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Esse é um assunto que está completamente em alta! O marketing digital não é mais o futuro, é o presente, e toda empresa que queira aumentar seu alcance e se posicionar estrategicamente, precisa pensar em investir nessa área.

Mas disso você certamente já sabe! Então deixa eu te continuar a novidade: é possível aplicar o Seis Sigma, uma metodologia de melhoria contínua, para tornar seus resultados de marketing cada vez melhores.

Você duvida? Continue lendo esse artigo e tudo ficará claro.

O que é o Seis Sigma?

O Seis Sigma é uma metodologia de melhoria contínua que prega a redução da variabilidade de processos, diminuição de erros e resultados obtidos através da utilização do método DMAIC.

Essa metodologia tem como princípio trabalhar com dados estatísticos que permitam uma boa observação e análise do processo. Porém, essa filosofia é tão ampla que pode ser utilizada em diversas áreas para melhorar resultados, e não só em processos industriais.

Então vamos ao que interessa…

1 – Definir o problema é o ponto de partida

A etapa de Definição é a primeira do Método DMAIC, e provavelmente a mais importante! Definir da maneira correta seu problema deixa claro onde você precisa melhorar. Como assim?

Seu problema é a taxa de rejeição do seu site? Visibilidade da empresa? Seu número de curtidas nas redes sociais está baixo? Quando você identifica o problema, fica muito mais fácil resolvê-lo.

Exatamente por isso o Seis Sigma ataca a causa raiz do problema utilizando inúmeras ferramentas, como por exemplo o Diagrama de Ishikawa.

2 – Uma boa base de dados para Medição

Essa é uma premissa da metodologia Seis Sigma que você deve utilizar no marketing digital da sua empresa. Se você não tiver uma boa base de dados, se os dados não forem confiáveis, toda sua campanha não terá um rumo certo.

Saiba utilizar fontes confiáveis, como o Google Search Console, Google Analytics e outras ferramentas como o Semrush, que possuem uma ótima base de dados.

Tudo isso é visto na etapa de Definição do Método DMAIC, sobre o qual o Seis Sigma se apóia durante sua aplicação.

Após confirmar a confiabilidade dos dados utilizados, entramos na segunda etapa do método DMAIC, que é a Medição. Nesse ponto, você deve pegar os dados e entender o que os números significam.

Seus números são curtidas? Compartilhamentos? Taxa de rejeição do seu site? É preciso entender o significado de cada número, pois fora isso, serão apenas números isolados.

O profissional Seis Sigma sabe tirar o máximo de conhecimento dos números que possui na mão, pois tem grande habilidade com ferramentas estatísticas, tendo facilidade de elaborar planilhas e gráficos que facilitem a visualização do processo como um todo.

3 – Uma boa análise de dados é fundamental

A etapa de Análise muitas vezes é confundida com a etapa de Medição, mas elas têm funções distintas. Aqui a ideia principal é compreender o que os números lhe dizem, o que eles transmitem qualitativamente e não apenas quantitativamente.

Vamos entender por meio de um exemplo. Na etapa de Medição você identificou que seus posts possuem um baixo número de curtidas nas redes sociais. Agora é o momento de você analisar por que esse número está baixo.

Será que seus títulos estão atrativos? A chamada para o artigo está convincente? Seu público tem sido estimulado a engajar com as postagens?

Entender essas respostas é fundamental, e para isso você pode aplicar uma ferramenta simples e extremamente eficiente, que é o 5W2H.

Empresário analisando o cliclo do Seis Sigma relacionado ao marketing digital

4 – É hora de melhorar

Até esse momento você dedicou o máximo de esforço para entender a situação, os dados, os números, tudo com um único propósito: elaborar o melhor projeto de melhoria!

Após toda Medição e Análise, é hora da etapa de Melhoria (Improve). Com os objetivos estabelecidos de maneira clara, é possível traçar planos de melhoria em cima da cada um dos problemas.

E quais ferramentas podem te ajudar nesse momento? Várias! Você pode usar o 5W2H como já falamos para elaborar um bom plano de ação, pode aplicar o programa 5S para aumentar a produtividade e melhorar a organização da sua equipe, dentre outras ferramentas que essa metodologia utiliza para melhorar seus processos.

E isso não é tudo…

5 – Mantenha suas melhorias!

De nada adianta obter ótimos resultados com as os planos de ação elaborados se eles forem momentâneos. Exatamente por isso a última etapa do método DMAIC é exclusiva para o Controle de resultados.

Ou seja, ao melhorar, você precisa elaborar um procedimento operacional padrão para que seus resultados se mantenham. Se postar 3 vezes ao dia em horários diferentes deu certo, mantenha essa estratégia.

Se colocar popup de saída de página passou a gerar leads, estabeleça isso como uma atividade padrão para ser feita após a criação de um artigo.

Outra ferramenta ótima para monitorar resultados é a carta de controle, na qual você consegue identificar se houve alguma anomalia nos resultados, permitindo uma rápida ação corretiva caso venha a acontecer algum problema ou alguma métrica esteja fora do esperado.

A melhoria não pode parar

A chave da metodologia Seis Sigma é a melhoria contínua. Portanto, se você trabalha com marketing e quer se diferenciar, vale a pena estudar sobre essa metodologia. Afinal, se ela tem sido aplicada nas maiores empresas do mercado, com certeza é uma boa pedida, certo?

Sobre o autor

Esse post foi escrito pela Voitto, uma empresa que vem cumprindo a missão de capacitar pessoas para um mercado competitivo, através de treinamentos digitais e presenciais nas áreas de melhoria contínua (Lean e Seis Sigma), Softwares de Gestão e Desenvolvimento de Lideranças, além de consultorias que contam com experiência e técnicas de gestão para gerar resultados aos clientes.