também nas redes sociais, site, e-mail e outros canais que reforcem a marca.

4 SEO Local

Foi-se o tempo em que SEO era visto como uma tática somente para grandes empresas, globais ou nacionais. Cada vez mais as técnicas de SEO tem se expandido de forma que as buscas locais ficam mais estratégicas e são amparadas por tecnologias como a do Google Maps.

Os estabelecimentos físicos locais (lojas, restaurantes, consultórios, etc) podem se beneficiar da busca orgânica no Google através da otimização de uma série de ferramentas à disposição. Construir um perfil no Google Meu Negócio, obter e gerenciar avaliações no Trip Advisor, produção de conteúdo local, entre outros, são algumas das soluções.

5 Flywheel Marketing

Já falamos amplamente dessa tendência no artigo “O que é flywheel marketing”, mas basicamente para esse ano, com o modelo proposto pela Hubspot, uma novidade de colocar o cliente no centro de todas as decisões e ações estratégicas surgiu com força.

O flywheel funciona como uma analogia para uma roda que no início precisa de muita força aplicada para começar seu movimento. Porém, à medida que começa a girar esse movimento fica mais fácil, ganhando mais velocidade e demandando menos energia. Assim é também no marketing: no início de um projeto é necessário mais impulso aplicado e quando as ações vão ganhando mais força, de forma mais natural as demais ações são postas em prática.

Com a nova visão do flywheel entende-se que todas as forças devem se concentrar pra ampliar o relacionamento. Em oposição ao tradicional funil de vendas, que parece guiar o olhar para o final: o fechamento de uma venda. Já a nova visão engloba a satisfação e felicidade do cliente para impulsionar todas as etapas do funil.

Bônus! 

Sobre colocar o cliente no centro, a E-Dialog promoveu um Café da manhã especial para clientes em setembro. A intenção era a de justamente promover e estreitar esse relacionamento entre a agência e esses parceiros. Por isso, durante o café, além da integração, apresentamos as tendências para 2019 em primeira mão para todos os presentes. Entregar valor, coletar feedback e aumentar a conexão da equipe E-Dialog com clientes foi uma ação especialmente desenvolvida pelo time de Sucesso do Cliente.

E-Dialog agência de marketing digital

Primeiro Café com Clientes e Parceiros – E-Dialog 2018

Para saber mais sobre gestão de redes sociais e outros assuntos do marketing digital, fique de olho nos nossos artigos.