fbpx

Muito tem se falado sobre branding e como usá-lo para se destacar no mercado. Branding nada mais é que o processo de gestão de uma marca (seja ela pessoal ou empresarial). Ou seja, tudo que envolve a administração, o desenvolvimento, o marketing e o planejamento da marca é branding.

Realizar essa gestão de forma estratégica e consciente nos permite criar um negócio com identidade forte, que tenha valores facilmente percebidos, gerando assim um vínculo com o cliente.

Esse é o melhor caminho para a diferenciação!

POR ONDE EU COMEÇO?

Para fazer um branding de sucesso o primeiro passo é entender o propósito da sua marca:

  • Por que ela existe?
  • Quais problemas ela resolve?

À partir dessas respostas, podemos definir todo o universo de marca: o rumo, proposta de valor, voz, tom, comunicação, especialidade, nicho, diferencial, identidade visual e personas.

Pronto! Agora que você já entendeu a sua marca fica muito mais fácil entender quais promessas você vai fazer ao mercado e consequentemente fica muito mais fácil vender o seu produto/serviço.

O QUE EU GANHO?

Com produtos/serviços cada vez mais parecidos, em mercados cada vez mais saturados, o branding passou a ser uma importante ferramenta de diferenciação. (Sim, a diferenciação de novo!)

A empresa que conseguir expressar o seu universo de marca através de experiências cuidadosamente elaboradas, sai na frente. São estas experiências que vão convencer o cliente a considerar, preferir, e, finalmente, a comprar sua marca.

Mas o branding não é só sobre as pessoas escolherem a sua marca ao invés do seu concorrente. Branding é sobre gerir as expectativas dos clientes de forma a condicionar o seu público-alvo a enxergar a sua oferta como a única resposta para uma necessidade específica dele.

Definindo assim uma promessa realista e gerenciável do que a marca irá entregar e o que os consumidores podem esperar dela.

Dessa maneira, o branding se tornou um dos principais pilares da estratégia empresarial: impulsionando as decisões de compra dos consumidores e afetando quase todas as áreas das organizações.

Reafirmando sua importância, hoje já temos cenários em que o valor da marca representa uma fração substancial do valor da empresa como um todo.

EXEMPLOS DE BRANDING DE SUCESSO

Quando a estratégia de branding é bem sucedida, a marca ultrapassa o “limite” do seu produto e revoluciona o mercado conquistando os corações e mentes dos clientes e transformando-os em verdadeiros embaixadores da sua marca.

É impossível não pensar em exemplos do nosso dia a dia em que chamamos o produto pelo nome da marca famosa como: Nescau (achocolatado em pó), Leite Moça (leite condensado), Sucrilhos (cereal), Leite Ninho (leite em pó), Band-Aid (curativos adesivos), Chiclete (goma de mascar), dentre outras.

Parece que o produto não existia antes da marca nascer. Esse é o ápice do sucesso na gestão de uma marca!

Agora que você conheceu o conceito de branding e seus benefícios, vamos colocá-los em prática na sua marca?

Texto: GPME- Expansão e Estruturação de Negócios